Líquen da Tundra: Uma Ameaça Bestial e Selvagem para D&D 5e (Adaptação de Games)
Desvende a ferocidade primordial e a astúcia territorial do Líquen da Tundra, uma criatura extraída dos confins digitais para a sua mesa de ...
Desvende a ferocidade primordial e a astúcia territorial do Líquen da Tundra, uma criatura extraída dos confins digitais para a sua mesa de D&D 5ª Edição.

Como mestres experientes, sabemos que a introdução de criaturas únicas e memoráveis é a chave para campanhas inesquecíveis. Inspirados na rica tapeçaria dos videogames, que frequentemente nos presenteiam com monstros de design impecável e comportamento instigante, propomos hoje a adaptação de uma entidade que encarna a força bruta e a conexão sinistra com a natureza selvagem. Apresentamos o Líquen da Tundra, uma criatura que evoca o espírito primordial e perigoso das florestas mais antigas e inóspitas, pronto para desafiar seus aventureiros com táticas imprevisíveis e um poder devastador.
LÍQUEN DA TUNDRA
Monstruosidade Grande, Neutro e Mau
Classe de Armadura 16 (armadura natural)
Pontos de Vida 136 (16d10 + 48)
Deslocamento 9 m
FOR 18 (+4) DES 12 (+1) CON 16 (+3) INT 10 (+0) SAB 14 (+2) CAR 10 (+0)
Testes de Resistência For +7, Con +6
Perícias Percepção +5, Furtividade +4, Sobrevivência +5
Resistências a Dano Concussão e perfurante de ataques não mágicos
Imunidades a Dano Veneno, Psíquico
Imunidades a Condição Enfeitiçado, Exausto, Amedrontado, Agarrado, Paralisado, Petrificado, Caído, Restrito
Sentidos Visão no Escuro 18 m, Percepção Passiva 15
Idiomas Silvano, Entende Comum (não pode falar)
Nível de Desafio 8 (3.900 XP)
Andar da Floresta. O Líquen ignora terreno difícil causado por plantas e rochas.
Aura Sombria (Recarga 5-6). Como uma ação bônus, o Líquen pode invocar uma névoa escura em um raio de 9 metros centrada nele. A névoa dura 1 minuto ou até ser dissipada por um vento forte (velocidade de 30 km/h ou mais). Criaturas dentro da névoa têm desvantagem em jogadas de ataque e testes de Percepção baseados em visão. O Líquen é imune a este efeito.
Ligação com a Natureza. Quando o Líquen está em florestas, selvas ou pântanos, ele tem vantagem em testes de Furtividade e pode se esconder como uma ação bônus, mesmo que apenas parcialmente oculto.
Invocação de Corvos (1/Dia). Como uma ação, o Líquen pode invocar 2d4 Corvos Espectrais. Estes corvos têm as estatísticas de um Corvo comum, mas são Imunes a dano de concussão, perfurante e cortante de ataques não mágicos, e causam dano necrótico em vez de perfurante. Eles agem na iniciativa do Líquen e desaparecem após 1 hora ou quando o Líquen morre.
Ações
Ataques Múltiplos. O Líquen faz dois ataques: um com sua Garra e um com seu Galho Vivo.
Garra. Ataque Corpo a Corpo com Arma: +7 para acertar, alcance 1,5 m, um alvo. Dano: 11 (2d6 + 4) de dano cortante.
Galho Vivo. Ataque Corpo a Corpo com Arma: +7 para acertar, alcance 3 m, um alvo. Dano: 9 (1d10 + 4) de dano de concussão. Se o alvo for uma criatura Grande ou menor, ela deve fazer um teste de resistência de Força CD 15 ou será agarrada (escapar CD 15). Enquanto agarrada, a criatura está impedida e sofre 3 (1d6) de dano de concussão no início de cada turno do Líquen. O Líquen pode ter apenas uma criatura agarrada por vez.
Raízes Estranguladoras (Recarga 4-6). O Líquen faz com que raízes espinhosas irrompam do solo em um cubo de 4,5 metros dentro de 18 metros dele. Cada criatura na área deve fazer um teste de resistência de Destreza CD 15. Em uma falha, a criatura sofre 21 (6d6) de dano perfurante e fica impedida até o início do próximo turno do Líquen. Em um sucesso, sofre metade do dano e não fica impedida.
Comportamento em Combate e Táticas
O Líquen da Tundra é um predador territorial e paciente. Ele prefere atacar de surpresa, usando sua Ligação com a Natureza para se ocultar. Inicia o combate usando Raízes Estranguladoras para imobilizar e danificar grupos, seguido por Ataques Múltiplos, priorizando alvos à distância ou curandeiros. Ele usa seu Galho Vivo para agarrar e isolar um inimigo, enquanto o ataca com suas garras. Se a luta for prolongada, ele ativará sua Aura Sombria para dificultar os ataques dos aventureiros e pode invocar Corvos Espectrais para criar distrações e aplicar dano adicional. Ele não hesita em recuar para o terreno denso de sua floresta se estiver em desvantagem, reagrupando e atacando novamente com a vantagem do terreno.Lore Resumido
Os Líquens da Tundra são espíritos antigos e malignos da floresta, nascidos da corrupção ou de locais onde a natureza foi profanada por atos de violência e cobiça. Eles se manifestam como humanoides grotescos feitos de madeira, galhos e musgo, com chifres que se assemelham a troncos retorcidos e olhos brilhantes que parecem espiar do mais profundo negror da floresta. Seu propósito é proteger seu território a qualquer custo, interpretando qualquer intrusão como uma ameaça existencial. Eles se alimentam da vida da floresta, mas também do medo e do desespero dos que ousam invadir seus domínios. São solitários, mas podem comandar a vida selvagem local para seus propósitos, transformando a floresta em um campo de caça mortal.Sugestões para Mestres
Um Líquen da Tundra é um excelente antagonista para aventuras focadas na exploração de florestas antigas, ruínas élficas esquecidas ou terras amaldiçoadas. Ele pode ser o guardião de um artefato valioso, a fonte de uma praga que afeta a vida selvagem local, ou o responsável pelo desaparecimento de aldeões. Para tornar o encontro ainda mais memorável:- Encontro Gradual e Atmosférico: Em vez de um combate direto, use o Líquen para criar uma atmosfera de terror e mistério. Os aventureiros podem encontrar trilhas misteriosas, animais mortos de forma bizarra, sentir uma presença opressora ou avistar vultos e olhos brilhantes na escuridão antes de um confronto direto. Construa a tensão.
 - Defensor da Natureza Corrompida: O Líquen pode não ser inerentemente “malvado” no sentido maniqueísta, mas sim uma força da natureza que defende seu lar de intrusos. Os jogadores podem precisar encontrar uma maneira de acalmar ou desviar o Líquen em vez de simplesmente matá-lo, talvez purificando a fonte de sua corrupção ou desfazendo um antigo ritual que o gerou.
 - Objetivo de Caça Desafiador: Para grupos mais fortes, um Líquen pode ser um alvo de caça contratado por uma cidade próxima, que sofre com seus ataques a caravanas ou postos avançados. A dificuldade reside em rastreá-lo e combatê-lo em seu próprio terreno, onde suas habilidades naturais o tornam um oponente formidável. Considere adicionar minios mais fracos controlados pelo Líquen para aumentar o desafio.
 
Integrar criaturas como o Líquen da Tundra em suas campanhas não só adiciona profundidade e desafio, mas também presta uma homenagem sutil à vastidão de mundos que os videogames nos proporcionaram. Boa caçada, mestres!