Npc Faz tudo! | Help RPG
Carregando...

Npc Faz tudo!

Malditos Npcs que "Fazem Tudo" e roubam a nossa cena.

Voltando as postagens sobre possíveis problemas que mestres e jogadores podem ter durante uma aventura de RPG. Hoje eu volto aos artigos tentando falar um pouco sobre Npcs que são um "Faz tudo" nas aventuras.

Se você já possou ou passa por isso, sente-se um pouco, tome uma xícara de café e vamos conversar sobre este tema.

Um personagem "faz tudo" é bom?


É notável de se perceber que quando um personagem ganha toda a atenção sobre algum feito, ele passa a ser a estrela da vez. Todos reconhecem o seu valor e ficam felizes por isso. Resolver algo crítico e ganhar a fama é algo totalmente normal, seja para personagens jogadores ou para personagens Npcs (Minha opinião :)). Porém deve-se perceber que quando se trata de personagens Npcs, devemos tomar um pouco de cuidado como mestres. Não podemos deixar que um Npc se destaque sempre nas aventuras. Lembre-se que as estrelas de todo o enredo da aventura deve tender a serem os personagens jogadores para maior divertimento de todos.
Um Npc liderando uma tropa no lugar de Pjs.

Com esta perspectiva em mente podemos presumir que um personagem "faz tudo" que fica toda hora roubando a "cena", resolvendo problemas que deveriam ser resolvido por jogadores não é bom. Pode ter certeza que a maioria dos jogadores não aprovariam tais acontecimentos em suas aventuras. Portanto um mestre deve saber o limite de seus Npcs mantendo sempre um bom equilíbrio.


Por que alguns mestres deixam isso acontecer?


Acredito que na maioria dos casos o motivo principal possa ser algo tipo um "amor platônico" pelo personagem. Às vezes o mestre se empenha tanto no desenvolvimento de um determinado Npc que ele meio que se torna cego e não consegue visualizar a capacidade do seu grupo, acreditando que o seu "fabuloso Npc" sempre estará um passo a frente do grupo e que por conta disso está sempre mais apto a resolver os problemas da aventura.

Outros possíveis motivos poderiam ser Npcs que por natureza de sua personalidade sempre se intrometem nas coisas a fim de solucionar os problemas, Npcs super inteligentes poderiam ter sempre a resposta exata dos problemas na ponta da linga ou simplesmente serem poderosos demais a ponto de conseguirem fazer tudo sozinhos.

Percebam que todas estas características envolvem uma alta exaltação em determinadas capacidades do Npc fazendo com que ele tenha grandes chances de se destacar dos personagens jogadores.


Como posso tentar resolver isso?


Acredito que quando isso acontece, obviamente quem percebe primeiro são os jogadores por estarem perdendo espaço como personagens principais da trama. Diante disso os próprios jogadores devem informar ao mestre tal situação para que ele diminua o "brilho" dos seus Npcs. 

Para ter maiores chances de êxito nisso, eu imagino que o mestre deva evitar colocar personagens Npcs de grande capacidade, poder ou renome para acompanhar os personagens jogadores.

Deixe os personagens jogadores lidarem diretamente com os problemas da aventura, tente evitar o uso de Npcs para alguma ajuda direta.

Bem galera, esta foi a minha opinião de hoje sobre este assunto. Quero aproveitar a minha empolgação com o novo layout deste blog rsrs e escrever mais.

Vlw, FUI!
   
Discussão 9087439321128833260

Postar um comentário

emo-but-icon

Página inicial item

Translate

Publicidade

Top 10 da semana

Arquivos do Help RPG

Posts sorteados