Como se joga RPG? | Help RPG
Carregando...

Como se joga RPG?

Este artigo eu tirei do capitulo "O mestre" em meu livro (Dungeon Evolution). Como vejo em diversos sites uma página reservada a explicar sobre o que é RPG ou como se joga para os novatos, decidi fazer a minha parte com este artigo.

Se você não sabe como se jogar RPG e deseja entender como isso funciona,  você acaba de chegar no lugar certo!
Se você não sabe como se jogar RPG e deseja entender como isso funciona,  você acaba de chegar no lugar certo!

Este artigo é reservado para aqueles estão querendo aprender a jogar RPG ou que desejam mestrar pela primeira vez. A princípio será explicado sobre o que é RPG para que você tenha uma noção básica sobre isso e conforme vamos avançando começarei a explicar sobre como você poderá mestrar sua primeira aventura de RPG.

Bem, vamos lá!

RPG vem de uma sigla em inglês que significa Role-Playing Game que em tradução livre significa jogo de interpretação de personagens. Quando você se compromete a jogar uma sessão de RPG saiba que você deverá interpretar um personagem de forma similar aos atores que interpretam seus personagens em séries e filmes.

Isso significa que você deverá criar o seu personagem definindo sua história, aparência, maneira de agir, pensar e etc. Todas estas características vão dar uma identidade ao seu personagem e com base nesta identidade você deverá interpretar este personagem. Uma vez que você tenha criado toda a história e demais características do seu personagem, você deve preencher os dados que definem o seu personagem dentro das regras do rpg que você está jogando. 

As regras para a criação de personagens normalmente definem características como a força, defesa, dano, vida e etc de um personagem. Imagine que você esteja escolhendo um personagem de algum game de rpg como Diablo 3 por exemplo. Para cada classe que você escolher haverá uma lista de habilidades relacionada a classe escolhida. Da mesma forma que nos games, no rpg de mesa você terá a sua disposição as opções como classe, raça, lista de habilidades e etc. Cabe a você como jogador escolher a classe/raça e demais características disponíveis de seu interesse. Saiba que normalmente para se escolher qual classe você será, você vai precisar dar uma lida em cada classe e vê-la como funciona, ver os poderes que elas oferecem com o passar dos níveis e etc.


O que é o mestre?

O mestre é uma pessoa que cria e conduz toda a história da aventura jogada. Imagine o mestre como um roteirista mas não um roteirista comum. Digo isso porque a história é dinâmica, os jogadores podem mudar a história a qualquer momento.

Um exemplo de uma sessão de jogo:

Mestre: (Vira para os jogadores e diz…) Vocês estão dentro de uma casa abandonada e lá dentro existem um homem caído. Pelo que vocês (personagens jogadores) podem ver o homem está ferido e está sangrando muito. O que vocês (personagens jogadores) decidirão fazer?

Através da atual situação que o mestre impôs, os personagens jogadores deverão se comportar conforme a personalidade que foi definida para cada personagem na criação do mesmo. Lembre-se que uma sessão de rpg nada mais é do que interpretação de personagens. Imagine que você esteja numa peça de teatro, mas em vez de falar o que já foi escrito no roteiro, você vai falar o que o seu personagem falaria conforme as características que ele possui.

Então, voltando ao exemplo anterior, se os personagens jogadores criaram personagens ruins (maldosos), eles poderia não ajudar ao homem ferido ao até matá-lo caso eles quisessem. Mas se os personagens jogadores possuem uma tendência bondosa é bem provável que eles ajudem o homem a se recuperar.

Tenham em mente que toda a história é criada pelo mestre. É ele quem decide os desafios que os jogadores deverão enfrentar. E aos jogadores cabem interagirem com os personagens que o mestre coloca na aventura de forma condizente com suas personalidades.

Uma dica bem interessante para quem ainda nunca jogou rpg é assistir sessões gravadas em canais de rpg no Youtube. Depois de já terem uma noção melhor de como as coisas funcionam, busquem por mesas de mestres dispostos a ensinarem novatos a jogarem. Dessa maneira você vai pegando o jeito de jogar aos poucos.

E as regras?

Existem diversos sistemas de rpg espalhados pelo mundo. Cada um busca descrever seu manual de regras. Um manual de regras serve para conduzir determinadas situações dentro de uma sessão de rpg.

Imagine que o homem ferido do exemplo anterior na verdade não estivesse ferido. Vamos supor que ele fosse um ladrão que montou aquela situação para pegar pessoas desprevenidas de surpresa. Caso o suposto homem ferido decidisse fazer um ataque surpresa contra quem tentasse ajudá-lo, as vantagens que ele teria por dar um ataque surpresa são especificadas pelas regras do jogo. A ordem de quem ataca primeiro, de como usar uma habilidade especial, de como fugir, como um personagem evolui e etc. Tudo isso deve ser conduzido pelas regras do jogo. Imagine um jogo sem regras. Seria literalmente impossível conduzir um jogo assim já que não haveriam parâmetros a se seguirem.

Então tenha em mente que todo sistema de rpg deve possuir uma regra para que os jogadores possam jogar. Todo iniciante em um determinado sistema de rpg deve ler e entenderem as regras do jogo para que possam jogar. Outra coisa importante a ser informada é que o mestre é como se fosse um juiz dentro do jogo. Normalmente o mestre está assumindo este papel pelo fato de entender melhor as regras e o fato dele dominar mais que os outros jogadores permite que ele consiga conduzir o jogo de maneira correta e justa.

Além disso, embora existam regras no jogo o mestre sempre será livre para alterar detalhes da regra que se adéque as necessidades do seu grupo. Ele não precisa seguir tudo ao pé da letra sempre. Haverá momentos em que ele abrirá uma exceção por achar necessário.

Considerações final

Bem galera é isso aí, espero que este artigo tenha te dado uma noção básica para você começar a jogar RPG. Conforme informado no início, este texto é do meu livro de RPG (Dungeon Evolution). Se você quiser conhece-lo basta clicar no link e ir no menu de download para baixar o livro de regras.

As regras são simples e você pode começar a aprender hoje mesmo baixando o livro.
Noticias Gerais 9044560345607676997

Postar um comentário

emo-but-icon

Página inicial item

Translate

Publicidade

Top 10 da semana

Arquivos do Help RPG

Posts sorteados