Dica de Mestre - Mantendo o ritmo do jogo
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A Iniciativa determina quem age e quando. Ela é uma ferramenta do jogo para manter o ritmo dos acontecimentos, mas o Mestre é responsável por garantir que isso ocorra.
Encoraje os jogadores a estarem com suas ações prontas quando chegar seu turno. Todos se divertirão bem menos caso precisem aguardar sentados outra pessoa decidir o que fazer.
Alguns jogadores experientes utilizam diversos truques para ajudá-lo a manter o ritmo da aventura. Sempre que realizam um ataque, lançam os dados de ataque e dano ao mesmo tempo — se obtiverem sucesso, saberão de imediato o dano causado.
Quando sua próxima ação exige algum teste, eles jogarão ou terão os dados em mãos com antecedência, de modo a declarar suas ações da forma mais completa possível (“Eu ataco com meu machado de batalha e acerto uma CA 14. Caso seja suficiente, eu causo 9 pontos de dano”). Entretanto, alguns Mestres preferem acompanhar cada jogada de dados, então você precisa decidir se essa antecedência será permitida.
Um truque útil é anotar a ordem de Iniciativa tão logo seja definida a cada encontro. Caso todos os jogadores possam vê-la, saberão (e serão lembrados) quando seu turno se aproxima e espera-se que estejam preparados para declarar sua ação quando chegar o momento.
Não inclua o resultado dos PdMs na sequência da Iniciativa, pelo menos até resolver sua primeira ação — os jogadores não deveriam saber quem agirá antes ou depois dos inimigos. Será muito mais fácil planejar suas ações caso saibam quando seus oponentes reagirão.