Horrores da Celuloide: O Desenhista de Tinta Eterna, uma Aberração Cartunesca para D&D 3.5
Prepare-se para mergulhar nas profundezas distorcidas da animação esquecida, onde a tinta ganha vida e a sanidade se desfaz em uma dança mac...
Prepare-se para mergulhar nas profundezas distorcidas da animação esquecida, onde a tinta ganha vida e a sanidade se desfaz em uma dança macabra de nostalgia e terror cósmico.

Como mestres, nosso papel é transcender o óbvio, desafiando a percepção dos jogadores e evocando emoções que perduram muito além da mesa de jogo. A fusão de conceitos aparentemente díspares, como os inocentes desenhos animados clássicos e o terror cósmico indescritível de Lovecraft, oferece um terreno fértil para a criação de monstros verdadeiramente memoráveis. Esta abordagem não apenas surpreende, mas também explora o desconforto do familiar transformado em algo alienígena e aterrorizante, elevando a imersão e o impacto de cada encontro.
Apresentamos O Desenhista de Tinta Eterna, uma aberração nascida dos pesadelos celulóides de um universo onde a animação se corrompeu, tornando-se uma manifestação de uma realidade esquecida e distorcida. Esta criatura foi concebida para desafiar grupos de aventureiros de D&D 3.5 de níveis médios a altos, oferecendo uma mistura de combate tático, efeitos que testam a sanidade e um ambiente que se dobra à sua vontade caótica.
O DESENHISTA DE TINTA ETERNA
Gigante da Animação Corrompida
Aberração Grande (Extraplanar); ND 11
Iniciativa +6; Sentidos Percepção às Cegas 18 m, Visão na Penumbra; Ouvir +18, Observar +18
Aura Campo de Tinta Sombria (9 m, Teste de Vontade CD 22 ou abalado)
Defesas
Classe de Armadura 25 (-1 tamanho, +2 Des, +14 natural), toque 11, surpresa 23
Pontos de Vida 153 (18d8+72)
Testes de Resistência Fort +15, Ref +10, Von +19
Redução de Dano 10/adamantina; Resistência à Magia 24
Imunidades Dano de atributo (exceto por Toque de Tinta Corruptora), doenças, veneno, sono, atordoamento, confusão, medo
Ataques
Velocidade 9 m
Corpo a Corpo 2 tentáculos de tinta +18 (2d6+7 mais 1d4 Int e agarrar) ou 1 tentáculo de tinta +18 (2d6+7 mais 1d4 Int e agarrar) e 1 toque de tinta corruptora +13 (2d4 Con)
À Distância Jato de Tinta Cáustica +13 (6d6 ácido, 12 m)
Espaço 3 m; Alcance 3 m
Ataques Especiais Agarrar Aprimorado, Toque de Tinta Corruptora, Jato de Tinta Cáustica, Visão Desfiguradora
Habilidades Especiais
Agarrar Aprimorado (Ex): Se o Desenhista acerta um ataque de tentáculo, pode tentar iniciar uma manobra de agarrar como uma ação livre sem provocar ataque de oportunidade. Se ele vencer o teste de agarrar, pode aplicar seu Toque de Tinta Corruptora automaticamente ou sufocar o alvo.
Campo de Tinta Sombria (Ex): O Desenhista exala uma aura de tinta animada em um raio de 9 metros. Esta área é terreno difícil. Além disso, qualquer criatura que comece seu turno dentro desta aura deve fazer um teste de Vontade CD 22. Se falhar, fica abalada por 1 rodada e sofre 1d4 pontos de dano não letal na Sabedoria devido ao choque mental e visual das figuras disformes de tinta que se formam e desfazem constantemente. A CD do teste de resistência é baseada em Carisma.
Criação Animada Menor (Sob): Uma vez a cada 1d4 rodadas, como uma ação padrão, o Desenhista pode animar poças de sua própria tinta para formar 1d4 Bolhas de Tinta Animadas. Estas bolhas agem como criaturas independentes no turno do Desenhista, com as estatísticas de um Rato Atroz, mas com tipo Aberração (Extraplanar), RD 5/cortante e ataques de toque que causam 1d4 de dano de ácido. Elas são destruídas se saírem da aura do Desenhista ou se o Desenhista for destruído.
Jato de Tinta Cáustica (Mag): Como uma ação padrão, o Desenhista pode lançar um jato de tinta corrosiva. Isso é um ataque de toque à distância que causa 6d6 pontos de dano de ácido. A cada uso subsequente dentro de 1d4 rodadas, o dano aumenta em 1d6 (máximo 9d6).
Toque de Tinta Corruptora (Sob): Como uma ação padrão ou como parte de um ataque de tentáculo (veja Agarrar Aprimorado), o Desenhista pode tentar tocar uma criatura. Em um acerto, o alvo deve fazer um teste de Fortitude CD 22 ou sofrer 2d4 pontos de dano de Constituição. A tinta penetra a pele, drenando a vitalidade. A CD do teste de resistência é baseada em Constituição.
Visão Desfiguradora (Sob): O Desenhista de Tinta Eterna pode focar sua vontade para distorcer a percepção de uma única criatura dentro de 18 metros como uma ação livre uma vez por rodada. O alvo deve fazer um teste de Vontade CD 22 ou fica confuso por 1d4 rodadas. Este é um efeito de encantamento (compulsão) e de aflição mental. A CD do teste de resistência é baseada em Carisma.
Atributos
Força 24 (+7), Destreza 14 (+2), Constituição 18 (+4), Inteligência 22 (+6), Sabedoria 20 (+5), Carisma 26 (+8)
Talentos Agarrar Aprimorado, Ataques Múltiplos, Foco em Perícia (Ouvir), Foco em Perícia (Observar), Iniciativa Aprimorada, Vontade de Ferro, Liderança de Combate, Combat Reflexes (8)
Perícias Blefar +29, Concentração +25, Conhecimento (arcano) +27, Conhecimento (planos) +27, Diplomacia +33, Esconder-se +15, Intimidar +33, Notar +18, Observar +18, Mover-se em Silêncio +15, Sentir Motivação +26, Usar Instrumento Mágico +29
Ambiente Qualquer (geralmente estúdios abandonados ou planos de tinta)
Organização Solitário
Tesouro Padrão
Progressão 19-27 HD (Grande); 28-36 HD (Enorme)
Em combate, O Desenhista de Tinta Eterna é um oponente astuto e implacável. Ele prefere manter-se no centro de seu Campo de Tinta Sombria, usando-o para abalar os inimigos e dificultar seu avanço. Suas Bolhas de Tinta Animadas servem como distrações e assédio de área, enquanto ele foca seus tentáculos nos combatentes mais fortes, buscando agarrá-los e drenar sua vitalidade com o Toque de Tinta Corruptora. O Jato de Tinta Cáustica é reservado para inimigos à distância ou para finalizar alvos enfraquecidos. A Visão Desfiguradora é usada contra conjuradores ou curandeiros, buscando neutralizá-los ou fazê-los atacar seus próprios aliados. Ele utiliza sua alta Inteligência e Carisma para explorar as fraquezas do grupo, adaptando suas táticas.
Lore: Dizem as lendas que O Desenhista de Tinta Eterna foi outrora um animador brilhante, mas excêntrico, obcecado em capturar a “alma” do movimento e da vida em suas criações. Mergulhando em tomos proibidos e rituais arcanos de uma era esquecida, ele tentou invocar musas de planos externos para infundir suas animações com vida verdadeira. O que ele encontrou, no entanto, foi algo muito mais antigo e malevolente: uma entidade cósmica da tinta e do vazio que o consumiu, transformando-o nesta aberração. Seu propósito agora é o de expandir seu “estúdio” por toda a realidade, transformando mundos em paletas de tinta disformes, habitadas por suas grotescas criações animadas.
Sugestões para Mestres: Incorpore O Desenhista como o vilão final de uma campanha de horror ou como um elemento de escalada em uma aventura de mistério. Os personagens podem primeiro encontrar pequenos “rabiscos” de tinta animados, ou talvez vilarejos que se tornaram monocromáticos e cujos habitantes perderam a sanidade, murmurando sobre uma “arte perfeita”. Utilize ambientes que mudam conforme a criatura age: paredes que pingam tinta que ganha vida, objetos que se deformam, sombras que se contorcem. Explore a loucura como uma mecânica: testes de sanidade ou testes de Vontade contra efeitos visuais e sonoros que a criatura provoca, causando condições como 'abalado', 'apavorado' ou 'confuso'. A chave é construir uma atmosfera de surrealismo e pavor crescente, culminando na confrontação com esta entidade que desafia a própria lógica da existência.