Desvendando o Papiro Mística: Guia Completo para Mestres e Jogadores
Das profundezas de uma tumba esquecida, ergue-se um artefato de poder incalculável. O Papiro Mística sussurra segredos antigos de manipulaçã...
Das profundezas de uma tumba esquecida, ergue-se um artefato de poder incalculável. O Papiro Mística sussurra segredos antigos de manipulação elemental, esperando um toque para moldar o próprio metal e a força invisível do magnetismo.

Papiro Mística: O Controlador de Ferros e Forças
O Papiro Mística não é meramente um pergaminho; é uma relíquia viva, infundida com a essência de uma ciência arcana há muito perdida, ou talvez uma divindade menor esquecida que presidia sobre as ligas e o campo magnético do mundo. Sua superfície, apesar de milênios, é de um brilho metálico sutil, e seus hieróglifos internos parecem vibrar com uma energia contida.
Origem e Descoberta
A lenda conta que o Papiro foi criado pelos Sacerdotes do Ferro da antiga Xylos, para canalizar e harmonizar as energias telúricas do planeta, utilizando-as na construção de suas megalópoles flutuantes e defesas impenetráveis. Quando o Grande Cataclismo varreu Xylos, o Papiro foi selado em uma câmara de estase, destinado a aguardar o "Despertar dos Metais". Foi redescoberto por uma expedição de arqueólogos e aventureiros, liderada pela renomada Mestra Elara Vesper, em uma tumba submersa recentemente acessível por uma anomalia sísmica, intacto e pulsando com poder latente.
Poderes do Artefato: O Magnetismo à Sua Vontade
O Papiro Mística permite ao seu portador a maestria sobre o magnetismo e, por extensão, o controle sobre objetos metálicos. É um item raro de alta raridade (Lendário) e requer sintonia (attunement). Uma vez sintonizado, o portador sente uma leve corrente elétrica fluindo em suas veias, e metais próximos parecem sussurrar para sua mente.
- Aura Magnética (Ação Bônus): O portador pode sentir a presença de metais não preciosos a até 30 metros de distância, ignorando barreiras finas. Isso também revela campos magnéticos naturais ou artificiais.
- Tração/Repulsão Menor (Ação): O portador pode atrair ou repelir um objeto metálico solto com peso de até 5 kg a até 18 metros. O movimento é lento e controlado, até 3 metros por turno. Pode ser usado para desarmar criaturas que seguram armas metálicas, que devem fazer uma Jogada de Resistência de Força (CD 15) para manter o item.
- Ponte e Barreira de Metal (Ação, Requer Concentração): Gastando 1 Carga, o portador pode manipular uma grande quantidade de metal (até 500 kg) em um raio de 9 metros. Pode, por exemplo, levantar uma porta de ferro pesada, soldar duas peças de metal soltas, ou criar uma barreira temporária de escombros metálicos (que oferece +2 de cobertura para quem está atrás) ou até mesmo uma ponte de até 6 metros de comprimento e 1,5 metros de largura, feita de metal previamente existente. Dura por 1 minuto ou até a concentração ser quebrada.
- Desmagnetizar (Reação, 3 Cargas): Quando alvo de um ataque de uma arma metálica ou de um efeito que utiliza metal, o portador pode gastar 3 cargas como reação para desmagnetizar a arma ou o efeito. A arma perde suas propriedades mágicas (se houver) e se torna ineficaz por 1 rodada (se for uma arma), ou o efeito metálico é negado completamente. Pode ser usado 1 vez por descanso longo.
Mecânicas de Jogo: Usando o Papiro Mística
O Papiro Mística possui 5 cargas e recupera 1d4+1 cargas por descanso longo. Algumas de suas habilidades mais poderosas gastam cargas, incentivando o uso estratégico. As Jogadas de Resistência são baseadas na sua habilidade de conjuração (Inteligência, Sabedoria ou Carisma, à escolha do GM, geralmente a mais alta do usuário). Falhar em uma Jogada de Resistência contra uma das habilidades do Papiro pode ter consequências variadas, desde a perda de uma arma até ser arremessado por uma explosão magnética.
Impacto na Campanha e Sugestões para Mestres
Este artefato pode ser o pivô de uma campanha inteira. Um culto que busca despertá-lo para seus próprios fins; um império que deseja replicar suas capacidades para construir armas de guerra; ou mesmo uma ferramenta vital para os heróis superarem um obstáculo aparentemente intransponível. Encontros com Golens de Ferro, Guardiões Metálicos ou inimigos usando armaduras pesadas se tornam testes interessantes, onde o Papiro pode ser uma bênção ou um risco, caso caia em mãos inimigas. Questões éticas sobre o poder de moldar a matéria-prima do mundo também podem surgir.
Considerações de Balanceamento
Para manter o Papiro Mística em equilíbrio, o Mestre deve gerenciar as cargas com sabedoria, lembrando que ele não cria metal, apenas o manipula. Inimigos podem ser imunes a efeitos magnéticos (criaturas de pedra ou madeira, elementais). Áreas com magia anti-mágica ou campos de amortecimento de energia podem suprimir seus poderes. A raridade de metais puros ou a presença de ligas exóticas que resistem à manipulação também podem ser fatores limitantes. Além disso, o foco na concentração para habilidades mais complexas oferece uma vulnerabilidade tática aos usuários.