Dica de Mestre - Fim da sessão
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Tente não acabar uma sessão no meio de um encontro. Deixar tudo em suspenso é uma forma terrível de terminar.
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Dica de Mestre - Fim da sessão |
É difícil guardar informações como ordem de Iniciativa, duração das magias e outros detalhes relacionados ao turno. A única exceção a essa regra é terminar uma sessão intencionalmente num momento crítico, ou seja, logo antes da ocorrência de um evento monumental ou uma reviravolta surpreendente. O propósito disso é manter os jogadores intrigados e interessados até a próxima partida.
Se alguém faltou a uma sessão e seu personagem deixou o grupo por algum tempo, certifique-se de que existe uma maneira de garantir o retorno desse personagem. Algumas vezes, um final dramático pode ajudá-lo nesse sentido — o PJ corre para o centro da ação, como a cavalaria que chega para ajudar seus aliados.
Reserve um tempo — alguns minutos são sufi cientes — no final para que todos possam discutir os acontecimentos da sessão. Escute atentamente suas reações e tente compreender os gostos e aversões dos jogadores. Ressalte as boas decisões e as ações inteligentes da parte deles (a não ser que isso revele muito sobre a aventura). Sempre termine em um clima positivo.
É possível distribuir os pontos de experiência no final de cada sessão ou esperar até a conclusão da aventura. A decisão é sua. No entanto, sugerimos distribuir esses pontos no final de cada sessão, para que os personagens com XP sufi ciente para atingir um novo nível possam escolher novas magias, comprar perícias e cuidar de outros detalhes relacionados a essa alteração.
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Fonte original: Livro do Mestre 3.5 página: 18