RPG Dungeon Evolution | Help RPG
Carregando...

RPG Dungeon Evolution

Fala galera, tudo blz?

Este post é apenas para dar uma introdução sobre o Dungeon Evolution 4.0. Embora já existam outros posts sobre o Dungeon Evolution, um era sobre a versão antiga 3.0 e o último postado foi só falando das novidades da nova versão. Além disso eu recebi um convite para falar sobre o livro na revista Calabouço da Thexuga. Portanto, o assunto abordado aqui estará na revista.

Bem, vamos começar…

Capa do livro Dungeon Evolution.
Capa do livro Dungeon Evolution.

O Início

Tudo começou numa fase em que me viciei em Diablo 3. Eu realmente estava muito perturbado rsrs e jogava isso o dia inteiro. Durante esta fase eu também jogava RPG com meus amigos e como eu sempre gostei de sair criando coisas, de adaptar regras e etc, saiu a ideia de projetar este RPG.

Influenciado pelo Diablo 3 eu adotei ao RPG pedras místicas que podem ser anexadas aos seus itens de equipamento e um mecanismo de sorteio de itens onde o mestre não escolhia as coisas que os personagens jogadores ganhavam durante a aventura, tudo era sorteado através de um sistema que eu desenvolvi. A partir daí nasce o Dungeon Evolution

O RPG Dungeon Evolution

O Dungeon Evolution é um RPG de mesa que tenta mesclar características de jogos de RPG eletrônicos com o RPG tradicional que jogamos. Nele, as classes já tem os seus poderes definidos e ao passar de nível você monta a sua própria árvore de habilidade explorando combinações para tornar o seu personagem poderoso.

Além disso o sistema se difere dos RPGs normalmente encontrados onde os jogadores precisam apenas do livro jogo. Em Dungeon Evolution além do livro básico de regras os jogadores farão uso do website oficial do jogo. Lá, mestre e jogadores encontrarão ferramentas para os auxiliarem.

O sistema utiliza o website para realizar o sorteio dos itens que serão usados pelos personagens. Acessando o endereço http://dungeonevolution.netne.net/ você terá acesso as principais ferramentas de uso para o jogador.

Através do site o jogador pode criar a sua própria ficha online e sortear os itens enquanto estiver logado. Os itens sorteados podem ser adicionados a sua ficha conforme o desenrolar das aventuras.

Para o mestre existe ferramentas que o permite preparar fichas de Npc com grande agilidade. Na página de bestiário o mestre pode gerar uma ficha para colocar como desafio em sua aventura. As páginas que sorteiam os itens podem simular lojas especializadas para compra e venda de itens durante a aventura.

Os itens

Em Dungeon Evolution os itens, fichas de monstros geradas, poções e pedras místicas possuem uma raridade. A raridade é como se fosse uma espécie de hierarquia de poder. Ela começa em comum e vai até único. As raridades disponíveis são:
  • Comum (Cor cinza)
  • Mágico (Cor azul)
  • Raro (Amarelo)
  • Lendário (Laranja)
  • Único (Vermelho)
Os itens únicos são os itens mais poderosos que podem ser encontrados. Por exemplo: Uma espada Lv1 rara seria mais fraca que uma espada Lv1 única. Porém uma espada de Lv2 rara ou maior tende a ser mais poderosa que uma espada Lv1 única. A quantidade de possibilidades que podem ser geradas é muito grande.

Entre os itens disponíveis no jogo temos alguns como: Armaduras, botas, diversos tipos de armas e escudos, capacetes, ombreiras, anéis e etc. Cada um destes itens quando sorteado vai possuir uma raridade e alguns deles podem até vir com espaços vagos para o encaixe de pedras místicas que aumentam ainda mais o seu poder (conforme eu expliquei no início eu estava muito viciado em Diablo 3 rsrs).

As pedras místicas são em torno de seis e cada uma delas tem uma determinada especialidade. Por exemplo: pedras vermelhas aumentam o dano, pedras azuis a mana, pedras amarelas aumentam o dano mágico e etc. No livro você pode encontrar a descrição de todas elas em maiores detalhes.

Ao término das aventuras os personagens são sempre recompensados com novos itens que varia de acordo com os desafios encontrados. Existem regras que falam com maiores detalhes sobre isso no livro.

As classes

Este RPG separa as classes em dois tipos que são combatentes e conjuradores. Ambos gastam uma energia chamada mana que contém na ficha do seu personagem. Os poderes dos conjuradores são chamados de magias e dos combatentes são chamados de habilidades.

Ao todo são 16 classes espalhadas entre conjuradores e combatentes, cada um com uma lista de poderes onde o jogador pode investir pontos para evoluir o nível de sua magia/habilidade.

Finalizando…

Como você pode ter percebido o Dungeon Evolution é um RPG que tende a gerar competitividade entre os jogadores para ver quem será o mais forte. Uma vez que os itens tem um grande peso no poder do personagem, será normal você ver os olhos atentos do jogador super ansioso na hora de sortear os itens.

Outra coisa interessante é que talvez um jogador drope algum um item que seja perfeito para o jogador X e a partir disso pode-se gerar algumas negociações ou até uma história mais longa em volta destes objetivos pessoais.

Vale lembrar que embora o ponto alfa deste RPG seja a conquista de itens poderosos para o seu personagem sem a intervenção do mestre, os jogadores precisam ter em mente que só isso não basta para o RPG. O jogo não pode girar de forma exclusiva a obtenção de perder com os itens, tenha em mente que uma boa história empolgante e divertida deve ser desenvolvida para que o jogo flua como em qualquer outro RPG.

Bem galera é só isso, para quem sentiu curiosidade ou se achou legal a ideia deste RPG é só baixar o livro por este link Livro do Dungeon Evolution. Nesta postagem Dungeon Evolution 4.0 eu falo um pouco sobre as novidades com relação a sua versão anterior. Além disso mostro alguns prints do site e tento explicar as coisas.
Dungeon Evolution 7728579631475260233

Postar um comentário

emo-but-icon

Página inicial item

Translate

Publicidade

Top 10 da semana

Arquivos do Help RPG

Posts sorteados