Como procurar boas mesas de RPG | Help RPG
Carregando...

Como procurar boas mesas de RPG

No post de hoje venho falar sobre dicas para jogadores buscarem boas mesas de RPG online. 


Como procurar boas mesas de RPG
Como procurar boas mesas de RPG

A ideia de falar sobre este tema começou quando recebi um email de um de nossos fans falando que teve problemas na hora de encontrar mesas onde ele pudesse se divertir. Estes problemas são decorrentes do fato de que em grupos online, muitas vezes as pessoas envolvidas numa aventura ainda nem se conhecem bem o suficiente para saber se eles vão "se dar bem" durante o decorrer de uma aventura. Neste caso quero dizer a relação entre novo jogador na equipe versus mestre.

Conforme no próprio email que recebi conforme o trecho abaixo.

Ai entrei em outra mesa, roleplay interessante, mas mestre caótico, matou três personagens e sumiu... Depois entrei em outra que só é hack slash, sem regra de ouro, morri no segundo episódio por maldição... e sem roleplay nenhum, muito travado em combate e combate...

Emfim, só por este trecho já da para perceber que quando você procura por uma mesa de RPG online você esta a mercer de infinitos perfis de mestre. Dentro desta infinidade de perfis você deve achar um que se enquadre com o seu perfil de jogo visando o seu divertimento.

Então como posso conseguir entrar em uma mesa de RPG tentando evitar ao máximo mesas que podem me desagradar e me deixar com aquela sensação de estar "perdendo tempo". Sim, digo perdendo o tempo porque você como jogador provavelmente gastará seu tempo criando a história do seu personagem, montando a ficha, tentando entender o cenário do jogo para se ambientar, lendo as regras e etc. Se você faz tudo isso e ao decorrer do jogo as coisas ficam desinteressantes, infelizmente você se sentirá perdendo tempo e isso pode te desmotivar para entrar em novos grupos.

Vamos as dicas

Como dica eu indico uma que um amigo meu me falou. Apesar de ser um processo mais demorado ele serve de filtro para garantir que você não enfrentará problemas. Para se beneficiar da dica, sempre que for buscar por um grupo você pede para assistir antes algumas aventuras deste grupo. Desta forma você será apenas um espectador. O legal disso é que ao logo das aventuras você poderá ir pegando amizade com o pessoal para ir se enturmando. Se você reserva algumas horas assistindo aventuras alheias você terá a sua disposição uma lista de possíveis mesas de RPG que estarão ao seu agrado. As mesas que apresentarem comportamento desagradável ao seu gosto/estilo de jogo poderão ser descartadas.

Evite sempre buscar grupos diferentes para as aventuras que pretende jogar. Em minha opinião você deve conseguir consolidar um grupo de amigos específicos onde todos já se conheçam bem o suficiente para saberem que são capazes de criar aventuras incríveis e super divertidas. Se você já firmou amizades neste nível para jogar RPG não haverá necessidade de buscar novas mesas.

Outra dica que acredito ser boa e que também está muito atrelado ao que informei no parágrafo anterior é a seguinte: Foque em fazer BOAS AMIZADES! Apesar de que quando você está buscando por grupos você queira apenas "jogar", será mais interessante você consolidar boas amizades pois com isso terá sempre amigos disponíveis para jogar RPG.

Esta última dica pode ser considerada "rápida", mas ela depende de você mesmo com seu instinto identificador de mestres. Por exemplo, supondo que para entrar num grupo você precise falar com o mestre antes. Durante a conversa com o mestre você mesmo pode tentar identificar o perfil dele pela forma como ele se expressa.

Em exemplo rápido: Você é um jogador que detesta o uso de itens super poderosos em aventuras iniciais e durante a conversa com o mestre ele deixa a entender que um dos jogadores já possui um artefato divino super poderoso. Isso já seria um indício de que não valeria a pena você participar desta aventura por conta da divergência do seu perfil com a do mestre.

Exemplo rápido 2: Você ama os detalhes da boa interpretação durante uma aventura e durante a conversa com o mestre ele diz que na última aventura a batalha foi muito difícil, foram "1h30!" só de combate onde cada jogador explorou o máximo das regras de combate para obter vantagens nesta batalha. Um jogador que ama interpretar ficaria frustado rolando dados para jogadas de ataque e dano durante 1h30. Isso já é um forte indício de que você não deveria jogar neste grupo por causa das divergências de perfil/estilo de jogo.

Onde posso procurar por aventuras?

Sites como Roll20 e Rrpg podem te fazer encontrar aventuras de RPG. Um outro site interessante que um amigo meu me apresentou foi o Discord, com ele você pode se comunicar por chat e voz com o seu grupo. 

Antes de escrever sobre este tema eu imaginei criar mais um novo utilitário na página de utilitários. Este utilitário seria uma página que permitiria a qualquer pessoa criar um anúncio de uma aventura. Neste anúncio ele colocaria o nome dele (mestre), descreveria como seria a aventura, sistema de RPG, descreveria seu perfil de mestre (como ele costuma mestrar) e demais informações úteis para jogadores a procura de novos grupos. Estas aventuras estaria disponíveis no mural de aventuras da página por um tempo determinado.

Bem galera, antes de terminar este post, quero agradecer ao Igor Gomes Da Silva pelo envio do email falando do seu problema. Graças a ele eu escrevi este post que pode servir de ajuda para quem estiver passando pelo mesmo problema.

Vlw galera, FUI!
Discussão 4321255761870181479

Postar um comentário

emo-but-icon

Página inicial item

Translate

Publicidade

Top 10 da semana

Arquivos do Help RPG

Posts sorteados