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O Prato Élfica: Uma Relíquia dos Deuses Capaz de Moldar a Realidade Através do Sono e do Pânico

Entre os ecos de uma era esquecida, onde deuses antigos caminhavam sobre a terra, jaz um artefato de poder incalculável: o Prato Élfica, cap...

Entre os ecos de uma era esquecida, onde deuses antigos caminhavam sobre a terra, jaz um artefato de poder incalculável: o Prato Élfica, capaz de subverter a vontade de massas com um simples desejo.

O Prato Élfica: Uma Relíquia dos Deuses Capaz de Moldar a Realidade Através do Sono e do Pânico

O Prato Élfica

Nome e Origem

Conhecido pelos eruditos como o Prato Élfica, este artefato lendário é uma relíquia imbuída com a essência de deuses antigos e esquecidos, anteriores até mesmo aos panteões hoje reverenciados. Forjado em uma era primordial onde a magia fluía de maneira diferente e os elfos eram os guardiões de segredos cósmicos, o Prato não é meramente um objeto de beleza élfica, mas um receptáculo de poder divino. Sua origem é frequentemente atribuída aos Eldrin, os primeiros elfos que, em comunhão com divindades celestiais, criaram ferramentas para manter a paz ou impor sua vontade em tempos de caos. O Prato é um legado dessa era, um lembrete do poder que a antiga civilização élfica uma vez possuía.

Poder e Função

A verdadeira magnificência do Prato Élfica reside em sua capacidade de manipular a mente e o corpo de criaturas em grande escala. Este artefato é capaz de induzir sono profundo ou pânico incontrolável em massas, alterando o curso de batalhas e o destino de cidades. Seu poder é sutil, mas avassalador, agindo diretamente sobre a psique e os processos biológicos dos afetados. Não se trata de uma ilusão simples, mas de uma intervenção na própria realidade perceptual e fisiológica das vítimas, conforme a vontade do portador. Um único uso pode transformar uma multidão em um rebanho assustado ou em um mar de corpos adormecidos, tornando-o uma ferramenta de controle social ou de guerra de valor inestimável.

História e Lore

A história do Prato Élfica é pontuada por lendas e tragédias. Dita ter sido uma ferramenta dos reis-sacerdotes élficos para pacificar revoltas civis sem derramamento de sangue, ou usada em rituais de meditação em massa, sua posse era sinônimo de poder supremo. Em eras mais sombrias, o Prato caiu nas mãos de tiranos e cultistas que o empregaram para subjugar populações inteiras, usando seu poder para instigar o medo e consolidar impérios efêmeros. Há contos de que foi fragmentado e escondido após um grande cataclismo, e que suas partes foram reunidas novamente ao longo dos séculos. Lendas recentes o associam a um antigo lich élfico que busca sua posse para mergulhar o mundo em um sono eterno ou, alternativamente, a um grupo de druidas ancestrais que o protege para evitar que seu poder seja novamente corrompido. O paradeiro atual do Prato é sempre um mistério, um segredo cobiçado por muitos.

Funcionamento Mecânico

Para que o Prato Élfica revele seu verdadeiro poder, uma criatura precisa se sintonizar com ele (o que leva o tempo padrão de uma sintonização com artefato). Uma vez sintonizado, o portador pode usar uma ação para ativar um de seus dois efeitos poderosos, mas o Prato possui uma fonte de energia limitada, podendo ser usado apenas uma vez a cada 1d4 dias, recarregando ao amanhecer.

Efeitos

  • Sono Profundo em Massa: O portador do Prato Élfica pode, como uma ação, invocar uma onda de letargia. Todas as criaturas de até Médio porte em um raio de 18 metros centrado no Prato devem fazer uma salvaguarda de Constituição CD 17 ou cair inconscientes por 1 minuto. Criaturas inconscientes acordam se receberem dano ou se alguém usar uma ação para sacudi-las. Criaturas imunes a efeitos de sono mágico ou que não necessitam dormir não são afetadas.
  • Pânico Incontrolável em Massa: Alternativamente, o portador pode instigar um medo avassalador. Todas as criaturas em um raio de 18 metros centrado no Prato devem fazer uma salvaguarda de Sabedoria CD 17 ou ficarão amedrontadas pelo Prato por 1 minuto. Uma criatura amedrontada deve usar sua ação e movimento para se afastar da fonte de seu medo o máximo possível e não pode se mover para um espaço a menos de 9 metros do Prato. Ela pode usar sua ação para Desengajar ou Correr. Ela pode repetir a salvaguarda no final de cada um de seus turnos, terminando o efeito em si mesma em caso de sucesso.

O Prato é uma peça de cerâmica ou metal élfico finamente trabalhado, resistente a danos, mas não indestrutível. Se for destruído, seu poder se dissipa em uma explosão de energia mágica inofensiva.

Impacto na Campanha

O Prato Élfica é um artefato que pode ser o centro de múltiplas narrativas. Mestres podem utilizá-lo como o objetivo principal de uma busca épica, onde os heróis devem recuperá-lo de um vilão que o usa para oprimir uma população, ou protegê-lo de forças que buscam seu poder. Pode ser o "macguffin" que desencadeia uma guerra entre facções que disputam seu controle. Imagine os jogadores tendo que infiltrar uma cidade sitiada por cultistas que usam o Prato para manter os cidadãos em um sono eterno, ou enfrentando um exército em pânico devido à sua influência. Para os jogadores, a posse do Prato pode abrir portas para estratégias inovadoras em combate e interação social, mas também atrair a atenção de inimigos poderosos e gerar dilemas morais sobre o uso de tal poder.

Considerações para o Mestre: Como o Prato Élfica é um artefato de grande poder, seu aparecimento deve ser significativo. Ele pode ser encontrado em ruínas antigas, guardado por entidades poderosas ou ser a chave para um mistério ancestral. Pense em como os jogadores podem obter informações sobre ele – através de tomos esquecidos, sussurros de espíritos ou visões proféticas. A introdução do Prato deve sempre elevar as apostas da sua campanha, seja como um trunfo ou uma ameaça iminente.

Considerações de Balanceamento

Dado o potencial disruptivo do Prato Élfica, é crucial que os Mestres considerem seu balanceamento. A CD de salvaguarda de 17 é alta, desafiadora até para aventureiros de níveis médios a altos, e a limitação de uso (1d4 dias) impede seu abuso em encontros consecutivos. A restrição de sono a criaturas de até Médio porte previne o sono de monstros gigantes ou dragões, mas o pânico afeta a todos, tornando-o versátil. É importante lembrar que muitos inimigos de alto nível podem ter imunidade a condições como amedrontado ou sono, ou ter bônus altos em suas salvaguardas, servindo como contramedidas naturais. Se o Prato for introduzido em níveis mais baixos, considere ajustar a CD ou aumentar o tempo de recarga. Evite criar regras adicionais que não se encaixem no sistema; em vez disso, foque em criar cenários onde o Prato tem um impacto dramático, mas não quebra o jogo, encorajando a criatividade e o pensamento estratégico por parte dos jogadores.

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