Dica de Mestre - Como elaborar o mundo | Help RPG
Carregando...

Dica de Mestre - Como elaborar o mundo

Quando todos estiverem sentados ao redor de uma mesa para mais uma sessão de jogo, o Mestre estará no comando.

Dica de Mestre - Como elaborar o mundo
Dica de Mestre - Como elaborar o mundo
Isso não significa que ele pode dizer às pessoas o que fazer além dos limites do jogo, mas que é o árbitro final das regras de D&D.

Os bons jogadores sempre reconhecem essa autoridade definitiva do Mestre em relação à mecânica do jogo, mesmo se contrariarem as regras publicadas nos livros básicos.

Os bons Mestres sabem que não devem modificar ou ignorar uma regra existente sem uma justificativa adequada e plausível, para evitar o desapontamento ou a rebelião dos jogadores (mais sobre este assunto adiante). Para assumir esta responsabilidade, é indispensável que o Mestre conheça as regras.

Não é necessário decorar os livros básicos, apenas ter uma noção adequada sobre seu conteúdo.

Assim, quando uma situação exigir uma determinada regra, o Mestre saberá onde consultar a descrição apropriada. Muitas vezes, haverá situações inusitadas que não são previstas explicitamente nas regras.

Nesses casos, será necessário criar ou escolher diretrizes para resolver o dilema.

Quando não houver nenhuma regra aplicável à Situação, considere os Seguintes cursos de ação: 
  • Procure situações semelhantes que sejam abordadas pelas regras. Tente extrapolar ou adaptar a regra existente para a circunstância sem solução. 
  • Caso seja necessário inventar uma exceção, mantenha-a pelo resto da campanha (essa será uma regra interna ou ‘da casa’). A coerência agrada aos jogadores e lhes fornece a sensação de estabilidade na aventura; por sua vez, essa sensação comprova que o universo é previsível e não regido por fatores aleatórios e sem lógica sujeitos aos caprichos do Mestre.
  • Quando estiver em dúvida, lembre-se de uma regra útil: as condições favoráveis acrescentam +2 a qualquer jogada e as condições desfavoráveis geram –2 de penalidade. Você ficará surpreso com a quantidade de problemas que essa “regra secreta do Mestre” conseguirá resolver. 
  • Se encontrar uma contradição aparente nas regras, considere os seguintes fatores para julgá-la: 
  • Uma regra existente nos Livros de regras básicos (Jogador, Mestre e Monstros) supera e substitui qualquer regra contida numa aventura pronta, a menos que ela esteja relacionada a algo especifico e limitado somente àquela aventura; 
  • Escolha a regra mais adequada ao seu jogo e a mantenha até o final da campanha. A consistência é um aspecto vital para arbitrar os conflitos.

Geradores de ficha, nomes, aventuras, tavernas, monstros, armas, itens mágicos aqui:https://utilitariosrpg.com.br/

Fonte: Livro do Mestre D&D 3.5 pág. 6
Discussão 1177318644959133453

Postar um comentário

emo-but-icon

Página inicial item

Translate

Publicidade

Top 10 da semana

Arquivos do Help RPG

Posts sorteados