Invoque o Horror: Transformando Monstros Cinematográficos em Ameaças Épicas de Pathfinder 2e
Liberte o pavor das telonas em sua mesa de RPG, adaptando ícones do horror cinematográfico para desafiar e aterrorizar seus jogadores como n...
Liberte o pavor das telonas em sua mesa de RPG, adaptando ícones do horror cinematográfico para desafiar e aterrorizar seus jogadores como nunca antes.

Como mestres experientes, sabemos que a chave para uma campanha memorável reside na capacidade de surpreender e envolver os jogadores. E que melhor forma de fazer isso do que introduzindo uma ameaça familiar, porém transmutada, que ressoa com um medo primal já estabelecido? Monstros clássicos de horror de universos cinematográficos, como o predador interdimensional de certos filmes de ficção científica ou a criatura lovecraftiana que espreita nas sombras do Subverso, oferecem um repertório vasto de inspiração para suas mesas de Pathfinder 2e.
A beleza de adaptar essas criaturas reside em sua iconografia e no imaginário coletivo que já as rodeia. Seus jogadores reconhecerão a essência da ameaça, o que instantaneamente eleva a tensão e o senso de perigo. Não se trata apenas de colocar uma ficha de monstro diante deles, mas de evocar o suspense, a perseguição implacável e o horror existencial que esses seres representam nas telas. Para adaptar efetivamente, foque menos em replicar o enredo exato do filme e mais em capturar a 'sensação' que o monstro provoca: sua brutalidade, sua astúcia, seu caráter imparável.
Ao trazer essas criaturas para o Pathfinder, é crucial manter a coerência com as regras do sistema, ao mesmo tempo em que se infunde a identidade única do monstro. Pense em suas táticas de caça, suas peculiaridades biológicas e como essas características se traduziriam em habilidades e ações. A seguir, apresento uma ficha de monstro completa, inspirada em uma criatura cinematográfica de horror que encarna a fome e a predação interdimensional, pronta para ser jogada em sua próxima sessão.
O Espreitador do Limiar
Aberração Grande, Caótica e Maligna
Nível de Ameaça 12
Percepção
+23; Visão no escuro, Sentir vibrações 30 pés
Habilidades
Acrobacia +20, Atletismo +25, Furtividade +24, Intimidação +23, Sobrevivência +21
Força +7, Destreza +4, Constituição +6, Inteligência -2, Sabedoria +5, Carisma +5
Defesas
CA 32; Fort +24, Ref +20, Vont +21
HP 220; Imunidades Medo, Paralisado; Resistências Físico (perfurante, cortante) 10, Magia 10; Vulnerabilidades Sônico 5
Deslocamento
30 pés, escalada 20 pés
Ataques Básicos
- [A] Mandíbulas +27 (ágil, alcance 10 pés), Dano 3d8+10 perfurante mais Agarrar
- [A] Garra +27 (ágil, alcance 10 pés), Dano 2d10+7 cortante
Habilidades Especiais
- [A][A][A] Ataque Frenético (Flurry of Bites): O Espreitador faz duas Strikes de Mandíbulas e uma Strike de Garra em qualquer ordem. Cada Strike usa o mesmo modificador de ataque, mas a penalidade de ataque múltiplo aumenta após cada Strike.
- Agarrar (Mandíbulas): Quando O Espreitador atinge uma criatura com sua Mandíbula, ele pode tentar Agarrá-la como uma ação livre.
- [A] Dreno de Essência (Draining Essence) (magia, necromancia): O Espreitador tenta drenar a vitalidade de uma criatura agarrada. O alvo deve fazer uma salvaguarda de Fortitude CD 32.
- Sucesso Crítico: O alvo não é afetado.
- Sucesso: O alvo recupera 1d8 HP.
- Falha: O alvo sofre 3d6 dano necrótico e fica Doente 1.
- Falha Crítica: O alvo sofre 6d6 dano necrótico e fica Doente 2, e o Espreitador recupera metade do dano causado como HP.
- [A][A] Abraço Dimensional (Dimensional Embrace) (teletransporte, conjuração): O Espreitador pode se teletransportar até 30 pés para um espaço vazio que possa ver. Se estiver Agarrando uma criatura, ele pode levá-la consigo.
- [A] Rugido Aterrorizante (Terrifying Roar) (aura, emoção, medo, mental, auditivo): [Recarga 1d4 Rodadas] O Espreitador emite um rugido ensurdecedor. Todas as criaturas em um cone de 30 pés devem fazer uma salvaguarda de Vontade CD 32.
- Sucesso Crítico: Nenhuma.
- Sucesso: Fica Assustado 1.
- Falha: Fica Assustado 2 e Fugitivo por 1 rodada.
- Falha Crítica: Fica Assustado 3 e Fugitivo por 1 minuto.
Comportamento em Combate e Táticas
O Espreitador do Limiar é um predador puro. Ele se move furtivamente, usando sua velocidade de escalada e Abraço Dimensional para flanquear e isolar alvos. Prioriza agarrar e drenar alvos mais fracos ou conjuradores, visando eliminar ameaças mágicas rapidamente. Utiliza seu Rugido Aterrorizante para espalhar o caos e separar os oponentes, atacando quem estiver mais vulnerável ou com medo. Se encurralado ou gravemente ferido, pode usar Abraço Dimensional para recuar e se reposicionar, ou até mesmo fugir para outro plano se a situação for desesperadora.
Lore Resumido
Originário de um plano de existência sombrio e distorcido, conhecido apenas como o "Subverso" (ou "O Avesso"), o Espreitador do Limiar é uma criatura de pura fome e instinto predatório. Ele surge quando as barreiras entre os mundos enfraquecem, atraído pela vida e pela energia vital. Desprovido de intelecto complexo, sua motivação é unicamente caçar, consumir e perpetuar a anarquia de sua dimensão. Sua aparência grotesca, com uma cabeça que se abre como uma flor carnívora revelando camadas de dentes e uma boca em forma de funil, é um testamento de sua natureza horripilante. Alguns teorizam que são arautos de entidades maiores, enquanto outros acreditam que são simplesmente aberrações que se alimentam da sanidade e da vida.
A Ficha Técnica que você acabou de ver é um exemplo concreto de como adaptar uma ameaça do cinema para suas mesas de Pathfinder 2e.
Mas não pare na ficha! O verdadeiro horror vem da forma como você orquestra o encontro. Utilize a furtividade e a mobilidade do Espreitador para criar uma sensação de perseguição incessante. Ele não precisa estar sempre visível para ser uma ameaça; sons estranhos, objetos desaparecidos e a revelação de seus ataques brutais são mais do que suficientes para construir a atmosfera. Considere cenários onde os jogadores estão confinados, com poucas opções de fuga, intensificando a claustrofobia e o desespero.
Incorpore o monstro de forma a afetar a sanidade ou os recursos dos jogadores antes mesmo do combate final. Encontros menores com "filhotes" ou evidências de sua dieta macabra podem pavimentar o caminho para a revelação da ameaça principal. Lembre-se, o medo do desconhecido e do inescapável é uma ferramenta poderosa. Ao usar monstros clássicos de horror, você não apenas desafia seus jogadores em combate, mas também toca em seus medos mais profundos, criando momentos de RPG verdadeiramente inesquecíveis.