Dica de Mestre - Bastidores: Sucessos decisivos
https://www.helprpg.com.br/2020/07/dica-de-mestre-bastidores-sucessos.html
Os sucessos decisivos foram incluídos no jogo para gerar momentos emocionantes. Entretanto, sua existência é mortífera para os personagens.
Dica de Mestre - Bastidores: Sucessos decisivos |
Os PJs, durante uma única sessão de jogo (sem dizer numa campanha), estão sujeitos a mais jogadas de ataques que qualquer PdM. Isso faz sentido, pois os PJs estarão em todas as batalhas e a maioria dos PdMs participará de apenas uma (geralmente quando são derrotados).
Dessa forma, mais golpes decisivos serão deferidos contra qualquer PJ comparados a um PdM específico (de qualquer modo, os PdMs provavelmente não vão sobreviver ao encontro). Qualquer personagem tem muito mais chances de sobreviver a um encontro — embora um sucesso decisivo possa alterá-las. Tenha cuidado com essa possibilidade e decida com antecedência a forma para lidar com ela.
A razão para os golpes decisivos multiplicarem todo o dano, em vez de apenas o resultado dos dados, é mantê-los ameaçadores nos níveis mais elevados.
Quando um guerreiro de nível elevado soma +5 ao dano causado devido A magia e +10 em função de sua Força magicamente aumentada, o resultado de 1d8 da sua espada longa parece banal, mesmo se for dobrado num golpe decisivo.
Ao multiplicar todo o dano, tanto os bônus quanto o resultado, um golpe decisivo se torna realmente perigoso. De fato, um (ou mais) deles é capaz de alterar completamente o curso de uma batalha. É por isso que eles tornam uma partida mais interessante e mais incontrolável.
Lembre-se: embora um sucesso decisivo pareça causar bastante dano, a diferença entre um golpe que cause o dobro do dano e um acerto normal não é maior que aquela entre um acerto e uma falha. Entretanto, causar o triplo do dano seria equivalente a acertar dois ataques adicionais e causar o quádruplo seria equivalente a acertar mais três vezes.
As armas do Livro do Jogador são equilibradas com a seguinte ideia em mente: as armas que causam o triplo do dano só conseguem fazê-lo com um 20 natural.
As armas que causam o dobro do dano conseguem fazê-lo com um 19–20. Os machados são grandes e pesados e por isso são mais difíceis de serem usados de forma eficaz — quando alguém o faz, o efeito é devastador. Um executor escolhe um machado por essa razão.
Por outro lado, as espadas são mais precisas — seus usuários obtém golpes decisivos com mais frequência, mas eles não são tão esmagadores quanto os desferidos por um machado. Alguns outros fatores também são considerados (alcance, a possibilidade de arremessar a arma, etc.), mas na maioria dos casos essa é a regra padrão.
Desse modo, seria um erro acrescentar â lista uma arma que cause o triplo do dano e obtenha um sucesso decisivo com 19–20 (resultados como esse são possíveis através de magia ou talentos, mas não deveriam ser uma qualidade básica da arma).
Livro do Mestre, página 27