Tabela de venenos - D&D 3.5
https://www.helprpg.com.br/2017/08/tabela-de-venenos-d-35.html
De acordo com o Livro do Mestre 3.5ed. (Cap. 8: Glossário), o veneno sempre afeta um único alvo que mantenha contato de maneira especificada pelo tipo de veneno, garantindo a inoculação. Alguns venenos, especialmente os sobrenaturais ou os produzidos por efeitos similares à magia, possuem ação extraordinária.
Tipos de venenos
Ainda de acordo com o livro, os venenos são classificados pelo tipo de inoculação:
- CONTATO: pelo toque, afetando mesmo criaturas ou personagens que possuem Redução de Dano (RD), que será desconsiderada por este tipo de veneno.
- FERIMENTO: a inoculação ocorre através de ferimentos causados por um objeto envenenado ou picada de criatura peçonhenta. Neste caso, a RD influencia a ação do veneno, que não afetará o alvo caso o dano seja absorvido pela redução.
- INALAÇÃO: venenos em forma de gases são respirados pelas vítimas, exigindo um teste de fôlego antes de realizar os testes normais de resistência. Geralmente, venenos gasosos são guardados em estado líquido em frascos (incremento de distância 3 metros) que, ao quebrarem, liberam o veneno.
- INGESTÃO: através de alimentos e bebida envenenada. É impossível utilizar venenos de ingestão em batalhas, por motivos óbvios.
Ação dos venenos
Os venenos só podem ser inoculados uma única vez por ataque, a não ser quando se tratando de ataques de criaturas peçonhentas, como escorpiões, aranhas, Wyverns, ou outros. Lâminas envenenadas, frascos com venenos gasosos, só agem uma única vez por ataque.
Ao entrar em contato com o veneno, de acordo com o tipo de contato exigido, o personagem realiza um teste de Resistência Fortitude para anular os efeitos primáriosdo veneno. Após um minuto, realiza-se outro teste de Fortitude para neutralizar os efeitos secundários do veneno. Se obtiver sucesso em todos os testes, o alvo escapa dos efeitos do ataque venenoso. Normalmente, danos secundários são temporários e duram, juntamente com inconciência (quando for o caso), 1d3 horas.
Antídotos, remédios contra envenenamentos, garantem bônus de +5 em testes de Fortitude contra a ação dos venenos.
Outra característica importante está ligada ao ato de fabricação do veneno. O personagem que preparar uma substância venenosa ou aplicá-la sobre a arma ou alimento tem 5% de chance de se contaminar durante o processo (rolagem de 1d20). Esta proporção se aplica também a um ataque, ou seja, caso o atacante, usando armamento envenenado, consiga um erro crítico, ele deverá realizar um teste de Reflexos (CD 15) para evitar o golpe contra si mesmo, e, consequentemente, a inoculação do veneno.
Tabela 1 - Venenos
Tabela 1 - Venenos
Nome do veneno | Tipo | Dificuldade | Dano Inicial | Dano Secundário | Preço |
Extrato de cérebro de verme da carniça | contato | 12 | Paralisia | 0 | 200 |
Nitarita | contato | 12 | 0 | -3d6 PVs | 650 |
Resíduo de folha de Sassone | contato | 14 | -3d6 PVs | -1d6 PVs | 300 |
Pomada de Malys | contato | 14 | -1 Agi | -4 Agi | 500 |
Raiz de Terinav | contato | 14 | -1d6 Agi | -2d6 Agi | 750 |
Extrato de lótus negra | contato | 16 | -4d6 PVs | -3d6 PVs | 4.500 |
Bile de dragão | contato | 20 | -2d6 For | 0 | 1.500 |
Excremento de sapo listrado | ingestão | 10 | -1 Int | -1d6 Int e Von | 180 |
Arsênico | ingestão | 12 | -1d6 PVs | -1d6 PVs | 120 |
Musgo id | ingestão | 13 | -1 Int | -2 Int | 125 |
Óleo de taggit | ingestão | 14 | 0 | Inconsciência | 90 |
Poeira de lich | ingestão | 15 | -1d6 For | -1d6 For | 250 |
Pó de mantor negro | ingestão | 15 | -2d6 PVs | -1d6 PVs e -1d6 For | 300 |
Pó de ungol | inalação | 14 | -1 Von | -1 Von* e -1d6 Von | 1.000 |
Névoa da insanidade | inalação | 14 | -1 Int | -2 Int | 1.500 |
Vapores de othur queimado | inalação | 15 | -10 PVs* | -3d6 PVs | 2.100 |
Veneno de víbora negra | ferimento | 10 | -10 PVs | -10 PVs | 120 |
Veneno de centopéia pequena | ferimento | 10 | -1 Agi | -1 Agi | 90 |
Era de impingem | ferimento | 10 | 0 | -5 PVs e -1 Int | 100 |
Veneno Drow | ferimento | 12 | Inconsciência | Inconsciência 1d6 h | 75 |
Óleo de sangue verde | ferimento | 12 | -10 PVs | -5 PVs | 100 |
Basalto azul | ferimento | 13 | -10 PVs | Inconsciência | 120 |
Veneno de aranha média | ferimento | 13 | -1 For | -1 For ou Agi | 150 |
Essência de sombra | ferimento | 15 | -1 For* | -1d6 For | 150 |
Veneno de Wyvern | ferimento | 15 | -20 PVs | -20 PVs | 3.000 |
Veneno de escorpião grande | ferimento | 15 | -1d6 For ou Agi | -1d6 For ou Agi | 200 |
Veneno de vespa gigante | ferimento | 15 | -1d6 Agi | -1d6 Agi | 210 |
Lâmina da morte | ferimento | 16 | -10 PVs | -20 PVs | 1.800 |
Veneno de verme púrpura | ferimento | 17 | -1d6 For | -2d6 For ou Agi | 700 |
Tabela 2 - Venenos | ||
Arsênico | 120pp | Ingestão; 1 min/4 mim; CD 13; 1 Teste; Começo 10 min – 1d2 Cons. |
Beladona | 100pp | Ingestão; 1 min/6 mim; CD 14; 1 Teste; Começo 10 min – 1d2 For, pode curar Licantropia. |
Bile de Dragão | 1500pp | Contato; 1 rod/6 rod; CD 26; 2 Testes – 1d3 For. |
Cicuta | 2500pp | Ingestão; 1 min/6 min; CD 18; 2 Testes; Começo 10 min – 1d6 Des, criaturas a 0 de Des morrem sufocadas. |
Essência das Sombras | 250pp | Ferimento; 1 rod/6 rod; CD 17; 1 Teste – 1 dreno For/1d2 For. |
Essência de Shottotugh | 200pp | Ferimento; 1 rod/4 rod; CD 14; 1 Teste – Conjuradores precisam passar em teste de Concentração Magica CD 10+nível da magia para poder conjurar e Pericia Concentração e outros usos de Concentração Mágica tem -5 para o teste. |
Extrato de Lótus Negra | 4500pp | Contato; 1 rod/6 rod; CD 20; 2 Testes – 1d6 Cons. |
Fumo Incineraste | 2100p | Inalação; 1 rod/6 rod; CD 18; 2 Testes – 1 Dreno Cons / 1d3 Cons. |
Fungo Listrado | 180pp | Ingestão; 1 min/4 min; CD 11; 1 Teste; Começo 10 min – 1d3 Sab/1 Int. |
Lagrimas de Morte | 65000pp | Contato; 1 min/4 min; CD 22; - Teste; Começo 1 min – 1d6 Cons e Paralisia 1 min. |
Lamina da Morte | 1800pp | Ferimento; 1 rod/6 rod; CD 20; 2 Testes – 1d3 Cons. |
Musgo de Intelecto | 125pp | Ingestão; 1 min/6 min; CD 14; 1 Teste; Começo 10 mi – 1d3 Int. |
Nevoa da Insanidade | 1500pp | Inalação; 1 rod/6 rod; CD 15; 1 Teste – 1d3 Sab. |
Nitharit | 650pp | Contato; 1 min/6 min; CD 13; 1 Teste; Começo 1 min – 1d3 Cons. |
Óleo de Sangue Verde | 100pp | Ferimento; 1 rod/4 rod; CD 13; 1 Teste – 1 Cons. |
Óleo de Taggit | 90pp | Ingestão; - / - ; CD 15; 1 Teste; Começo 1 min - Inconsciência 1d3h |
Pasta de Raiz de Malyass | 250pp | Contato; 1 min/6 min; CD 16; 1 Teste; Começo 1 min – 1d2 Des. |
Perdição de Lobos | 500pp | Ingestão; 1 min/6 min; CD 16; 1 Teste; Começo 10 min – 1d3 Cons. |
Pó de Perversão Obscura | 800pp | Ingestão; 1 min/6 min; CD 18; 2 Testes – Começo 10 min – 1d3 Cons e 1 For. |
Poeira de Lich | 400pp | Ingestão; 1 min/6 min; CD 17; 2 Testes; Começo 10 min – 1d3 For. |
Poeira de Ungol | 1000pp | Inalação; 1 rod/6 rod; CD 15; 1 Teste – 1 dreno Car/ 1d2 Car. |
Prosperador de Sofrimento | 50pp | Ferimento; 1 dia; CD 18; 2 Testes; Começa 1 rod – Penalidade de -10 usar Cura na pessoa, Cura mágica precisa passar por teste de NC CD 25. |
Raiz de Sangue | 100pp | Ferimento; 1 rod/4 rod; CD 12; 1 Teste; Começo 1 rod – 1 Cons 1 Sab. |
Raiz Terinav | 400pp | Contato; 1 min/6 min; CD 16; 1 Teste; Começo 1 min – 1d3 Des. |
Repouso dos Reis | 5000pp | Ingestão; 1 dia; CD 19; 2 Testes; Começo 1 dia – 1 dreno de Cons. |
Resíduo de folha de Sassone | 300pp | Contato; 1 min/6 min; CD 16; 1 Teste; Começo 1 min – 2d12 PA/1 Cons. |
Tremor Azul | 120pp | Ferimento; 1 rod/2 rod; CD 14; 1 Teste – 1 Cons / Inconsciência 1d3h. |
Vapores do Pesadelo | 1800pp | Inalação; 1 rod/6 rod; CD 20; 2 Testes – 1 Sab e Confusão por 1 Rodada. |
Veneno de Aranha Monstruosa Media | 150pp | Ferimento; 1 rod/4 rod; CD 14; 1 Teste – 1d2 For. |
Veneno de Centopéia Monstruosa | 90pp | Ferimento; 1 rod/4 rod; CD 11; 1 Teste – 1 Des. |
Veneno de Escorpião Gigante | 200pp | Ferimento; 1 rod/6 rod; CD 17; 1 Teste – 1d2 For. |
Veneno de Verme Púrpura | 700pp | Ferimento; 1 rod/6 rod; CD 24; 2 Testes – 1d3 For. |
Veneno de Vespa Gigante | 210pp | Ferimento; 1 rod/6 rod; CD 18; 1 Teste – 1d2 Des. |
Veneno de Víbora Negra | 120pp | Ferimento; 1 rod/6 rod; CD 11; 1 Teste; Começo 1 min – 1d2 Cons. |
Veneno de Wyvern | 3000pp | Ferimento; 1 rod/6 rod; CD 17; 2 Testes – 1d4 Cons. |
Veneno Drow | 75pp | Ferimento; 1 min/2 min; CD 13; 1 Teste – Inconsciência 1 min/ Inconsciência 2d4h. |
Veneno Violeta | 800pp | Contato; 1 min/6 min; CD 13; 1 Teste – 1d2 For e 1d2 Cons. |