Dica de Mestre - Criaturas maiores & menores | Help RPG
Carregando...

Dica de Mestre - Criaturas maiores & menores

As criaturas com tamanho inferior a Pequeno e superior a Médio têm regras especiais relacionadas ao seu posicionamento em combate. As regras a seguir consideram as “faces” ou laterais das criaturas e o seu alcance.

Dica de Mestre - Criaturas maiores & menores
Dica de Mestre - Criaturas maiores & menores

A Tabela 2–4: Tamanhos das Criaturas resumem as características de cada uma das nove categorias. As colunas Altura Máxima e Peso Máximo são sugestões, não limites inflexíveis; por exemplo, quase todas as criaturas Médias pesam entre 30 e 250 kg, mas pode haver exceções. As indicações das colunas Espaço e Alcance Natural são explicadas a seguir.

Espaço

O espaço é a largura em quadrados que uma criatura precisa para lutar sem penalidades (veja Esgueirar, a seguir). Esta largura determina quantas criaturas podem lutar lado a lado em um corredor de 3 m de largura e quantos oponentes podem atacar uma criatura ao mesmo tempo. 

O espaço de uma criatura não possui frente, retaguarda, direita ou esquerda, porque os combatentes estão se movimentando e virando constantemente em batalha. A não ser que uma criatura seja imóvel, ela efetivamente não possui frente ou lateral inábil — pelo menos em relação às regras de movimentação no tabuleiro.

Alcance Natural

O alcance natural indica quão longe uma criatura é capaz de golpear em combate. A criatura ameaça a área abrangida nesta distância a partir de sua localização. Lembre-se que para calcular distâncias diagonalmente, o segundo quadrado é considerado como 2 quadrados. 

A única exceção seria uma criatura com alcance de 3 m. Ela ameaça seus inimigos a 2 quadrados de distância, incluindo uma distância diagonal de 2 quadrados. Esta é a única exceção à regra de que 2 quadrados de distância diagonal equivalem a 4,5 m.

Como regra geral, considere que as criaturas tenham a mesma altura do seu espaço, indicando que podem alcançar uma distância equivalente ao seu espaço mais seu alcance natural.

Livro do Mestre, página 29

Livro do Mestre 6959811408162911020

Postar um comentário

emo-but-icon

Página inicial item

Translate

Publicidade

Top 10 da semana

Arquivos do Help RPG

Posts sorteados