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Desvende o Deus da Mentira: Loki como NPC Enigmático em Tormenta20

Traga a imprevisibilidade e o charme ardiloso do Príncipe das Ilusões para suas mesas de Tormenta20, desafiando seus jogadores com um NPC qu...

Traga a imprevisibilidade e o charme ardiloso do Príncipe das Ilusões para suas mesas de Tormenta20, desafiando seus jogadores com um NPC que é tanto aliado quanto enigma ambulante.

Desvende o Deus da Mentira: Loki como NPC Enigmático em Tormenta20

Uma das maiores alegrias para um mestre de RPG é a capacidade de infundir vida e complexidade em seus NPCs, tornando cada interação uma experiência memorável. E o que poderia ser mais memorável do que trazer para Arton um personagem tão carismático, volátil e profundamente enigmático quanto Loki, o Deus da Trapaça? Adaptar figuras icônicas de séries para o universo de Tormenta20 não é apenas um exercício de criatividade; é uma ferramenta poderosa para enriquecer sua narrativa, apresentando dilemas morais, reviravoltas inesperadas e interações sociais intensas que podem moldar o destino de sua campanha.

Loki, com sua natureza dual de deus e gigante, de salvador e vilão, é o arquétipo perfeito de um NPC enigmático. Sua motivação raramente é óbvia, suas lealdades são fluidas e seu charme é uma arma tão potente quanto qualquer magia. No contexto de Arton, ele pode surgir de um plano distante, trazido por uma falha arcana ou um capricho divino, pronto para semear a discórdia, manipular facções ou, talvez, até mesmo, em um de seus raros momentos de (aparente) altruísmo, oferecer uma ajuda inesperada – sempre com um preço.

A seguir, apresentamos uma ficha completa para Loki, adaptada ao sistema Tormenta20, pensada para ser diretamente aplicável em suas aventuras. Nossa intenção é que esta adaptação não só capture a essência do personagem, mas também sirva como um guia prático para mestres que desejam introduzir figuras complexas e moralmente ambíguas em suas mesas, inspirando o uso estratégico de ilusões, manipulação e a imprevisibilidade inerente a um verdadeiro deus da trapaça.

LOKI, O DEUS DA TRAPAÇA

“Eu sou Loki, de Asgard, e estou sobrecarregado de um propósito glorioso.”

  • Nível: 16
  • Classe: Arcanista (Feiticeiro Feérico)
  • Tendência: Neutro e Mal (ou Caótico e Neutro, dependendo de sua fase atual)
  • Raça: Gigante do Gelo (Disguise Arcane)

Atributos

  • Força: 8 (-1)
  • Destreza: 16 (+3)
  • Constituição: 14 (+2)
  • Inteligência: 18 (+4)
  • Sabedoria: 16 (+3)
  • Carisma: 22 (+6)

Defesas e Resistências

  • Pontos de Vida (PV): 96
  • Pontos de Mana (PM): 110
  • Classe de Armadura (CA): 23 (10 + 3 DES + 3 Arcanista + 4 Armadura Arcana + 3 Escudo Arcano)
  • Resistências:
    • Fortitude: +10
    • Reflexos: +11
    • Vontade: +11
  • Deslocamento: 9m

Perícias

  • Acrobacia: +11
  • Enganação: +24 (Car +6, Treinado +8, Poder +10)
  • Intimidação: +20 (Car +6, Treinado +8, Poder +6)
  • Intuição: +11
  • Misticismo: +12
  • Percepção: +11
  • Vontade: +11

Habilidades e Poderes Especiais

  • Acelerar Magia: Como ação livre, pode gastar +2 PM para conjurar uma magia.
  • Ampliar Magia: Por +2 PM, dobra o alcance de uma magia ou aumenta em 50% sua área.
  • Escudo Arcano (Feiticeiro): Bônus de +3 na CA.
  • Ilusionista Nato (Origem Jotun): Testes de Enganação para disfarces e ilusões recebem +4.
  • Linhagem Feérica (Feiticeiro): CD das magias de Encantamento aumenta em +2. Loki é imune a efeitos de medo.
  • Magia Disfarçada (Feiticeiro): Consegue conjurar magias sem um foco óbvio. Outros precisam de um teste de Percepção (CD da magia) para notarem a conjuração.
  • Maestria em Magia: Reduz o custo em 1 PM para magias de 1º a 3º Círculo.
  • Resistência Gélida: Redução de Dano 5 contra dano de frio.
  • Vigor Místico (Arcanista): +4 PV por nível de Arcanista (já inclusos no total).

Magias Conhecidas (Arcanista, Nível 16)

  • PM Máximo: 110
  • CD de Magia: 24 (10 + 8 nível/2 + 6 Car)
  • Modificador de Ataque de Magia: +14 (8 nível/2 + 6 Car)

Círculo 1 (1 PM): Arma Mágica, Armadura Arcana, Hipnose, Mísseis Mágicos, Toque Chocante.

Círculo 2 (3 PM): Alterar-se, Imagem Espelhada, Invisibilidade, Sugestão, Velocidade.

Círculo 3 (5 PM): Bola de Fogo, Contatar Outro Plano, Dissipar Magia, Roubar a Alma.

Círculo 4 (7 PM): Caminhar na Sombra, Medo, Mente Vazia, Porta Dimensional.

Círculo 5 (9 PM): Desejo (limitado a criar ilusões convincentes ou alterar memórias menores), Domínio, Teletransporte.

Ataques e Ações

  • Adaga de Mentiras (Corpo a Corpo): +14 (Car +6, Treinado +8), 1d4 + 6 perfurante.
  • Magias:
    • Mísseis Mágicos (1 PM): 5 mísseis, cada um causa 1d4+1 de dano de essência.
    • Bola de Fogo (5 PM): Explosão de fogo de 6m de raio. Alvos na área sofrem 8d6 de dano de fogo (Reflexos CD 24 reduz à metade).
    • Sugestão (3 PM): Uma criatura que possa ouvir Loki faz um teste de Vontade (CD 24). Se falhar, segue uma sugestão razoável.
    • Imagem Espelhada (3 PM): Cria 1d4+1 cópias ilusórias de si. Cada cópia pode ser alvo de ataques.
    • Teletransporte (9 PM): Teletransporta-se para um local a até 1km de distância.
    • Domínio (10 PM): Uma criatura adjacente faz um teste de Vontade (CD 24). Se falhar, fica sob o controle mental de Loki por minutos iguais ao seu nível de feiticeiro.

Equipamento e Itens Especiais

  • Adaga (real), Adagas (ilusórias), Armadura Arcana (efeito mágico persistente), Amuleto do Enganador (+2 em Enganação e Intimidação, +1 PM por turno).

Comportamento e Táticas

Loki é um mestre da manipulação e do engano. Ele evita confrontos diretos sempre que possível, preferindo usar sua inteligência e magia para virar a situação a seu favor, colocando inimigos uns contra os outros. Em combate, ele prioriza magias de controle de grupo e de alvo único para desabilitar as maiores ameaças (geralmente conjuradores ou líderes), enquanto usa suas ilusões e teletransporte para confundir, se reposicionar ou fugir. Raramente luta até o fim se a derrota for iminente, sempre tendo um plano de contingência para escapar e se reerguer. Sua principal arma é a mente e sua lábia afiada.

Histórico Resumido

Filho adotivo de Odin e irmão de Thor, Loki de Asgard descobriu sua verdadeira origem como um Gigante do Gelo. Essa revelação, somada a um complexo de inferioridade e um desejo insaciável por reconhecimento e poder, moldou-o em um mestre da trapaça e da magia. Ao longo de sua existência, Loki buscou dominar reinos, enganar deuses e homens e provar sua superioridade, muitas vezes falhando de forma espetacular, mas sempre ressurgindo. Sua personalidade é um emaranhado de arrogância, ciúme, lealdade (a si mesmo, principalmente), e um charme inegável que esconde uma natureza astuta e muitas vezes cruel. Em Arton, ele pode ser um exilado, um explorador de novos jogos de poder, ou um fugitivo de alguma entidade ainda maior.

Sugestões para Mestres

  • Aliado Ambíguo: Loki pode aparecer como um aliado inesperado, oferecendo informações ou ajuda valiosa. Contudo, seus motivos são sempre egoístas e ele pode trair o grupo a qualquer momento, ou guiá-los para armadilhas que beneficiam seus próprios objetivos.
  • Mestre das Máscaras: Use Loki em seu disfarce. Os personagens podem interagir com ele por várias sessões sem saber sua verdadeira identidade. A revelação de quem ele realmente é deve ser um momento impactante. Ele pode estar disfarçado como um nobre, um sábio conselheiro, ou até mesmo um membro da Guarda de Valkaria, manipulando os eventos dos bastidores.
  • Fonte de Conflito Inesperado: Ele pode ser o catalisador de um grande conflito, manipulando facções políticas, roubando artefatos poderosos ou espalhando discórdia para se divertir ou alcançar um objetivo maior e sombrio. Ele adora ver o caos se instaurar.
  • O Teste Moral: Loki raramente se envolve em “vilania gratuita”. Suas ações geralmente servem a um propósito lógico, mesmo que distorcido. Ele pode forçar os heróis a fazer escolhas difíceis, questionando sua própria moralidade e a linha tênue entre o bem e o mal.
  • Objetivos Mutáveis: Os objetivos de Loki podem mudar drasticamente ao longo de uma campanha, tornando-o um inimigo imprevisível ou um aliado volátil. Ele pode estar buscando um artefato, um trono, uma forma de desafiar os deuses maiores de Arton, ou simplesmente uma nova forma de exercer seu livre arbítrio em um multiverso caótico.

Integrar um NPC como Loki em sua campanha de Tormenta20 é abrir as portas para um mundo de possibilidades narrativas. Seja como um antagonista recorrente, um aliado relutante ou uma figura de mistério que desafia a compreensão dos jogadores, ele certamente deixará uma marca indelével em suas mesas. Lembre-se, o mais importante ao utilizar um personagem enigmático é manter a imprevisibilidade. Deixe que os jogadores questionem seus motivos, duvidem de suas palavras e temam (ou anseiem) por seu próximo movimento. Isso é o que transforma um simples NPC em uma lenda viva na memória de seus jogadores.

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