Dica de Mestre - Bastidores: Sucessos decisivos | Help RPG
Carregando...

Dica de Mestre - Bastidores: Sucessos decisivos

Os sucessos decisivos foram incluídos no jogo para gerar momentos emocionantes. Entretanto, sua existência é mortífera para os personagens. 

Dica de Mestre - Bastidores: Sucessos decisivos
Dica de Mestre - Bastidores: Sucessos decisivos

Os PJs, durante uma única sessão de jogo (sem dizer numa campanha), estão sujeitos a mais jogadas de ataques que qualquer PdM. Isso faz sentido, pois os PJs estarão em todas as batalhas e a maioria dos PdMs participará de apenas uma (geralmente quando são derrotados). 

Dessa forma, mais golpes decisivos serão deferidos contra qualquer PJ comparados a um PdM específico (de qualquer modo, os PdMs provavelmente não vão sobreviver ao encontro). Qualquer personagem tem muito mais chances de sobreviver a um encontro — embora um sucesso decisivo possa alterá-las. Tenha cuidado com essa possibilidade e decida com antecedência a forma para lidar com ela.

A razão para os golpes decisivos multiplicarem todo o dano, em vez de apenas o resultado dos dados, é mantê-los ameaçadores nos níveis mais elevados. 

Quando um guerreiro de nível elevado soma +5 ao dano causado devido A magia e +10 em função de sua Força magicamente aumentada, o resultado de 1d8 da sua espada longa parece banal, mesmo se for dobrado num golpe decisivo. 

Ao multiplicar todo o dano, tanto os bônus quanto o resultado, um golpe decisivo se torna realmente perigoso. De fato, um (ou mais) deles é capaz de alterar completamente o curso de uma batalha. É por isso que eles tornam uma partida mais interessante e mais incontrolável.

Lembre-se: embora um sucesso decisivo pareça causar bastante dano, a diferença entre um golpe que cause o dobro do dano e um acerto normal não é maior que aquela entre um acerto e uma falha. Entretanto, causar o triplo do dano seria equivalente a acertar dois ataques adicionais e causar o quádruplo seria equivalente a acertar mais três vezes.

As armas do Livro do Jogador são equilibradas com a seguinte ideia em mente: as armas que causam o triplo do dano só conseguem fazê-lo com um 20 natural. 

As armas que causam o dobro do dano conseguem fazê-lo com um 19–20. Os machados são grandes e pesados e por isso são mais difíceis de serem usados de forma eficaz — quando alguém o faz, o efeito é devastador. Um executor escolhe um machado por essa razão. 

Por outro lado, as espadas são mais precisas — seus usuários obtém golpes decisivos com mais frequência, mas eles não são tão esmagadores quanto os desferidos por um machado. Alguns outros fatores também são considerados (alcance, a possibilidade de arremessar a arma, etc.), mas na maioria dos casos essa é a regra padrão. 

Desse modo, seria um erro acrescentar â lista uma arma que cause o triplo do dano e obtenha um sucesso decisivo com 19–20 (resultados como esse são possíveis através de magia ou talentos, mas não deveriam ser uma qualidade básica da arma).

Livro do Mestre, página 27

Livro do Mestre 5937527304769804895

Postar um comentário

emo-but-icon

Página inicial item

Translate

Publicidade

Top 10 da semana

Arquivos do Help RPG

Posts sorteados