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Tabela de venenos - D&D 3.5

De acordo com o Livro do Mestre 3.5ed. (Cap. 8: Glossário), o veneno sempre afeta um único alvo que mantenha contato de maneira especificada pelo tipo de veneno, garantindo a inoculação. Alguns venenos, especialmente os sobrenaturais ou os produzidos por efeitos similares à magia, possuem ação extraordinária.


Tipos de venenos


Ainda de acordo com o livro, os venenos são classificados pelo tipo de inoculação:

  • CONTATO: pelo toque, afetando mesmo criaturas ou personagens que possuem Redução de Dano (RD), que será desconsiderada por este tipo de veneno.
  • FERIMENTO: a inoculação ocorre através de ferimentos causados por um objeto envenenado ou picada de criatura peçonhenta. Neste caso, a RD influencia a ação do veneno, que não afetará o alvo caso o dano seja absorvido pela redução.
  • INALAÇÃO: venenos em forma de gases são respirados pelas vítimas, exigindo um teste de fôlego antes de realizar os testes normais de resistência. Geralmente, venenos gasosos são guardados em estado líquido em frascos (incremento de distância 3 metros) que, ao quebrarem, liberam o veneno.
  • INGESTÃO: através de alimentos e bebida envenenada. É impossível utilizar venenos de ingestão em batalhas, por motivos óbvios.

Ação dos venenos


Os venenos só podem ser inoculados uma única vez por ataque, a não ser quando se tratando de ataques de criaturas peçonhentas, como escorpiões, aranhas, Wyverns, ou outros. Lâminas envenenadas, frascos com venenos gasosos, só agem uma única vez por ataque.

Ao entrar em contato com o veneno, de acordo com o tipo de contato exigido, o personagem realiza um teste de Resistência Fortitude para anular os efeitos primáriosdo veneno. Após um minuto, realiza-se outro teste de Fortitude para neutralizar os efeitos secundários do veneno. Se obtiver sucesso em todos os testes, o alvo escapa dos efeitos do ataque venenoso. Normalmente, danos secundários são temporários e duram, juntamente com inconciência (quando for o caso), 1d3 horas.

Antídotos, remédios contra envenenamentos, garantem bônus de +5 em testes de Fortitude contra a ação dos venenos.

Outra característica importante está ligada ao ato de fabricação do veneno. O personagem que preparar uma substância venenosa ou aplicá-la sobre a arma ou alimento tem 5% de chance de se contaminar durante o processo (rolagem de 1d20). Esta proporção se aplica também a um ataque, ou seja, caso o atacante, usando armamento envenenado, consiga um erro crítico, ele deverá realizar um teste de Reflexos (CD 15) para evitar o golpe contra si mesmo, e, consequentemente, a inoculação do veneno.

Tabela 1 - Venenos
Nome do veneno Tipo Dificuldade Dano Inicial Dano Secundário Preço
Extrato de cérebro de verme da carniça contato 12 Paralisia 0 200
Nitarita contato 12 0 -3d6 PVs 650
Resíduo de folha de Sassone contato 14 -3d6 PVs -1d6 PVs 300
Pomada de Malys contato 14 -1 Agi -4 Agi 500
Raiz de Terinav contato 14 -1d6 Agi -2d6 Agi 750
Extrato de lótus negra contato 16 -4d6 PVs -3d6 PVs 4.500
Bile de dragão contato 20 -2d6 For 0 1.500
Excremento de sapo listrado ingestão 10 -1 Int -1d6 Int e Von 180
Arsênico ingestão 12 -1d6 PVs -1d6 PVs 120
Musgo id ingestão 13 -1 Int -2 Int 125
Óleo de taggit ingestão 14 0 Inconsciência 90
Poeira de lich ingestão 15 -1d6 For -1d6 For 250
Pó de mantor negro ingestão 15 -2d6 PVs -1d6 PVs e -1d6 For 300
Pó de ungol inalação 14 -1 Von -1 Von* e -1d6 Von 1.000
Névoa da insanidade inalação 14 -1 Int -2 Int 1.500
Vapores de othur queimado inalação 15 -10 PVs* -3d6 PVs 2.100
Veneno de víbora negra ferimento 10 -10 PVs -10 PVs 120
Veneno de centopéia pequena ferimento 10 -1 Agi -1 Agi 90
Era de impingem ferimento 10 0 -5 PVs e -1 Int 100
Veneno Drow ferimento 12 Inconsciência Inconsciência 1d6 h 75
Óleo de sangue verde ferimento 12 -10 PVs -5 PVs 100
Basalto azul ferimento 13 -10 PVs Inconsciência 120
Veneno de aranha média ferimento 13 -1 For -1 For ou Agi 150
Essência de sombra ferimento 15 -1 For* -1d6 For 150
Veneno de Wyvern ferimento 15 -20 PVs -20 PVs 3.000
Veneno de escorpião grande ferimento 15 -1d6 For ou Agi -1d6 For ou Agi 200
Veneno de vespa gigante ferimento 15 -1d6 Agi -1d6 Agi 210
Lâmina da morte ferimento 16 -10 PVs -20 PVs 1.800
Veneno de verme púrpura ferimento 17 -1d6 For -2d6 For ou Agi 700


Tabela 2 - Venenos
Arsênico 120pp Ingestão; 1 min/4 mim; CD 13; 1 Teste; Começo 10 min – 1d2 Cons.
Beladona 100pp Ingestão; 1 min/6 mim; CD 14; 1 Teste; Começo 10 min – 1d2 For, pode curar Licantropia.
Bile de Dragão 1500pp Contato; 1 rod/6 rod; CD 26; 2 Testes – 1d3 For.
Cicuta 2500pp Ingestão; 1 min/6 min; CD 18; 2 Testes; Começo 10 min – 1d6 Des, criaturas a 0 de Des morrem sufocadas.
Essência das Sombras 250pp Ferimento; 1 rod/6 rod; CD 17; 1 Teste – 1 dreno For/1d2 For.
Essência de Shottotugh 200pp Ferimento; 1 rod/4 rod; CD 14; 1 Teste – Conjuradores precisam passar em teste de Concentração Magica CD 10+nível da magia para poder conjurar e Pericia Concentração e outros usos de Concentração Mágica tem -5 para o teste.
Extrato de Lótus Negra 4500pp Contato; 1 rod/6 rod; CD 20; 2 Testes – 1d6 Cons.
Fumo Incineraste 2100p Inalação; 1 rod/6 rod; CD 18; 2 Testes – 1 Dreno Cons / 1d3 Cons.
Fungo Listrado 180pp Ingestão; 1 min/4 min; CD 11; 1 Teste; Começo 10 min – 1d3 Sab/1 Int.
Lagrimas de Morte 65000pp Contato; 1 min/4 min; CD 22; - Teste; Começo 1 min – 1d6 Cons e Paralisia 1 min.
Lamina da Morte 1800pp Ferimento; 1 rod/6 rod; CD 20; 2 Testes – 1d3 Cons.
Musgo de Intelecto 125pp Ingestão; 1 min/6 min; CD 14; 1 Teste; Começo 10 mi – 1d3 Int.
Nevoa da Insanidade 1500pp Inalação; 1 rod/6 rod; CD 15; 1 Teste – 1d3 Sab.
Nitharit 650pp Contato; 1 min/6 min; CD 13; 1 Teste; Começo 1 min – 1d3 Cons.
Óleo de Sangue Verde 100pp Ferimento; 1 rod/4 rod; CD 13; 1 Teste – 1 Cons.
Óleo de Taggit 90pp Ingestão; - / - ; CD 15; 1 Teste; Começo 1 min -  Inconsciência 1d3h
Pasta de Raiz de Malyass 250pp Contato; 1 min/6 min; CD 16; 1 Teste; Começo 1 min – 1d2 Des.
Perdição de Lobos 500pp Ingestão; 1 min/6 min; CD 16; 1 Teste; Começo 10 min – 1d3 Cons.
Pó de Perversão Obscura 800pp Ingestão; 1 min/6 min; CD 18; 2 Testes – Começo 10 min – 1d3 Cons e 1 For.
Poeira de Lich 400pp Ingestão; 1 min/6 min; CD 17; 2 Testes; Começo 10 min – 1d3 For.
Poeira de Ungol 1000pp Inalação; 1 rod/6 rod; CD 15; 1 Teste – 1 dreno Car/ 1d2 Car.
Prosperador de Sofrimento 50pp Ferimento; 1 dia; CD 18; 2 Testes; Começa 1 rod – Penalidade de -10 usar Cura na pessoa, Cura mágica precisa passar por teste de NC CD 25.
Raiz de Sangue 100pp Ferimento; 1 rod/4 rod; CD 12; 1 Teste; Começo 1 rod – 1 Cons 1 Sab.
Raiz Terinav 400pp Contato; 1 min/6 min; CD 16; 1 Teste; Começo 1 min – 1d3 Des.
Repouso dos Reis 5000pp Ingestão; 1 dia; CD 19; 2 Testes; Começo 1 dia – 1 dreno de Cons.
Resíduo de folha de Sassone 300pp Contato; 1 min/6 min; CD 16; 1 Teste; Começo 1 min – 2d12 PA/1 Cons.
Tremor Azul 120pp Ferimento; 1 rod/2 rod; CD 14; 1 Teste – 1 Cons / Inconsciência 1d3h.
Vapores do Pesadelo 1800pp Inalação; 1 rod/6 rod; CD 20; 2 Testes – 1 Sab e Confusão por 1 Rodada.
Veneno de Aranha Monstruosa Media 150pp Ferimento; 1 rod/4 rod; CD 14; 1 Teste – 1d2 For.
Veneno de Centopéia Monstruosa 90pp Ferimento; 1 rod/4 rod; CD 11; 1 Teste – 1 Des.
Veneno de Escorpião Gigante 200pp Ferimento; 1 rod/6 rod; CD 17; 1 Teste – 1d2 For.
Veneno de Verme Púrpura 700pp Ferimento; 1 rod/6 rod; CD 24; 2 Testes – 1d3 For.
Veneno de Vespa Gigante 210pp Ferimento; 1 rod/6 rod; CD 18; 1 Teste – 1d2 Des.
Veneno de Víbora Negra 120pp Ferimento; 1 rod/6 rod; CD 11; 1 Teste; Começo 1 min – 1d2 Cons.
Veneno de Wyvern 3000pp Ferimento; 1 rod/6 rod; CD 17; 2 Testes – 1d4 Cons.
Veneno Drow 75pp Ferimento; 1 min/2 min; CD 13; 1 Teste – Inconsciência 1 min/ Inconsciência 2d4h.
Veneno Violeta 800pp Contato;  1 min/6 min; CD 13; 1 Teste – 1d2 For e 1d2 Cons.
Ferramentas 1252670528047082401

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