Como lidar com personagens desequilibrados | Help RPG
Carregando...

Como lidar com personagens desequilibrados

Apesar de toda a preparação, as vezes coisas inesperadas acontecem. Os personagens podem derrotar um vilão, as expectativas do inimigo (e do Mestre) sobre um plano infalível de fuga e adquirindo uma espada vorpal que nunca deveria ter caído em suas mãos. Os PJs, encarregados de devolver um artefato ao seu legítimo dono, poderiam simplesmente decidir ficar com ele. Ou, ainda mais provável, a combinação de um item recém-adquirido com um item, uma magia ou um poder existente do personagem provocara um desequilíbrio completamente inesperado, Quando se comete um engano desses, e os personagens se tornam poderosos demais, nem tudo está perdido.

Como lidar com personagens desequilibrados
Como lidar com personagens desequilibrados


Na verdade, seria fácil aumentar os desafios que esse herói enfrentara, de forma a não transformar os encontros em simples passeios. Contudo, essa solução do problema pode não ser satisfatória, apenas tornando os novos encontros muito mais difíceis para os demais PJs. Ao mesmo tempo, como já mencionamos, nunca é divertido perder uma nova característica do seu personagem (uma nova magia, item ou poder) porque ele desequilibra o jogo. Do ponto de vista do jogador, a culpa não foi dele. O Mestre tem duas opções:

Resolver o Problema “Dentro do Jogo”:

“Dentro do jogo” é um termo usado para descrever os acontecimentos da história criada durante a partida de RPG.

Por exemplo, suponha que um PJ se torne demasiadamente poderoso ao usar a magia desejo e adquirir a habilidade de conjurar todas as suas magias preparadas duas vezes por dia (é impossível conseguir esse efeito usando desejo, mas às vezes os Mestres se enganam). Uma solução plausível dentro do jogo seria fazer com que um clérigo inimigo utilizasse milagre para se apoderar dessa nova habilidade. Não importa sua decisão, faça o possível para não tornar óbvio que, na verdade, a situação é somente um artificio para equilibrar a campanha. Pelo contrário, tente fazê-lo parecer parte da aventura (caso não consiga, os jogadores indignados ficarão bem furiosos), Resolver o Problema “Fora do Jogo”:

“Fora do jogo” significa algo que acontece no mundo real, mas que tem um impacto no próprio jogo. Uma solução fora do jogo para o problema descrito no último parágrafo seria conversar com o jogador em particular e explicar que a partida está desequilibrada em função do seu personagem — a situação precisa mudar ou a campanha será arruinada.

Uma pessoa racional vai se dar conta da importância da continuidade do Jogo e vai lhe ajudar, seja dentro do jogo (talvez doando um item poderoso demais a um PdM apropriado) ou fora dele (talvez apagando o poder ou o item exagerado da planilha do personagem e fingindo que ele nunca esteve ali). Mas esteja avisado de que alguns jogadores podem não gostar desse nível de intromissão de sua parte e negar-se a desistir de uma habilidade ou item que seu personagem ‘’mereceu”. Mesmo que não digam isso abertamente, eles podem se ressentir pela perda Pior ainda, após uma discussão desse tipo, pareceria óbvio e artificial tentar equilibrar as coisas dentro do jogo. Ninguém disse que ser o Mestre seria fácil.

Informativos 647935324052935002

Postar um comentário

emo-but-icon

Página inicial item

Translate

Publicidade

Top 10 da semana

Arquivos do Help RPG

Posts sorteados