Dica de mestre - Equipamento para conduzir um jogo
https://www.helprpg.com.br/2020/10/dica-de-mestre-equipamento-para.html
Os seguintes itens existem para melhorar seu jogo. Contudo, nem todos gostam deles:
Dica de mestre - equipamento para conduzir um jogo |
Escudo do Mestre:
É uma divisória de cartolina (disponível em lojas especializadas) que pode ser colocada sobre a mesa entre o Mestre e os jogadores. Ela possui diversas tabelas e lembretes úteis para aumentar a velocidade do jogo. Também é possível prender anotações nela, para que você possa vê-las, mas os jogadores não.
Atrás do escudo, o Mestre pode abrir seus mapas e suas notas, e lançar os dados sem que os jogadores saibam o resultado. O único inconveniente é que o escudo cria uma barreira entre o Mestre e seus jogadores, o que pode causar algum distanciamento. Os Mestres que desejam ter as Informações do escudo à mão, mas não apreciam ficar separados dos jogadores, deitam o escudo sobre a mesa, escondendo suas anotações sob ele.
Marcadores:
Caso não haja miniaturas disponíveis para todos os personagens e criaturas que os aventureiros encontram, é possível usar q uai quer tipo de marcador para representar os heróis e os monstros:
cartões impressos com ilustrações das criaturas, fichas de pôquer, peças de jogos, moedas, pedaços de papel — o que você desejar.
Computadores:
Com um computador à mesa (ou próximo dela, mas sem que os jogadores possam ver a tela) é possível manter todos as suas anotações e mapas em arquivos digitais que podem ser facilmente acessados durante o jogo. Existem programas especiais para administrar PdMs, PJs, monstros, tesouros e outros tipos de informação.
Alguns determinam encontros aleatórios, criam personagens, e geram números aleatórios. Entretanto, nem todos os grupos gostam de computadores, devido à tendência da máquina desviar a atenção que o Mestre deveria dispensar aos jogadores e à partida. Caso você esteja olhando mais para a tela do que para os seus jogadores, abandone a máquina durante a sessão e restrinja seu uso apenas à preparação do jogo, entre as partidas.