O Mestre da Frieza: Como Adaptar Gustavo Fring para um Vilão Icônico em Tormenta 20
Prepare-se para introduzir em sua campanha de Tormenta 20 um dos vilões mais calculistas e implacáveis da televisão, capaz de desestabilizar...
Prepare-se para introduzir em sua campanha de Tormenta 20 um dos vilões mais calculistas e implacáveis da televisão, capaz de desestabilizar os heróis sem sequer levantar a voz.

Trazer vilões icônicos de outras mídias para o RPG de mesa é uma excelente forma de enriquecer suas campanhas, oferecendo aos jogadores figuras memoráveis e desafios que transcendem o combate direto. Gustavo Fring, o enigmático chefe da operação de Los Pollos Hermanos de Breaking Bad e Better Call Saul, é a personificação da frieza calculista, da inteligência estratégica e da crueldade velada. Sua habilidade em construir um império criminoso sob uma fachada de respeitabilidade o torna um antagonista perfeito para Tormenta 20, onde a manipulação e a intriga podem ser tão letais quanto uma espada mágica.
Para adaptar Fring ao universo de Arton, concebemos uma ficha que reflete sua complexa personalidade e suas habilidades de planejamento e controle. Ele é uma combinação de Especialista (Operações) e Nobre (Comandante), classes que juntas representam sua maestria em organizar operações clandestinas, gerenciar uma vasta rede de contatos e exercer uma autoridade inquestionável sobre seus subordinados, tudo isso enquanto mantém uma mente afiada e um autocontrole impecável. Abaixo, você encontrará a ficha completa para Gustavo Fring, pronta para ser inserida em sua mesa:
Gustavo Fring, O Mestre da Frieza
Chefe da Distribuição Subterrânea
"Um homem deve ter princípios."
Nível 17
- Classe: Especialista (Operações) 10 / Nobre (Comandante) 7
- Raça: Humano (adaptação genérica para vilões de séries)
- Tendência: Leal e Maligno
Atributos
- Força: 8 (-1)
- Destreza: 16 (+3)
- Constituição: 14 (+2)
- Inteligência: 22 (+6)
- Sabedoria: 16 (+3)
- Carisma: 20 (+5)
Defesas e Resistências
- Classe de Armadura (CA): 30 (10 + 3 DES + 4 Armadura + 9 Nível/2 + 4 bônus diversos)
- Pontos de Vida (PV): 200
- Pontos de Magia (PM): 60
- Resistência a Dano: Nenhuma
- Testes de Resistência: Fortitude +10, Reflexos +12, Vontade +14
- Imunidades: Medo (por controle emocional e força de vontade)
- Vulnerabilidades: Nenhuma específica, mas pode ser pego desprevenido se seus planos falharem catastroficamente.
Habilidades e Poderes Especiais
- Especialista (Operações):
- Mestre das Operações: +5 em testes de Investigação, Furtividade e Enganação.
- Perícia Otimizada (x6): Recebe +5 em Enganação, Intimidação, Diplomacia, Investigação, Percepção e Ladinagem.
- Conhecimento de Campo (1 PM): Uma vez por dia, +2 em Inteligência por uma cena.
- Análise Perfeita (10 PM): Como uma ação livre, +5 em todos os testes de perícia por uma cena.
- Contatos (Especialista): Tem acesso a vastos recursos mundanos, informações e a uma rede de informantes leais.
- Nobre (Comandante):
- Presença Nobre: +2 em testes de Carisma.
- Poder da Liderança (básico): Aliados a até 9m de distância recebem +1 em ataques e testes de perícia.
- Ordens de Comando: Uma vez por rodada (ação livre), pode dar uma ação de movimento ou padrão para um aliado próximo.
- Discurso que Impulsiona (2 PM): Ação de movimento. Aliados em alcance curto recebem +1d6 de dano por 1 rodada.
- Autoridade Inquestionável (Nobre): Pode gastar PMs para compelir NPCs a obedecer suas ordens (teste de Carisma vs. Vontade do alvo).
- Poderes Gerais:
- Acuidade com Arma: Usa Destreza para rolagens de ataque com armas leves (faca).
- Esquiva: +2 na Classe de Armadura.
- Vitalidade: +2 Pontos de Vida por nível (+34 PV totais).
- Vontade de Ferro: +2 em testes de Vontade.
- Foco em Perícia (x3): Enganação, Intimidação e Investigação (+2 em cada).
- Mente Brilhante (Poder Geral): +2 em testes de Inteligência e Sabedoria.
Ataques e Ações
- Iniciativa: +9 (3 DES + 6 INT)
- Corpo a Corpo:
- Faca de Abate (especial): +17 (Nível/2 + 3 DES + 2 Foco/Treinado + 4 Acuidade). Dano 1d4+3 (DES) + 1d8 (veneno) perfurante. Crítico x3.
- À Distância:
- Pistola Leve Oculta (silenciada): +18 (Nível/2 + 3 DES + 2 Foco/Treinado + 5 Pontaria). Dano 1d6+3 perfurante. Crítico 19/x2. Alcance Curto.
- Ações Especiais:
- "Eu Sou o Perigo" (Ação Padrão, 5 PM): Todos os inimigos em alcance médio devem fazer um teste de Vontade (CD 15 + CAR). Se falharem, ficam Abalados por 1d4 rodadas. Se falharem por 5 ou mais, ficam Apavorados. (Uma vez por cena).
- Manipulação Cruel (Ação Padrão, 3 PM): Faz um teste de Enganação vs. Vontade do alvo. Se passar, o alvo fica Complacente ou Fascinado por Gustavo por 1d4 rodadas (CD 15 + CAR).
- Plano Infalível (Ação Completa, 10 PM): Prepara uma contingência. Na próxima rodada, Gustavo ou um aliado em alcance curto pode refazer um teste de perícia (mantendo o melhor resultado) ou receber +5 em um teste de ataque ou magia.
Equipamentos e Itens Especiais
- Terno Impecável: (Conta como Couraça de Couro Reforçada - Bônus +4, Penalidade -2, mas customizado para ter penalidade 0 para Furtividade e Enganação).
- Faca de Abate: Uma faca cerimonial e extremamente afiada. Causa 1d8 de dano de veneno por rodada em quem for ferido, além do dano normal, até que a hemorragia seja estancada (teste de Cura CD 20).
- Pistola Leve Oculta: Silenciada e de design discreto. Concede +2 em testes de Furtividade para escondê-la.
- Comunicação Criptografada: Dispositivos que impedem a interceptação de suas conversas.
- Recursos Ilimitados: Assume-se que tem acesso a fundos, veículos, armas e subalternos quando necessário.
Comportamento e Táticas
Gustavo Fring é um estrategista paciente e meticuloso, não um brutamontes. Ele nunca se expõe diretamente ao perigo, preferindo que seus inimigos caiam em suas armadilhas, sejam manipulados por sua influência ou eliminados por seus capangas e burocratas leais. Em combate, sua calma é inabalável; ele analisará a situação e dará ordens precisas, utilizando a Intimidação e a Manipulação Cruel para desestabilizar os adversários e controlar o campo de batalha indiretamente. Se for forçado a lutar, sua pistola oculta e a Faca de Abate são usadas com precisão mortal para momentos de terror psicológico ou emergência. Ele sempre tem um plano de fuga e contingências, tornando-o quase impossível de ser pego totalmente de surpresa.
Histórico Resumido
Gustavo Fring é um imigrante misterioso (talvez de uma nação distante de Arton, ou mesmo de outro plano) que construiu um império culinário (como a famosa rede de "Frangos Hermanos" em Arton) como fachada para uma vasta e lucrativa operação clandestina. Sua inteligência, paciência e crueldade o tornaram uma figura lendária e temida no submundo. Motivado por uma vingança fria e o desejo de controle absoluto, ele mantém uma fachada de respeitabilidade, mas é capaz das maiores atrocidades a sangue frio, sempre com um sorriso cortês. Ele é o verdadeiro arquiteto da desgraça, capaz de derrubar reinos e reputações com um movimento sutil e devastador.
Sugestões para Mestres
Incorporar Gustavo Fring em sua campanha de Tormenta 20 é uma jornada em si, pois ele não deve ser um vilão para um confronto direto de combate. Em vez disso, Fring é o cérebro por trás de uma guilda de ladrões, uma organização de tráfico de artefatos proibidos, um sindicato de assassinos ou até mesmo um culto que utiliza sua vasta influência e recursos. Os aventureiros podem, a princípio, lidar apenas com as consequências de suas ações ou com seus inúmeros subordinados, gradualmente desvendando a rede de intrigas até chegar ao "homem do frango" (ou seja lá qual for sua fachada em Arton).
Os encontros com Gustavo podem começar em eventos sociais de alto nível, onde ele se apresenta como um benfeitor da comunidade, ou em situações tensas onde sua influência é palpável, mas sua verdadeira natureza permanece oculta. O verdadeiro desafio reside em desmantelar seu império através de investigação, diplomacia, sabotagem e subterfúgios, pois confrontá-lo diretamente é um convite para ser enquadrado, ter entes queridos ameaçados, ou ser vítima de um de seus planos infalíveis. Ele pode operar em qualquer reino de Arton, desde que haja riqueza e fragilidade social para explorar, sendo um mestre da corrupção em Galrasia, um negociante sombrio em Wynna, ou o poder oculto por trás de uma família nobre em Deheon. Explore a dualidade de sua persona e a profundidade de sua crueldade para criar uma ameaça verdadeiramente inesquecível!