Desperte o Pesadelo: Adaptando Horrores Dracônicos do Cinema para Suas Mesas de D&D 5e
Prepare-se para transformar o medo primordial do cinema em uma ameaça dracônica inesquecível para seus aventureiros, elevando o suspense e a...
Prepare-se para transformar o medo primordial do cinema em uma ameaça dracônica inesquecível para seus aventureiros, elevando o suspense e a tensão a níveis nunca antes vistos em suas mesas de D&D.

Como mestres, nosso arsenal criativo é a chave para campanhas memoráveis. Uma das formas mais eficazes de surpreender e engajar jogadores é subverter expectativas, e o gênero de terror e suspense é um celeiro de inspirações para isso. Quando pensamos em 'dragões' em D&D, geralmente imaginamos criaturas majestosas, astutas e poderosas, mas com um certo grau de previsibilidade. E se pudéssemos injetar o horror visceral de um filme de ficção científica ou um thriller psicológico em um ser dracônico? Este artigo explora como fazer exatamente isso, pegando uma criatura icônica do cinema e adaptando-a para o D&D 5ª Edição de uma forma que seja ao mesmo tempo familiar e terrivelmente nova.
A chave para uma adaptação bem-sucedida é identificar os elementos centrais que tornam a criatura original tão aterrorizante e traduzi-los para a linguagem de D&D. Não se trata apenas de copiar atributos, mas de capturar a essência da ameaça. Para nossa demonstração, escolhemos uma entidade que transcende o terror biológico e a ficção científica: o xenomorfo. Embora não seja um dragão em sua forma original, suas características — corpo esguio e reptiliano, garras afiadas, mandíbulas duplas, cauda mortal e, crucialmente, seu sangue ácido — o tornam um candidato perfeito para ser reinterpretado como um Ser Dracônico Aberrante. Pense nele como uma criatura que evoluiu em um plano distante e hostil, um predador alfa com traços dracônicos, mas com uma malevolência alienígena.
Apresentamos o Devorador de Estrelas Xenomorfo, uma criatura que combina a ferocidade de um dragão com o horror implacável de uma entidade cósmica, criada para desafiar seus jogadores de maneiras que eles não esperam.
Devorador de Estrelas Xenomorfo
Aberração Enorme (Ser Dracônico), Caótico e Mau
- Classe de Armadura 19 (armadura natural)
- Pontos de Vida 270 (20d12 + 140)
- Velocidade 40 pés, escalar 40 pés
| FOR | DES | CON | INT | SAB | CAR |
|---|---|---|---|---|---|
| 24 (+7) | 16 (+3) | 24 (+7) | 10 (+0) | 14 (+2) | 10 (+0) |
- Testes de Resistência Con +14, Sab +9
- Perícias Percepção +9, Furtividade +10
- Resistências a Dano frio, fogo, relâmpago; concussão, perfuração e corte de ataques não mágicos
- Imunidades a Dano ácido, veneno
- Imunidades a Condição enfeitiçado, amedrontado, envenenado
- Sentidos percepção às cegas 18 m, visão no escuro 36 m, Percepção passiva 19
- Idiomas —
- Nível de Desafio 19 (22.000 XP)
Habilidades Especiais
- Sangue Ácido. Quando o Devorador de Estrelas sofre dano por uma criatura a até 1,5 metros dele, a criatura recebe 7 (2d6) de dano de ácido. Criaturas empunhando armas de alcance ou ataques à distância não são afetadas por esta habilidade. Se o Devorador de Estrelas é morto, seu corpo explode em uma poça de sangue ácido, cobrindo uma área de 3 metros de raio. Criaturas nessa área devem realizar uma salvaguarda de Destreza CD 19 ou receber 21 (6d6) de dano de ácido na falha, metade em um sucesso. O sangue ácido permanece por 1 minuto e causa 7 (2d6) de dano de ácido a qualquer criatura que entre na área pela primeira vez em um turno ou comece seu turno lá.
- Percepção de Vibrações. O Devorador de Estrelas pode sentir a localização de qualquer criatura a até 18 metros dele que esteja se movendo no chão ou escalando uma superfície.
- Fúria Predatória. Se o Devorador de Estrelas tiver menos da metade de seus pontos de vida, ele ganha vantagem nas jogadas de ataque corpo a corpo.
Ações
- Multiataque. O Devorador de Estrelas faz três ataques: um com sua mordida principal, um com a mordida interna e um com a cauda.
- Mordida Principal. Ataque Corpo a Corpo com Arma: +14 para atingir, alcance 3 m, um alvo. Acerto: 21 (3d8 + 7) de dano perfurante mais 7 (2d6) de dano de ácido.
- Mordida Interna. Ataque Corpo a Corpo com Arma: +14 para atingir, alcance 1,5 m, um alvo. Este ataque só pode ser feito se o ataque de Mordida Principal for bem-sucedido. Acerto: 16 (2d8 + 7) de dano perfurante e o alvo deve realizar uma salvaguarda de Força CD 19 ou ser agarrado (CD 19 para escapar). Enquanto agarrado, o alvo está impedido e recebe 7 (2d6) de dano de ácido no início de cada um dos turnos do Devorador de Estrelas. O Devorador de Estrelas pode agarrar apenas uma criatura por vez com sua mordida interna.
- Cauda. Ataque Corpo a Corpo com Arma: +14 para atingir, alcance 4,5 m, um alvo. Acerto: 18 (2d10 + 7) de dano perfurante. Se o alvo for uma criatura Grande ou menor, ele deve realizar uma salvaguarda de Força CD 19 ou ser derrubado no chão.
- Cuspida Ácida (Recarrega 5-6). O Devorador de Estrelas expele uma rajada de ácido em uma linha de 18 metros de comprimento e 1,5 metros de largura. Cada criatura na linha deve realizar uma salvaguarda de Destreza CD 19. Uma criatura recebe 56 (16d6) de dano de ácido em uma falha, ou metade desse dano em um sucesso.
Ações Lendárias (3/dia)
O Devorador de Estrelas pode realizar 3 ações lendárias, escolhendo entre as opções abaixo. Apenas uma ação lendária pode ser usada por vez e apenas no final do turno de outra criatura. O Devorador de Estrelas recupera suas ações lendárias gastas no início de seu turno.
- Ataque de Cauda. O Devorador de Estrelas faz um ataque com sua cauda.
- Movimento Horripilante. O Devorador de Estrelas se move até metade de sua velocidade sem provocar ataques de oportunidade.
- Grito da Rainha (Custa 2 Ações). O Devorador de Estrelas emite um grito gutural. Cada criatura a até 18 metros dela que possa ouvi-lo deve realizar uma salvaguarda de Sabedoria CD 19 ou ficar amedrontada por 1 minuto. Uma criatura pode repetir a salvaguarda no final de cada um de seus turnos, terminando o efeito sobre si mesma em um sucesso. Se uma criatura for bem-sucedida nesta salvaguarda ou o efeito terminar para ela, ela fica imune ao Grito da Rainha do Devorador de Estrelas pelas próximas 24 horas.
Lore Resumido
O Devorador de Estrelas Xenomorfo é uma anomalia cósmica, um ápice evolutivo de uma espécie parasita originária de mundos além da compreensão. Diferente dos xenomorfos comuns, esta variante é imbuída de uma energia dracônica latente, talvez através de um parasita 'facehugger' que encontrou um hospedeiro dracônico ancestral ou foi alterado por magias arcanas proibidas em um plano de existência mais antigo. Ele não busca tesouros ou dominação política, mas a proliferação incessante e a assimilação biológica, transformando ecossistemas inteiros em colmeias fétidas e laboratórios de horror orgânico. Sua inteligência é puramente predatória, focada na caça, armadilha e perpetuação de sua espécie através de hospedeiros, sendo um horror que persegue suas presas com uma eficiência brutal e um silêncio perturbador.
Comportamento em Combate e Táticas
O Devorador de Estrelas Xenomorfo não é um combatente que age de forma direta e previsível. Ele é um predador que utiliza o ambiente a seu favor. Começará o combate com ataques de emboscada, usando sua furtividade e percepção de vibrações para surpreender. Prioriza alvos isolados, tentando agarrá-los com sua mordida interna para causar dano contínuo e tirar um jogador do combate. Usará sua Cuspida Ácida para atingir múltiplos alvos ou para quebrar formações. Se encurralado, sua habilidade Sangue Ácido o torna perigoso de se combater corpo a corpo. Quando enfraquecido, sua Fúria Predatória o transforma em uma máquina de matar ainda mais selvagem, atacando com vantagem para tentar levar um alvo consigo antes de ser abatido. Ele também pode usar o Grito da Rainha para aterrorizar grupos, dividindo a atenção dos aventureiros e criando oportunidades para abater os amedrontados.
Sugestões para Mestres
Incorporar o Devorador de Estrelas em suas aventuras requer mais do que apenas jogá-lo em uma sala. Crie um senso de horror e isolamento. Use ambientes claustrofóbicos, estações espaciais abandonadas, catacumbas esquecidas ou ruínas de civilizações alienígenas. O mistério em torno de sua origem e ciclo de vida pode ser um gancho de campanha por si só: 'O que aconteceu com a tripulação daquela nave? Por que os habitantes desta cidade desapareceram sem deixar vestígios, deixando para trás apenas estranhas teias e buracos corroídos pelo ácido?' Você pode introduzir versões menores do xenomorfo (como guerreiros ou drone, adaptando as estatísticas de outras criaturas para CRs menores) antes de apresentar o Devorador de Estrelas como a ameaça alfa. Considere a possibilidade de 'facehuggers' ou 'chestbursters' (com estatísticas de parasitas menores e danos necróticos/ácidos) como encontros prévios, elevando a tensão e a paranóia. Lembre-se, o terror é mais potente quando a ameaça não é totalmente compreendida. Boa caça, mestres!