Como definir regras para uma campanha
https://www.helprpg.com.br/2017/08/como-definir-regras-para-uma-campanha.html
Hoje venho trazer para vocês um exemplo de como o mestre pode organizar suas ideias com o seu grupo antes que a primeira aventura seja jogada.
Esta é uma dica que já foi até mencionada em postagens passadas. Conforme eu havia comentado, para evitar problemas e também até para começar a campanha de forma ou pouco mais organizada, o mestre pode sempre que puder redigir um documento virtual e compartilhar com os jogadores.
Como definir regras para uma campanha. |
Este documento deve tentar abstrair as ideias principais das aventuras a serem jogadas. Entre estas ideias o mestre pode também deixar claro detalhes de regras que ele deseja permitir ou não, pode descrever por base o tipo de cenário a ser jogado e etc.
Abaixo segue um exemplo de um documento que redigi quando pretendia jogar SUPERS com meus amigos. Lembrando que isso não é uma obrigação ou algo do tipo, é apenas uma dica para deixar claro a todos os jogadores os detalhes da campanha que pretendem jogar.
Exemplo:
Regras
- O máximo de poderes serão 3 onde 80% de chances de ter 1 poder, 15% de ter 2 e somente 5% de se ter 3 poderes.
- Aprimoramentos não serão usados! A única coisa que será usada serão os poderes. Poderes que interferem em pontos de aprimoramento (regras de deamon) serão ignoradas.
- O jogo será baseado em sistema d20, seguindo o livro de ação, salve a exceção dos poderes. Assimilem os poderes como magias de D&D e suas características.
- Serão 100 pontos para distribuir em poderes. Caso sobre algum ponto o mesmo poderá ser guardado.
- 100 pontos para distribuir nas habilidades básicas.
- Quando passar de nível o jogador vai poder rolar 5d6. Desse resultado ele poderá distribuir em pontos de poder/habilidades.
- Quando for distribuir os pontos o limite máximo investido será até o seu nível atual.
- Alguns poderes que eu achar fora do normal ou combinação caso alguém tenha mais de 1 poder, serão extirpadas do jogo! Não quero ter dores de cabeça com jogadores chatos sedentos por poder.
- Nada de inventarem raças extraordinárias com reajustes malucos em regras! caso queira ser algo diferente, que seja! Mas em termos de regras nada vai mudar além do normal.
Ambiente
- Só fiquei animado de mestrar por poder estar adicionando o atual cenário politico do nosso país nas aventuras com ideias malucas de conspiração.
- O ano será o atual 2016, talvez um pouco mais avançado tecnologicamente que hoje. A clássica “Forças especiais BR” estão no cenário tratando das doideiras que estarão acontecendo no país.
Material
- Além do livro de ação e Supers, separei outros livros que achei interessante para dar uma olhada.
Sugestões
- Qualquer sugestão e opinião são aceitas afim de melhorar o RPG.
Espero que tenha curtido a dica , se gostou é só compartilhar com os amigos.
Vlw, FUI!