Dica de Mestre - As trapaças do mestre e a percepção dos jogadores | Help RPG
Carregando...

Dica de Mestre - As trapaças do mestre e a percepção dos jogadores

Coisas terríveis acontecem no jogo quando os dados ficam loucos. Tudo pode estar indo bem, quando de repente os jogadores têm uma crise de má sorte. 

Dica de Mestre - As trapaças do mestre e a percepção dos jogadores
Dica de Mestre - As trapaças do mestre e a percepção dos jogadores
Na rodada seguinte, metade do grupo está caída e a outra certamente não é capaz de confrontar os inimigos restantes. Se todos morrerem, a campanha pode ser encerrada, o que é ruim para todos. Você espera e fica observando o massacre, trapaceia para que os oponentes fujam ou altera os resultados dos dados para que os PJs ganhem milagrosamente no final? Existem duas questões em pauta.

Você trapaceia? A resposta é que na verdade o Mestre é incapaz de trapacear. Ele é o controlador do mundo e sua palavra é o que vale. Assim sendo, certamente consta entre seus direitos alterar os eventos de um jeito ou de outro para manter todo mundo feliz ou o jogo em movimento. Não é divertido perder um personagem antigo atropelado por uma carroça. Uma boa norma: nenhum personagem deve morrer de forma trivial devido ao azar nos dados, a menos que esteja fazendo algo realmente estúpido naquele momento.

Entretanto, você pode não achar correto ou divertido que o Mestre não obedeça a todas as regras impostas aos personagens. Algumas vezes, os PJs têm sorte e matam um PdM para o qual você tinha grandes planos. Do mesmo modo, as coisas podem se virar contra os PJs, resultando em desastre. Tanto o Mestre quando os jogadores enfrentam o lado bom e o ruim. É um estilo perfeitamente aceitável e se existisse um método padrão de conduzir um jogo, seria este.

Entretanto, uma questão igualmente importante é se os jogadores percebem que o Mestre alterou as regras e resultados. Mesmo quando decidir que não há problemas em abrir algumas exceções e manter os personagens vivos e o jogo em andamento, não informe isso aos jogadores. 

Os jogadores precisam acreditar que seus personagens estão sempre em perigo; isso é muito importante para o jogo. Conscientemente ou não, se acharem que coisas ruins não acontecem, mudarão sua forma de agir. Sem nenhum fator de risco, a vitória será menos doce e se, depois disso, alguma coisa ruim acontecer a um personagem, esse jogador pode pensar que está sendo perseguido, considerando o auxílio prestado aos outros quando seus personagens estavam em apuros.

Gerador de fichas para D&D 3.5 aqui:https://utilitariosrpg.com.br/

Fonte original: Livro do Mestre 3.5 página: 18
Livro do Mestre 4345087443348964080

Postar um comentário

emo-but-icon

Página inicial item

Translate

Publicidade

Top 10 da semana

Arquivos do Help RPG

Posts sorteados