Dica de Mestre - Tendência dos PdMs Parte 1
https://www.helprpg.com.br/2021/06/dica-de-mestre-tendencia-dos-pdms-parte.html
Esta é uma série de artigos relacionado a tendência de personagens. Eles foram extraídos do AD&D 2° Edição e estão aqui para orientar jogadores iniciantes e veteranos que desejam se atualizarem sobre algum aspecto dentro deste assunto.
Este é o quarto artigo da série. Boa leitura.
![]() |
Dica de Mestre - Tendência dos PdMs Parte 1 |
Da mesma forma que bons jogadores interpretam seus personagens dentro dos limites de suas tendências, os PdMs devem ser conduzidos igualmente. O uso dos PdMs de maneira criativa e correta é o que fez com que um mundo de fantasia seja plausível.
Você joga RPG de mesa? Geradores de nomes e fichas: https://utilitariosrpg.com.br/
A tendência é um pequeno guia para as reações de PdMs e jogadores, e é muito útil quando você não quer perder tempo consultando tabelas, ou quando não é possível, por qualquer motivo, desenvolver totalmente a personalidade de um PdM encontrado pelos jogadores. PdMs tendem a agir de acordo com suas respectivas tendências (lembre-se que, neste assunto, eles não são melhores que os jogadores).
Desse modo, um gnoll cruel tende a reagir de maneira hostil, pois ele encara qualquer um que aparente compaixão como um fraco, e, portanto, desconfia de todos aqueles que tentam aproximar-se de maneira amigável.
De acordo com a visão que os gnolls possuem da sociedade, medo e tirania são as chaves para o sucesso, misericórdia e bondade são para os fracos, e os amigos são bons apenas enquanto forem úteis e puderem providenciar dinheiro, proteção ou abrigo. Entretanto, um mercador justo tende a encarar a realidade com uma visão oposta à do gnoll.