Dica de Mestre - Como elaborar o mundo
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Quando todos estiverem sentados ao redor de uma mesa para mais uma sessão de jogo, o Mestre estará no comando.
Isso não significa que ele pode dizer às pessoas o que fazer além dos limites do jogo, mas que é o árbitro final das regras de D&D.
Os bons jogadores sempre reconhecem essa autoridade definitiva do Mestre em relação à mecânica do jogo, mesmo se contrariarem as regras publicadas nos livros básicos.
Os bons Mestres sabem que não devem modificar ou ignorar uma regra existente sem uma justificativa adequada e plausível, para evitar o desapontamento ou a rebelião dos jogadores (mais sobre este assunto adiante). Para assumir esta responsabilidade, é indispensável que o Mestre conheça as regras.
Não é necessário decorar os livros básicos, apenas ter uma noção adequada sobre seu conteúdo.
Assim, quando uma situação exigir uma determinada regra, o Mestre saberá onde consultar a descrição apropriada. Muitas vezes, haverá situações inusitadas que não são previstas explicitamente nas regras.
Nesses casos, será necessário criar ou escolher diretrizes para resolver o dilema.
Quando não houver nenhuma regra aplicável à Situação, considere os Seguintes cursos de ação:
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Dica de Mestre - Como elaborar o mundo |
Os bons jogadores sempre reconhecem essa autoridade definitiva do Mestre em relação à mecânica do jogo, mesmo se contrariarem as regras publicadas nos livros básicos.
Os bons Mestres sabem que não devem modificar ou ignorar uma regra existente sem uma justificativa adequada e plausível, para evitar o desapontamento ou a rebelião dos jogadores (mais sobre este assunto adiante). Para assumir esta responsabilidade, é indispensável que o Mestre conheça as regras.
Não é necessário decorar os livros básicos, apenas ter uma noção adequada sobre seu conteúdo.
Assim, quando uma situação exigir uma determinada regra, o Mestre saberá onde consultar a descrição apropriada. Muitas vezes, haverá situações inusitadas que não são previstas explicitamente nas regras.
Nesses casos, será necessário criar ou escolher diretrizes para resolver o dilema.
Quando não houver nenhuma regra aplicável à Situação, considere os Seguintes cursos de ação:
- Procure situações semelhantes que sejam abordadas pelas regras. Tente extrapolar ou adaptar a regra existente para a circunstância sem solução.
- Caso seja necessário inventar uma exceção, mantenha-a pelo resto da campanha (essa será uma regra interna ou ‘da casa’). A coerência agrada aos jogadores e lhes fornece a sensação de estabilidade na aventura; por sua vez, essa sensação comprova que o universo é previsível e não regido por fatores aleatórios e sem lógica sujeitos aos caprichos do Mestre.
- Quando estiver em dúvida, lembre-se de uma regra útil: as condições favoráveis acrescentam +2 a qualquer jogada e as condições desfavoráveis geram –2 de penalidade. Você ficará surpreso com a quantidade de problemas que essa “regra secreta do Mestre” conseguirá resolver.
- Se encontrar uma contradição aparente nas regras, considere os seguintes fatores para julgá-la:
- Uma regra existente nos Livros de regras básicos (Jogador, Mestre e Monstros) supera e substitui qualquer regra contida numa aventura pronta, a menos que ela esteja relacionada a algo especifico e limitado somente àquela aventura;
- Escolha a regra mais adequada ao seu jogo e a mantenha até o final da campanha. A consistência é um aspecto vital para arbitrar os conflitos.
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Fonte: Livro do Mestre D&D 3.5 pág. 6