Desperte o Pesadelo: Como Inserir um Tirano Gênesis de Videogame em Suas Campanhas de Tormenta RPG
Prepare-se para transformar a sua mesa em um campo de terror indomável, onde a herança dos videogames de horror se encontra com o coração de...
Prepare-se para transformar a sua mesa em um campo de terror indomável, onde a herança dos videogames de horror se encontra com o coração de Arton.

A atmosfera de horror nos RPGs de mesa é um tempero inigualável, capaz de prender os jogadores em uma tensão que vai muito além das rolagens de dados. E o que poderia ser mais perturbador do que trazer para Arton uma abominação que desafia a própria lógica da natureza, diretamente inspirada nos pesadelos digitais que marcaram gerações? Estamos falando de adaptar aqueles monstros icônicos de RPGs de horror de videogame, não apenas como um inimigo genérico, mas como uma ameaça épica que testará a sanidade e a bravura de qualquer grupo de aventureiros.
O segredo para uma adaptação bem-sucedida reside em manter a essência da criatura original – seu visual, seu comportamento implacável e o terror que inspira – enquanto a integramos de forma orgânica às mecânicas e à lore de Tormenta 20. Pense além do dano e da Classe de Armadura; considere como a mera presença desse monstro afeta o ambiente, a moral dos NPCs e até mesmo as opções táticas dos jogadores. Um bom monstro de horror não é apenas um obstáculo a ser superado, é uma força disruptiva que muda a dinâmica de toda a campanha.
O Tirano Gênesis
Uma massa grotesca de carne mutante e placas quitinosas, músculos protuberantes pulsam sob uma pele cinzenta enquanto um olho injetado de sangue vasculha o ambiente com inteligência cruel. Uma de suas mãos termina em uma garra desproporcional e afiada como uma lâmina, enquanto a outra ostenta um punho esmagador. Esta criatura é a prova viva de que a ciência desmedida pode gerar o terror supremo, um organismo projetado para a destruição, mas que escapou ao controle de seus criadores. Seu rugido ecoa como o lamento de almas aprisionadas, um prenúncio de dor e aniquilação.
Informações Básicas
- ND 18
- Tipo Monstro 20 (Aberração, Construto), Enorme (6m), Caótico e Maligno
- Iniciativa +26
- Percepção +28 (Visão no Escuro, Faro Apurado)
Atributos
- Força 40 (+15)
- Destreza 18 (+4)
- Constituição 36 (+13)
- Inteligência 8 (-1)
- Sabedoria 10 (+0)
- Carisma 6 (-2)
Defesas e Resistências
- Classe de Armadura 39 (10 + 9 ND + 16 Armadura Natural + 4 Des)
- Pontos de Vida 600
- Resistências Dano 15 (não-mágico)
- Imunidades Doença, Enfeitiçamento, Exaustão, Medo, Paralisia, Petrificação, Sangramento, Sono, Veneno, Dano por Contusão (aprimorado)
- Vulnerabilidade Crítico (aumenta em 1 o multiplicador de crítico contra ele; ataques críticos causam x3 para armas x2, x4 para armas x3, etc.)
- Fortitude +22, Reflexos +13, Vontade +9
Ataques
- Corpo a Corpo Garra Biônica +30 (2d12+15, 19/x3, corte), alcance 4,5m
- Corpo a Corpo Esmagamento +30 (3d8+15, x2, contusão), alvo até 2 criaturas adjacentes, Agarrar (CD 35)
- Ações O Tirano Gênesis pode usar as duas garras como uma ação de ataque completa, ou uma garra e o esmagamento.
Habilidades Especiais
- Regeneração 15. No início de cada um de seus turnos, o Tirano Gênesis recupera 15 PV. Se for reduzido a 0 PV, ele se levanta com 15 PV no início de seu próximo turno, a menos que sofra dano mágico, dano de fogo ou ácido, ou um ataque crítico massivo (dano > 100) enquanto estiver em 0 PV.
- Perseguição Implacável. O Tirano Gênesis ignora terreno difícil e não sofre penalidades por mover-se por espaços ocupados por outras criaturas. Sempre que uma criatura se afasta ou se esconde dele (em sua linha de visão em algum momento), ele faz um teste de Percepção para localizar o alvo e o rastreia por instinto primal. Ele ganha +5m de deslocamento em linha reta em direção a um alvo ferido.
- Grito Paralisante. Uma vez por combate (recarrega após 5 rodadas), como uma ação padrão, o Tirano Gênesis libera um grito ensurdecedor. Todas as criaturas em um cone de 9m devem fazer um teste de Vontade (CD 28). Em uma falha, ficam paralisadas por 1d4 rodadas. Em um sucesso, ficam pasmas por 1 rodada.
- Ponto Fraco Vital. O Tirano Gênesis possui um ponto fraco exposto (coração bio-luminescente, porta de acesso ao reator viral, etc.) em suas costas. Ataques bem-sucedidos que visem especificamente este ponto (CA -5, requer ataques à distância ou que o atacante esteja flanqueando) causam +2d8 de dano adicional e reduzem sua Regeneração em 5 por 1 rodada. Se o dano adicional for mágico, a Regeneração é reduzida em 10.
Táticas e Comportamento em Combate
O Tirano Gênesis é uma máquina de combate bruta e implacável. Ele se moverá diretamente em direção aos alvos mais perigosos ou aos que causaram mais dano, ignorando táticas sutis. Sua prioridade é esmagar os inimigos à sua frente e usar seu Grito Paralisante para desorganizar o grupo, isolando alvos mais frágeis para focar seus ataques. Ele não recua e luta até ser (temporariamente) destruído. Sua Perseguição Implacável significa que tentar fugir é apenas adiar o inevitável, forçando os aventureiros a confrontá-lo.
Lore & Curiosidades
Rumores sussurram sobre o Tirano Gênesis como o projeto de um culto sombrio dedicado à manipulação da vida através de experimentos proibidos com a Tormenta, ou o resultado de um acidente catastrófico em uma instalação secreta da Guilda dos Clérigos de Tanna-Toh que buscava aprimoramento biológico. Criado com o propósito de ser a arma definitiva, sua inteligência rudimentar é direcionada apenas para a destruição de qualquer coisa que seus instintos primitivos percebam como ameaça. Alguns estudiosos acreditam que os Gênesis possuem uma conexão psíquica tênue com seus criadores originais, talvez através de um parasita mental ou de um 'comando' genético, o que explicaria seu comportamento de 'sentinela'.
Sugestões para o Mestre
- Encontro Gradual: Em vez de um confronto direto, comece com rastros da devastação do Tirano Gênesis. Corpos de guardas, construções destruídas, o som de seus rugidos à distância. Isso constrói o terror antes mesmo da aparição.
- Arena Dinâmica: Crie um ambiente de combate que permita aos jogadores explorar a vulnerabilidade do Tirano Gênesis. Pilares que podem ser derrubados para atrasá-lo, poças de ácido ou fogo que aumentam o dano ao seu ponto fraco, ou passagens estreitas que limitam sua mobilidade.
- Ameaça Recorrente: A Regeneração do Tirano Gênesis o torna perfeito para ser uma ameaça recorrente. Os aventureiros podem 'derrotá-lo' várias vezes, apenas para vê-lo retornar, talvez com novas mutações ou em locais inesperados, aumentando a sensação de desespero e a escala da ameaça. Uma verdadeira luta contra o Tirano Gênesis finaliza-o de vez, talvez com um ritual específico ou a destruição de sua fonte de poder vital.
Integrar uma criatura como o Tirano Gênesis em sua campanha de Tormenta não é apenas sobre inserir um inimigo, mas sobre criar uma experiência de horror inesquecível. Lembre-se de descrever a cena com detalhes sensoriais: o cheiro de carne queimada e ozônio, o som gutural de seus passos pesados, a sombra que ele projeta. Esses elementos elevam o encontro de uma mera luta para um verdadeiro teste de sobrevivência e sanidade, um pesadelo que seus jogadores jamais esquecerão.