Dica de Mestre - Quando coisas ruins acontecem a bons personagens | Help RPG
Carregando...

Dica de Mestre - Quando coisas ruins acontecem a bons personagens

Os personagens enfrentam obstáculos, perdem itens mágicos, recebem penalidades nas habilidades, perdem níveis e morrem (algumas vezes repetidamente). Esses infortúnios fazem parte do jogo, assim como o sucesso, avançar níveis, adquirir tesouros e atingir a grandiosidade. Mas os jogadores nem sempre aceitam quando algo ruim acontece com seus personagens.

Dica de Mestre - Quando coisas ruins acontecem a bons personagens
Dica de Mestre - Quando coisas ruins acontecem a bons personagens
Lembre aos jogadores que coisas ruins acontecem. Os desafios são importantes para o jogo. Esclareça que um obstáculo pode se transformar numa oportunidade de sucesso mais adiante. Se um personagem morrer, encoraje os outros jogadores (talvez sutilmente) a fazerem seus personagens ressuscitarem o falecido. Se essa não for uma opção viável, mostre à vítima que existem inúmeros outros tipos de personagens que ela ainda não usou. Um bardo, em algum lugar, vai escrever uma balada sobre a morte heroica do personagem, enquanto o grupo dá boas vindas ao novo PJ. O jogo deve continuar.

É raro, embora possível, que um grupo inteiro seja eliminado. Nesse caso, não permita que esta catástrofe acabe com a partida. Alguns aventureiros PdMs podem encontrar os PJs e fazer com que sejam revividos, colocando-os em grande débito (um excelente gancho de aventura). Os jogadores podem criar um grupo temporário com o objetivo de recuperar os corpos dos aventureiros derrotados para revivê-los ou ao menos fornecer um funeral honrado; ou todos podem criar novos personagens e começar de novo. Mesmo isso não é algo tão ruim — de fato, é a oportunidade de uma mudança dramática no ritmo.


Ferramentas para mestres e jogadores de RPG aqui:https://utilitariosrpg.com.br/

Fonte original: Livro do Mestre 3.5 página: 18
Livro do Mestre 3568316217508348868

Postar um comentário

emo-but-icon

Página inicial item

Translate

Publicidade

Top 10 da semana

Arquivos do Help RPG

Posts sorteados