Despertando o Horror: O Horrendo Revivido – Um Constructo Aterrorizante para D&D 5e
Prepare-se para introduzir o pavor visceral dos filmes de terror em sua mesa, com um constructo que redefine a monstruosidade e desafia a sa...
Prepare-se para introduzir o pavor visceral dos filmes de terror em sua mesa, com um constructo que redefine a monstruosidade e desafia a sanidade dos seus jogadores.

Como mestres veteranos, sabemos que as criaturas mais memoráveis nem sempre são dragões ou demônios de alto escalão. Às vezes, o verdadeiro terror reside naquilo que é familiar, mas distorcido, no profano que ganha vida através de meios antinaturais. É por isso que mergulhar no universo dos filmes de terror e suspense para criar monstros do tipo constructo ou golem pode ser uma mina de ouro de inspiração para D&D 5ª Edição. A atmosfera de filmes como Frankenstein, O Experimento de Dr. Giggles ou até mesmo o conceito de um corpo reanimado de Re-Animator, oferece uma base rica para um inimigo que é tanto uma aberração da ciência quanto da magia.
A beleza de um constructo de terror está em sua origem. Ele não nasce, é feito. Seja costurado a partir de cadáveres profanados, montado com peças mecânicas enferrujadas e óleo sujo, ou animado por uma alma aprisionada, sua existência por si só é uma afronta à ordem natural. Isso permite ao mestre criar um pano de fundo sombrio, com elementos de mistério, alquimia proibida ou necromancia insana que podem impulsionar uma campanha inteira, mergulhando os jogadores em dilemas morais e encontros verdadeiramente perturbadores.
O Horrendo Revivido
Constructo Grande, Neutro e Maligno
---
Classe de Armadura 14 (Armadura Natural)
Pontos de Vida 147 (14d10 + 70)
Velocidade 9m
---
---
Testes de Resistência Con +8
Resistências a Dano contundente, perfurante e cortante de ataques não mágicos; psíquico, veneno
Vulnerabilidades a Dano fogo
Imunidades a Condição exausto, amedrontado, paralisado, petrificado, envenenado, inconsciente
Sentidos Visão no Escuro 18m, Percepção Passiva 10
Idiomas compreende os idiomas de seu criador, mas não fala
Nível de Desafio 8 (3.900 XP)
---
Habilidades Especiais
Vigor Profano. O Horrendo Revivido recupera 10 pontos de vida no início de cada um de seus turnos, desde que possua pelo menos 1 ponto de vida e não esteja imerso em fogo.
Reparado Imperfeitamente. O Horrendo Revivido tem vulnerabilidade a dano de fogo. Magias que curam pontos de vida causam dano necrótico a ele equivalente à quantidade que seria curada, em vez de restaurar pontos de vida. Qualquer dano necrótico causado ao Horrendo Revivido o cura em vez de feri-lo, até o seu máximo de pontos de vida.
Aura do Pavor. Qualquer criatura hostil que começar seu turno a até 3 metros do Horrendo Revivido deve ser bem-sucedida em um teste de resistência de Sabedoria CD 15 ou ficará amedrontada até o início de seu próximo turno. Se o teste de resistência for bem-sucedido, a criatura é imune à Aura do Pavor de qualquer Horrendo Revivido por 24 horas.
Construção Indiferente. O Horrendo Revivido não precisa comer, beber ou dormir.
Ações
Multiataque. O Horrendo Revivido faz dois ataques de Pancada.
Pancada. Ataque Corpo a Corpo com Arma: +8 para atingir, alcance 1,5m, um alvo. Acerto: 14 (2d8 + 5) de dano contundente mais 4 (1d8) de dano necrótico.
Comportamento em Combate e Táticas
O Horrendo Revivido é uma força bruta de destruição, desprovido de medo ou misericórdia. Ele avança implacavelmente contra o alvo mais próximo, usando sua Aura do Pavor para desorientar e amedrontar seus inimigos, tornando-os alvos mais fáceis. Ele prioriza combatentes corpo a corpo e conjuradores que parecem lançar magias de cura, buscando subvertê-las com sua habilidade Reparado Imperfeitamente. Se confrontado com fogo, ele tentará se mover para longe do ataque ou focar no atacante, mas sua programação ou instintos geralmente o impulsionam a continuar o ataque. Sua Vigor Profano o torna surpreendentemente resistente, transformando cada combate em uma batalha de atrito exaustiva.
Lore Resumido
O Horrendo Revivido é o produto de experimentação insana, uma amálgama profana de carne, osso e talvez até alguns componentes mecânicos, costurados e unidos por um poder vil ou uma ciência herética. Seus criadores, muitas vezes necromantes loucos ou alquimistas reclusos, buscaram desafiar a morte ou criar o servo definitivo, mas geralmente colheram apenas o terror. Cada parte de seu corpo grotesco guarda a memória de sua morte original, mas sua nova 'vida' é dominada por uma dor agonizante, uma raiva primordial ou um comando distorcido. Ele pode vagar sem rumo, impulsionado por fome, dor ou a sombra da vontade de seu criador, deixando um rastro de desespero e corpos mutilados em seu caminho.
Sugestões para Mestres
Integrar o Horrendo Revivido em sua campanha pode criar momentos de tensão inesquecíveis. Considere-o como o guardião de um laboratório proibido, o resultado de um experimento que saiu terrivelmente errado em uma vila isolada, ou o alvo de uma caçada desesperada por parte de aldeões aterrorizados. Para adicionar profundidade, o Horrendo Revivido pode ser mais uma vítima do que um vilão: talvez ele esteja buscando apenas alívio de sua existência torturada, ou talvez seu criador ainda esteja vivo e precise ser detido antes que ele possa criar mais abominações. Um confronto final em um cemitério à noite, sob uma tempestade, com relâmpagos iluminando sua silhueta macabra, seria um cenário perfeito para este monstro digno de um filme de terror. Lembre-se, o medo não vem apenas do dano que ele causa, mas da repugnância e do desespero que sua mera presença inspira, elevando a experiência para o próximo nível.