Tabelas de itens e serviços para RPG
https://www.helprpg.com.br/2017/09/tabelas-de-itens-e-servicos-para-rpg.html
As tabelas a seguir servem de consulta para aventuras inicias. A primeira tabela descreve alguns tipos de serviços e seus devidos preços.
Tabelas de itens e serviços para RPG. |
A tabela de tipo de roupa tenta estabelecer uma base de preço para cada tipo de traje. Alguns concedem bônus em resistência a frio e não apresentam preço por características incomuns, outros são apenas vestuários comuns que apenas enaltecem classe social. Em todos as roupas descritas você pode consultar também o seu peso para que tenha uma noção melhor.
A última tabela lista itens mundanos que podem servir para alguma finalidade de um determinado personagem.
Estas tabelas pertencem a um sistema de RPG chamado Guerra dos Deuses que foi desenvolvido por um amigo meu. Em breve postarei o livro aqui no site.
Enquanto isso, você pode ficar a vontade para adaptar estas informações para o seu sistema de RPG que esteja jogando no momento.
*DC, DP e DO são significam dracma de cobre/prata/ouro.
Serviços
|
Preço
|
Condução de Carroça
|
5 DC a cada 1,5 Km
|
Mensageiro
|
4 DC a cada 1,5 Km
|
Passagem de Navio
|
1DP a cada 1,5 Km
|
Trabalhador
|
10 DP / Dia
|
Pedágio
|
5 DC
|
Alojamento (Pobre)
|
5 DB / Dia
|
Alojamento (Média)
|
10 DB / Dia
|
Alojamento (Rica)
|
3 DP / Dia
|
Lojas de Roupas
Existem inúmeras lojas em cada cidade que vende roupas. Os
jogadores descrevem as roupas que querem comprar e o mestre diz se
tem e o valor seguindo a tabela abaixo:
Tipo de Roupa
|
Preço
|
Peso
|
Trajes Pobres
|
10 DB
|
1 Kg
|
Trajes da Classe Média
|
10 DP
|
4 Kg
|
Trajes da Classe Alta
|
30 DP
|
3 Kg
|
Trajes de Trabalho
|
1 DP
|
5 Kg
|
Trajes de Rico
|
90 DP
|
5 Kg
|
Traje da Realeza
|
320 DP
|
7,5 Kg
|
*Esses trajes não acrescentam em nada sua defesa ou qualquer
outro elemento da ficha do personagem. Porém se você possuir um
traje de frio em um lugar que esteja nevando, talvez isso melhore sua
capacidade de sobreviver a essas diversidades (Os trajes servem mais
para a parte de interpretação da história, podem vir a ser muito
importantes em certas situações que o mestre crie).
Roupas e casacos feitos com pelagem de animais concedem um bônus
de +1 a +10 de resistência contra o frio, esses tipos de roupas são
disponibilizados pelo mestre, ele poderá colocar à venda, e deverá
colocar essa variação de bônus nas roupas. Mas existe alguns
exemplos, que estão na tabela a seguir:
Peso
|
Tipo de Roupa
|
Res. Frio
|
3 Kg
|
Casaco de Pele de Lobo
|
+2
|
2 Kg
|
Cachecol de Raposa
|
+1
|
3 Kg
|
Botas de Pelo (Qualquer Animal)
|
+2
|
8 Kg
|
Manto de Pele de Leão
|
+7
|
2,5 Kg
|
Blusa de Algodão
|
+1
|
3 Kg
|
Blusa de Couro de Cobra
|
+1
|
6 Kg
|
Casaco de Couro Grosso
|
+8
|
9 Kg
|
Casaco Revestido de Couro com Pano
|
+10
|
6 Kg
|
Manto de Pelo de Urso
|
+4
|
Como podem reparar, não está com preço especificado nesses
itens, pois são incomuns, e só certas regiões que vendem, então o
mestre decidirá o preço que acha justo quando alguém chegar a uma
cidade que venda algum desses itens ou outro que o mestre crie com
esse mesmo propósito.
Equipamentos de Aventura
Equipamentos de Aventura
Item
|
Custo
|
Peso
|
Baú
|
5 DP
|
13 Kg
|
Algemas
|
15 DP
|
1 Kg
|
Anzol
|
1 DC
|
0,1 Kg
|
Vara de Pesca
|
50 DC
|
3 Kg
|
Caneta Tinteiro
|
10 DC
|
0,1
|
Cantil
|
1 DP
|
2 Kg
|
Corda (20 Metros)
|
3 DP
|
7 Kg
|
Corda de Seda (20 Metros)
|
15 DP
|
3 Kg
|
Escada (5 Metros)
|
20 DC
|
14 Kg
|
Corrente (3 Metros)
|
35 DP
|
2 Kg
|
Espelho Pequeno
|
80 DB
|
0,25 Kg
|
Frasco (Vazio)
|
3 DC
|
0,75 Kg
|
Lenha (Para 1 dia)
|
1 DC
|
10 Kg
|
Mochila (Vazia)
|
2 DP
|
1 Kg
|
Óleo (500 ml)
|
10 DC
|
0,5 Kg
|
Folha de Pergaminho
|
2 DC
|
-
|
Comida para Viagem (Dura 1 dia)
|
15 DC
|
0,5 Kg
|
Rede de Pesca (5M/5M)
|
5 DP
|
2,5 Kg
|
Tinta (Vidro de 50 ml)
|
10 DP
|
0,1 Kg
|
Vela
|
1 DC
|
-
|
Pote pequeno de Vidro
|
1 DP
|
0,5 Kg
|
Ampulheta
|
25 DP
|
0,5 Kg
|
Balança de Mercador
|
3 DP
|
0,5 Kg
|
Instrumento Musical
|
50 DP
|
1,5 Kg
|
Lente de Aumento
|
100 DP
|
-
|
Luneta
|
1500 DP
|
0,5 Kg
|
*Lente de Aumento - (Aumenta o tamanho de objetos em 4 vezes,
dando +5 de bônus em Observar).
*Luneta - (Permite ver 2 vezes mais longe, ganhando +5 em
observar).
*O jogador pode querer comprar algum item diferente para fins de
história e interpretação, para ajudar na aventura ou para outros
fins. Para isso o jogador deve pedir ao mestre e ele dirá se têm o
item procurado na loja, o valor e o peso. O mestre pode seguir um
padrão, que para itens simples pode ser cobrado de 1 a 100 DC, itens
mais complexos ou grandes 1 a 100 DB e itens raros ou que ele julgue
que seria caro e de difícil acesso de 1 a 100 DP ou até mais se
assim ele desejar.