A Bruxa da Confeitaria Macabra: Estatísticas de Horror para Tormenta 20
Por trás da doçura inocente de contos de fadas, esconde-se uma escuridão ancestral, pronta para devorar a alegria e a esperança. Prepare-se ...
Por trás da doçura inocente de contos de fadas, esconde-se uma escuridão ancestral, pronta para devorar a alegria e a esperança. Prepare-se para enfrentar a personificação da tentação e da crueldade em sua mesa de Tormenta 20!

Contos de fadas são repletos de lições de moral e alegorias, mas também abrigam horrores primordiais. A Bruxa da Confeitaria, eternizada em histórias infantis, é muito mais que uma velhinha feia; ela é uma predadora astuta e faminta, cujos métodos são tão doces quanto letais. Trazer essa figura icônica para o mundo de Arton exige mais do que apenas um reskin; é preciso capturar sua essência traiçoeira e sua ameaça latente, transformando-a em um desafio digno para aventureiros experientes. Abaixo, apresentamos uma adaptação completa, seguindo a estrutura oficial de Tormenta 20, para você aterrorizar seus jogadores.
A BRUXA DA CONFEITARIA
A figura encurvada da velha sorri com dentes ligeiramente pontudos, seu olhar perscrutador fixo em você. O aroma doce e convidativo que emana de sua casa, feita de doces e guloseimas, parece mascarar um fedor subjacente, quase imperceptível, de carne queimada e algo mais... algo maléfico.
- Monstro (Monstro), Médio, Caótico e Maligno
- Iniciativa +8
- Percepção +14 (Visão no Escuro)
DEFESAS
- CA 20 (+4 Des, +6 Natural)
- PV 90 (12d8+36)
- Pontos de Mana 35
- Resistências Fort +7, Ref +8, Von +12
- Imunidades Enfeitiçamento, Medo
ATRIBUTOS
- Força 10 (+0)
- Destreza 18 (+4)
- Constituição 16 (+3)
- Inteligência 20 (+5)
- Sabedoria 22 (+6)
- Carisma 14 (+2)
PERÍCIAS
- Conhecimento +17, Enganação +15, Intuição +19, Luta +12, Misticismo +17, Sobrevivência +19
DESLOCAMENTO
- 9m
ATAQUES
- Corpo a Corpo: Garras +12 (1d6+5 cortante, 19-20) ou Faca de Açougueiro +12 (1d4+5 cortante, 19-20)
- À Distância: Magias (veja abaixo)
HABILIDADES E PODERES ESPECIAIS
- Conjuradora (Arcanista): A Bruxa da Confeitaria é uma conjuradora de 12º nível (Int). Ela pode conjurar as seguintes magias (CD 21, Ataque Mágico +17):
- 0º Círculo: Amedrontar, Consertar, Luz, Mensagem.
- 1º Círculo: Adaga Mental, Alterar Aroma, Armadura Arcana, Murchar, Sono, Teia.
- 2º Círculo: Campo de Força, Escuridão Profunda, Névoa, Onda de Choque, Teia de Aranha, Toque Chocante.
- 3º Círculo: Bola de Fogo, Contra-Mágica, Velocidade.
- 4º Círculo: Congelar, Muralha de Gelo, Relâmpago.
- 5º Círculo: Drenar Vida, Prisão de Pedra.
- Decepção Açucarada (Ex): Criaturas a até 9m da Bruxa que a vejam e falhem em um teste de Vontade (CD 22) são afetadas pela aura enganosa dela. A Bruxa é tratada como uma figura amigável e inofensiva, e a criatura sofre –2 em testes de Percepção para notar suas intenções malignas e –2 na CA contra os ataques da Bruxa. Dura enquanto a criatura estiver na área de efeito e puder vê-la, ou até sofrer dano da Bruxa. Esta é uma habilidade de Encantamento.
- Forno Queimador (Ex): Uma vez por rodada, se adjacente a um forno funcional, a Bruxa pode tentar empurrar uma criatura de tamanho Médio ou menor para dentro dele como uma ação padrão. A criatura deve fazer um teste de Força (CD 21). Se falhar, é arremessada para dentro do forno, sofrendo 4d6 de dano de fogo por rodada e ficando impedida. Uma criatura impedida pode tentar um teste de Força (CD 21) no início de seu turno para se libertar. O forno tem CA 10, PV 50.
COMPORTAMENTO EM COMBATE E TÁTICAS
A Bruxa da Confeitaria é uma predadora astuta e sádica. Ela prefere isolar suas vítimas, utilizando sua Decepção Açucarada para atrair e enredar os mais ingênuos, transformando a luta em um jogo cruel. Em combate, ela prioriza magias de controle de grupo como Teia ou Escuridão Profunda para dividir o grupo de aventureiros, buscando neutralizar os conjuradores ou os personagens mais vulneráveis com Sono ou Adaga Mental. Usará Bola de Fogo e Relâmpago para dano massivo e Congelar ou Prisão de Pedra para incapacitar os combatentes corpo a corpo. Se for encurralada, sua tática mudará para o uso do Forno Queimador para eliminar uma ameaça imediata, seguido de magias de dano mais intenso ou Drenar Vida. A Bruxa é covarde e não hesitará em usar Velocidade para fugir se seus pontos de vida caírem abaixo de 25%, preparando emboscadas futuras.
LORE RESUMIDO
A Bruxa da Confeitaria não é simplesmente uma criatura velha e faminta; ela é uma encarnação da crueldade primordial e da tentação enganosa. Sua origem é perdida nas brumas do tempo, um eco distorcido de contos de fadas que se tornou realidade, onde a bondade é apenas uma isca e a doçura esconde o veneno. Ela se alimenta da carne e da alma, mantendo-se eternamente jovem e vibrante através de rituais sinistros que exigem a vitalidade da inocência. Sua casa, um monumento macabro feito de doces, é uma extensão de sua própria natureza ilusória, uma armadilha perfeita para os desavisados. Ela não busca poder político ou riqueza, mas a satisfação insaciável de sua fome e a perpetuação de seu próprio horror.
SUGESTÕES PARA MESTRES
Incorporar a Bruxa da Confeitaria em sua campanha de Tormenta 20 pode ser uma experiência inesquecível de horror e desespero. Comece a introduzir sua presença através de rumores sussurrantes de crianças desaparecidas em aldeias próximas ou de uma floresta que, subitamente, exala um aroma inexplicavelmente doce. A casa da Bruxa deve ser um cenário de perigo ambiental, com caldeirões ferventes, pilhas de doces que podem ser armadilhas e, é claro, o famigerado forno. Considere adicionar um elemento de dilema moral: talvez a Bruxa mantenha prisioneiros que os aventureiros precisam resgatar, forçando-os a navegar pelos perigos de sua casa enquanto lutam. Ela pode até ter servos enfeitiçados que parecem inocentes, complicando a moral do combate. Para um desafio extra, a Bruxa pode estar preparando um banquete para uma entidade ainda mais poderosa, ou em busca de um ingrediente raro (como o coração de um herói puro) para um ritual de imortalidade, elevando as apostas para seus jogadores.