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Desvendando o Cérebro Por Trás da Magia: Jace Beleren como Confidente no Mundo das Trevas

Prepare-se, mestre, para convidar um intelecto sem igual e um manipulador de mentes para a sua mesa, transformando a dinâmica de qualquer cr...

Prepare-se, mestre, para convidar um intelecto sem igual e um manipulador de mentes para a sua mesa, transformando a dinâmica de qualquer crônica do Mundo das Trevas.

Desvendando o Cérebro Por Trás da Magia: Jace Beleren como Confidente no Mundo das Trevas

Trazer personagens icônicos de outros universos para o cenário sombrio e gótico de Mundo das Trevas é uma arte que enriquece imensamente a narrativa. Não se trata apenas de 'importar' um herói, mas de adaptá-lo de forma que seus poderes, personalidade e motivações se encaixem organicamente na teia de intrigas e mistérios de sua crônica. Um 'Aliado ou Confidente' é um tipo de NPC que pode ser um pilar de apoio para os personagens jogadores, uma fonte de informação vital, ou até mesmo um guia enigmático em situações complexas. Eles não roubam o protagonismo, mas oferecem um leque de possibilidades para a interação e o desenvolvimento da história.

Apresentamos Jace Beleren, o Planeswalker mestre da telepatia e das ilusões, adaptado para o sistema Storyteller. Ele é mais do que um mero lutador; Jace é um manipulador de informações, um estrategista sagaz e um recurso mental inestimável. Sua ficha foi desenhada para refletir sua essência, tornando-o um NPC robusto e versátil, pronto para ser introduzido em qualquer cenário do Mundo das Trevas – seja como um vampiro Lasombra com dons mentais aprimorados, um mago da Ordem de Hermes buscando conhecimento proibido, ou um humano despertado com incríveis capacidades psíquicas.

JACE BELEREN

O Planeswalker Mentalista

Natureza: Solitário

Comportamento: Calculista

Conceito: Mestre Telepata e Investigador Arcano

Força de Vontade: 8

Saúde: Normal, Ferido (-1), Lesionado (-1), Machucado (-2), Espancado (-2), Aleijado (-5), Incapacitado

Níveis de Dano: Jace pode absorver (soak) dois dados de dano contundente ou letal com seu Vigor.

Atributos

  • Força:
  • Destreza: •••
  • Vigor: ••
  • Carisma: •••
  • Manipulação: ••••
  • Aparência: ••
  • Percepção: ••••
  • Inteligência: •••••
  • Raciocínio: •••

Habilidades

  • Talentos
    • Prontidão •••
    • Empatia •••
    • Expressão ••
    • Intimidação ••
    • Manha ••••
  • Perícias
    • Etiqueta •••
    • Furtividade •••
    • Condução ••
    • Luta •
    • Armas Brancas •
  • Conhecimentos
    • Acadêmicos ••••
    • Investigação •••
    • Ocultismo ••••
    • Política •••
    • Ciência •••

Vantagens

  • Antecedentes
    • Aliados ••• (Rede de informantes em segredo)
    • Contatos •••• (Academia, submundo, planos distantes)
    • Recursos •••• (Acesso a informações e itens esotéricos)
    • Mentor ••• (Figuras arcanas ou planos superiores)
  • Méritos
    • Memória Eidética (3 pts): Lembra-se de tudo o que viu e ouviu.
    • Vontade Forte (3 pts): Ganha 3 dados extras para testes de Força de Vontade.
    • Foco (1 pt): Excelente concentração em tarefas mentais.

Desvantagens

  • Defeitos
    • Curiosidade Excessiva (2 pts): Constantemente atraído por mistérios e segredos.
    • Inimigos (3 pts): Outros Planeswalkers ou organizações arcanas que o caçam.

Poderes Especiais (Psionismo / Magia Mental)

  • Telepatia (Nível 4)
    • Ler Mentes: Jace pode ler pensamentos superficiais ou profundos. Teste: Inteligência + Empatia (Dificuldade: Vigor + Força de Vontade do alvo). Gasta 1 ponto de Força de Vontade para pensamentos profundos.
    • Comunicação Telepática: Comunica-se mentalmente com até cinco pessoas ao alcance da fala. Não exige teste, salvo para superar barreiras mentais.
    • Projeção de Ilusões: Cria ilusões sensoriais convincentes. Teste: Manipulação + Ocultismo (Dificuldade: Percepção + Prontidão do alvo). Ilusões que causam dano ilusório ou afetam múltiplos sentidos custam 1 ponto de Força de Vontade.
  • Amnésia (Nível 3)
    • Apagar Memórias: Remove ou altera memórias recentes. Teste: Manipulação + Manha (Dificuldade: Raciocínio + Força de Vontade do alvo). Gasta 1 ponto de Força de Vontade.
    • Sugestão Pós-Hipnótica: Implanta sugestões. Teste: Carisma + Expressão (Dificuldade: Força de Vontade do alvo). Gasta 1 ponto de Força de Vontade.
  • Defesas Mentais (Nível 2)
    • Mente Impenetrável: +2 dados para resistir a ataques mentais ou invasões. Passivo.
    • Escudo Mental: Gasta 1 ponto de Força de Vontade para anular um único efeito mental direcionado a ele.

Ataques e Ações

  • Conflito Mental (Ação Especial): Jace pode sobrecarregar a mente de um oponente. Teste: Inteligência + Ocultismo (Dificuldade: Vigor + Força de Vontade do alvo). Cada sucesso inflige um nível de dano não-letal (desorientação, dor de cabeça intensa, perda de consciência). Dano agravado em alvos com baixa Força de Vontade.
  • Engano Ilusório (Ação Padrão): Distrai, confunde ou causa pânico. Pode gerar penalidades nos testes do alvo (-1 ou -2 dados) ou impedir ações por um turno. Teste: Manipulação + Ocultismo.
  • Fuga Rápida (Planeswalking Adaptado): Jace pode 'desaparecer' rapidamente. Ação complexa de Furtividade + Telepatia, exigindo 3 sucessos em um turno para desvencilhar-se ou se teletransportar para um local seguro conhecido (custo: 1 ponto de Força de Vontade).

Equipamento

Cajado arcano (ornamental, foco para poderes), trajes finos e discretos, diário de anotações e grimórios de estudo, um deck de Magic: The Gathering.

Comportamento e Táticas

Jace evita o confronto físico, preferindo engano, desorientação e controle mental. Ele desabilitará inimigos perigosos mentalmente, criará ilusões para confundir e reunirá informações antes do embate. Planejador estratégico, sempre pensa à frente e usa a telepatia para antecipar ameaças. Sua prioridade é a informação e a segurança, e ele não hesita em fugir se a situação se tornar insustentável.

Histórico Resumido

Jace Beleren é um mestre da telepatia e das ilusões, um intelecto insaciável que viaja entre planos, desvendando mistérios do Multiverso. Sua busca por conhecimento o envolveu em conspirações e conflitos interplanares. Poderoso, mas assombrado por seu passado e pelo peso de suas responsabilidades, Jace carrega um senso de isolamento. Ele busca a verdade acima de tudo, disposto a fazer o que for preciso para descobri-la, mesmo que isso o leve aos recantos mais sombrios da existência.

Sugestões para Mestres

Incorporar um personagem como Jace Beleren em sua crônica de Mundo das Trevas pode abrir um leque de possibilidades narrativas. Considere-o como uma 'porta' para informações que os personagens talvez não consigam por meios convencionais, um 'detetive psíquico' que pode desvendar enigmas complexos, ou um 'conselheiro enigmático' para aqueles que precisam de uma mente brilhante para navegar por tramas políticas ou sobrenaturais. Jace pode ser o catalisador para uma nova linha de missões, pedindo ajuda aos jogadores para resolver um mistério que transcende as barreiras do plano mortal, ou se tornando um alvo de facções poderosas que desejam seus dons.

Lembre-se de equilibrar o poder de Jace para que ele não ofusque os protagonistas. Ele deve ser um recurso, não a solução para todos os problemas. Talvez ele só ajude mediante um preço (informações, favores), ou talvez suas motivações o levem a desconfiar dos jogadores em certos momentos, criando uma dinâmica de alianças frágeis. Use-o para inspirar os jogadores a pensar fora da caixa, a valorizar a inteligência e a estratégia tanto quanto a força bruta, e a mergulhar ainda mais fundo nos mistérios que permeiam o Mundo das Trevas. Sua presença pode elevar sua mesa, transformando encontros comuns em momentos memoráveis e impactantes.

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