Dica de mestre - Como manter o equilíbrio da aventura | Help RPG
Carregando...

Dica de mestre - Como manter o equilíbrio da aventura

Várias pessoas discutem sobre o equilíbrio do jogo, rotulando as regras prediletas como equilibradas e as demais como desequilibradas. Mas o que esse termo realmente significa? 

Dica de mestre - como manter o equilibrio da aventura
Dica de mestre - como manter o equilíbrio da aventura


O objetivo principal do equilíbrio é assegurar que as escolhas dos personagens sejam relativamente as mesmas. Numa partida equilibrada, nenhum personagem domina os outros em função de um único aspecto (raça, classe, perícia, talento, magia, item mágico, etc.). Também significa que os personagens não serão poderosos demais para as ameaças que enfrentam, nem serão sobrepujados facilmente. 

Os dois fatores que determinam o equilíbrio do jogo são discutidos a seguir; Controle do Mestre: 

Um Mestre que observa cuidadosamente todos os aspectos do jogo para evitar que algo saia de seu controle ajuda a manter o equilíbrio.

Os PdMs e PJs, as vitórias e as derrotas, as recompensas e problemas, os tesouros encontrados e o dinheiro gasto — todos esses fatores devem ser monitorados para manter a ordem. Nenhum personagem deve se tornar significativamente superior aos outros. Caso isso aconteça, os demais devem ter a oportunidade de alcançá-lo em pouco tempo. O grupo de personagens não deve se tornar poderoso demais, senão os desafios serão apenas incômodos triviais.

Eles também não devem ser constantemente massacrados por qualquer criatura. Não é muito divertido perder sempre, mas ganhar sempre se torna enjoativo bem rápido (esses tipos de jogos são conhecidos respectivamente como “masmorras assassinas” e “minas de ouro”). Quando um desequilíbrio temporário acontecer, é mais fácil consertá-lo alterando os desafios do que mudando alguma coisa nos PJs, como seus poderes ou equipamentos. Ninguém gosta de ganhar alguma coisa (uma nova espada mágica, por exemplo) e depois perdê-la por ser poderosa demais. Confiança Jogador — Mestre:

Os jogadores devem confiar no Mestre. Essa confiança precisa ser adquirida aos poucos, através do uso consistente das regras, imparcialidade (ou seja, não favorecer um jogador em detrimento do outro) e deixando transparecer que não haverá vingança contra os participantes ou seus personagens.

Se os jogadores confiam no Mestre — e através dele, no sistema de regras — reconhecerão qualquer coisa inserida no cenário como algo cuidadosamente planejado. Quando o Mestre ajusta uma situação, os jogadores devem aceitar que houve um bom motivo, não ficar questionando ou tentando adivinhar as razões. Dessa forma, os jogadores podem se concentrar em interpretar seus personagens, obter sucesso na aventura e se divertir, pressupondo que o Mestre será justo e realista. Também terão certeza que ele fará o possível para permitir que desfrutem da interpretação dos seus personagens, que tenham a possibilidade de obter sucesso e que se divirtam o máximo possível.

Quando esse nível de confiança for alcançado, o Mestre ficará muito mais à vontade para acrescentar ou modificar as regras, pois não terá que se preocupar com protestos ou críticas de seus jogadores a cada decisão. 





Informativos 3666341714749753960

Postar um comentário

emo-but-icon

Página inicial item

Translate

Publicidade

Top 10 da semana

Arquivos do Help RPG

Posts sorteados