Dica de mestre - Encontros | Help RPG
Carregando...

Dica de mestre - Encontros

Por mais interessante que seja falar sobre as aventuras (e as histórias por trás delas), uma partida é realmente composta de encontros. Cada um deles é como o próprio jogo — terá um começo, um meio, um fim e condições de vitória que determinam um vencedor e um perdedor.

Dica de mestre - Encontros
Dica de mestre - Encontros

Sob medida ou status quo

Assim como as motivações, os encontros podem ser planejados sob medida para os PJs ou não. Um encontro feito sob medida levaria em consideração a varinha de invisibilidade que o PJ mago possui e a CA 23 do guerreiro. Nesse tipo de encontro, o Mestre criará desafios sob medida para os PJs e os jogadores. De fato, é possível criar alguma tarefa específica pertinente a cada PJ — o minotauro esqueleto será um desafio para o bárbaro, outro esqueleto com uma besta estará sobre um parapeito que somente o ladino conseguiria alcançar, a alavanca que abrirá o portão de saída estará depois de um abismo, capaz de ser transposto apenas pelo monge, e a invisibilidade contra mortos-vivos do clérigo lhe permitirá chegar ao tesouro guardado pelos esqueletos enquanto a batalha explode à sua volta.

Um encontro status quo força os PJs a se adaptarem ao encontro, não o contrário. Os bugbear habitam a Colina do Trevo e, caso os PJs a atravessem, certamente os encontrarão, não importa se os bugbear serão um encontro apropriado ao nível do grupo ou não. Esse tipo de encontro contribui para fornecer um certo realismo e veracidade ao mundo da campanha; portanto, seria bom mesclar alguns deles aos outros tipos de encontro.

Se o Mestre decidir usar apenas encontros status quo, deveria avisar aos seus jogadores. Alguns dos encontros posicionados nesse cenário de campanha serão de um nível apropriado aos PJs, mas outros talvez não sejam. Por exemplo, o Mestre poderia decidir o local do covil de um dragão muito antes dos personagens adquirirem experiência suficiente para sobreviver a um confronto com a criatura. Caso os jogadores saibam com antecedência que o cenário inclui encontros status quo e talvez seus personagens não sobrevivam a todos eles, provavelmente tomarão as decisões certas diante da possibilidade de um encontro muito difícil. Obviamente, essa decisão seria fugir e voltar para lutar outro dia (quando o grupo estiver mais preparado para encarar o desafio).


Geradores de artefatos e itens mágicos aqui:https://utilitariosrpg.com.br/

Fonte original: Livro do Mestre 3.5 página: 48
Livro do Mestre 6067453720335879690

Postar um comentário

emo-but-icon

Página inicial item

Translate

Publicidade

Top 10 da semana

Arquivos do Help RPG

Posts sorteados