Diferenças entre MMO, RPG, Multiplayer e MMORPG! | Help RPG
Carregando...

Diferenças entre MMO, RPG, Multiplayer e MMORPG!

Uma coisa comum que acontece é as pessoas confundirem MMO, RPG, Multiplayer e MMORPG ou nem mesmo saberem qual é a diferença entre eles.

Diferenças entre MMO, RPG, Multiplayer e MMORPG!
Diferenças entre MMO, RPG, Multiplayer e MMORPG!

RPG

rpg
RPG
Significa "Role Playing Game" que traduzindo seria algo como "Jogo de interpretação de papel" sendo que papel não se refere a folhas de papel é lógico hehehe mas sim a personagens. Quando se fala apenas RPG, existem dois tipos, o RPG de mesa em que você joga com um grupo, sendo que uma das pessoas do grupo será o mestre e os outros serão personagens, são geralmente usados dados e papeis para anotar experiência e decidir acertos. 

Hoje em dia o RPG de mesa não precisa mais ser em um lugar com todos os jogadores presentes, já que inventaram pela internet programas que simulam dados e permitem todos falarem o que querem direto de um computador. Também se popularizou um bocado nesses últimos anos os "RPGs de combate" que é bem comum entre fakes do orkut, no qual eles escolhem um personagem de anime, filme, jogo ou qualquer outra coisa e entram em comunidades, ai fazem um combate interpretando esse personagem e usando as habilidades dele, não tem história nesse tipo de "RPG" é apenas pancadaria, mas bom já que chamam de RPG também, foi bom dar uma citada aqui sobre.

Você joga RPG de mesa? Conheça nossos utilitários:https://utilitariosrpg.com.br/

Existe também o RPG de videogame, que são aqueles jogos em que você pode escolher o rumo que a história toma, ou seja, selecionar as falas de seu personagem em um dialogo, decidir para onde ir primeiro sem ser uma sequência de fases, poder escolher magias e itens e usar na hora que quiser e etc, esses jogos tem suas variações é lógico, alguns permitem o jogador escolher os atributos e distribuir os pontos, outros tem múltiplos finais dependendo das escolhas dos personagens e etc, por isso às vezes falam que um jogo tem "elementos de RPG" o que quer dizer que ele tem certas características mas não o torna um RPG por não adotar a formula principal que é a do jogador escolher suas falas e fazer próprias decisões. Logicamente o RPG de videogame é mais limitado que o RPG de mesa, mas bom é a versão virtual do jogo, Final Fantasy é o mais popular jogo nesse estilo.

Multiplayer

Multiplayer
Multiplayer
Traduzindo ficaria "Multi jogador" ou seja jogos que permitem que mais de uma pessoa jogue ao mesmo tempo, por exemplo Splinter Cell Pandora Tomorrow é multiplayer pois o jogo tem a opção da pessoa jogar com outras três, porém ser multiplayer não significa que é online, portanto Super Mario World também é multiplayer já que dois amigos podem pegar o controle do super nintendo e jogar, mesmo que não seja ao mesmo tempo tem a opção de dois personagens Mario e Luigi, sendo que cada um controla o seu em determinado momento, portanto é um multiplayer.


Dai vem as diferenças, existe o Multiplayer Online para jogos que usam internet e o Multiplayer Offline para jogos que só podem jogar com as pessoas no mesmo lugar.

MMO

MMO
MMO
É a sigla para "Massive Multiplayer Online" ou em português "Multijogadores Massivos Online" que como o nome já diz é uma quantidade grande de jogadores simultaneamente conectados à um jogo, Splinter Cell Pandora Tomorrow é multiplayer online mas ele não é massivo, jogos MMO não são apenas 4 pessoas jogando ao mesmo tempo mas sim dezenas, centenas de pessoas conectadas ao mesmo tempo em algo e jogando. 

Muitas pessoas pensam que falar "RPG" é a mesma coisa que falar "MMO" mas isso é bem errado, são coisas distintas, logico que um MMO pode ser RPG mas nem todos são então é errado falar isso a não ser que se fale o nome completo, ou seja MMORPG que é o próximo que vou falar hehehe.

MMORPG

MMORPG
MMORPG
O fato de algo ser MMO não quer dizer que seja RPG, por exemplo existem MMO que só tem porrada, ele é MMO por ter uma quantidade muito grande de pessoas, mas não tem os elementos de RPG que é a escolha do que fazer, pra onde ir, que QUEST fazer primeiro, etc portanto esse tipo de jogo é especifico, por exemplo gunbound é um MMO mas não é um MMORPG pois apesar de ter uma quantidade grande de jogadores não tem um mundo aberto onde você pode viajar pra onde quiser e escolher o que fazer.

Fonte: http://www.nerdmaldito.com
Discussão 8204858213452769911

Postar um comentário

emo-but-icon

Página inicial item

Translate

Publicidade

Top 10 da semana

Arquivos do Help RPG

Posts sorteados