Dica de Mestre - Criaturas maiores & menores
https://www.helprpg.com.br/2020/07/dica-de-mestre-criaturas-maiores-menores.html
As criaturas com tamanho inferior a Pequeno e superior a Médio têm regras especiais relacionadas ao seu posicionamento em combate. As regras a seguir consideram as “faces” ou laterais das criaturas e o seu alcance.
![]() |
Dica de Mestre - Criaturas maiores & menores |
A Tabela 2–4: Tamanhos das Criaturas resumem as características de cada uma das nove categorias. As colunas Altura Máxima e Peso Máximo são sugestões, não limites inflexíveis; por exemplo, quase todas as criaturas Médias pesam entre 30 e 250 kg, mas pode haver exceções. As indicações das colunas Espaço e Alcance Natural são explicadas a seguir.
Espaço
O espaço é a largura em quadrados que uma criatura precisa para lutar sem penalidades (veja Esgueirar, a seguir). Esta largura determina quantas criaturas podem lutar lado a lado em um corredor de 3 m de largura e quantos oponentes podem atacar uma criatura ao mesmo tempo.
O espaço de uma criatura não possui frente, retaguarda, direita ou esquerda, porque os combatentes estão se movimentando e virando constantemente em batalha. A não ser que uma criatura seja imóvel, ela efetivamente não possui frente ou lateral inábil — pelo menos em relação às regras de movimentação no tabuleiro.
Alcance Natural
O alcance natural indica quão longe uma criatura é capaz de golpear em combate. A criatura ameaça a área abrangida nesta distância a partir de sua localização. Lembre-se que para calcular distâncias diagonalmente, o segundo quadrado é considerado como 2 quadrados.
A única exceção seria uma criatura com alcance de 3 m. Ela ameaça seus inimigos a 2 quadrados de distância, incluindo uma distância diagonal de 2 quadrados. Esta é a única exceção à regra de que 2 quadrados de distância diagonal equivalem a 4,5 m.
Como regra geral, considere que as criaturas tenham a mesma altura do seu espaço, indicando que podem alcançar uma distância equivalente ao seu espaço mais seu alcance natural.
Livro do Mestre, página 29