Entenda a diferença entre MMO, MOBA e RPG RTS | Help RPG
Carregando...

Entenda a diferença entre MMO, MOBA e RPG RTS

Entenda o que significa esse monte de siglas!

Em pleno século XXI, e a história agora é outra. Controles recheados de botões, jogos com dezenas de configurações, e … pra nossa alegria (ou não), uma série de novas categorias e variações de siglas de jogos remanescidos do infindável RPG.

Entenda a diferença entre MMO, MOBA e RPG RTS
Entenda a diferença entre MMO, MOBA e RPG RTS
MMO, MOBA, RPG e RTS, os 4 principais estilos que dominam o mundo da fantasia, parecem a mesma coisa #SQN … e para acabar com esse tipo de confusão e uma série de outras dúvidas e perguntas da galera, trazemos esse artigo explicando tudo.

MMO

MMO
MMO
É a sigla para “Massive Multiplayer Online” ou em português “Multijogadores Online”, que como o nome já diz, é uma grande quantidade de jogadores simultaneamente conectados à um jogo. Alguns dos mais famosos são: Black Desert Online, Neverwinter, Star Trek Online e Warframe. Muitas pessoas associam “RPG” com “MMO”, porém são coisas bem distintas. Lógico que um MMO pode também ser um RPG, mas nem todos o são. Portanto é errado fazer essa associação, a menos que se use o nome completo: MMORPG. Que aliás, é o nosso próximo da lista!

MMORPG


MMORPG
MMORPG
O termo MMORPG ficou extremamente popular graças a jogos como World of Warcraft, Everquest, Lineage entre outros. O MMORPG é caracterizado pela forte customização dos personagens jogáveis, muitas vezes podendo-se alterar cada mínimo aspecto do seu avatar. MMORPG’s também são conhecidos pelas inúmeras e famosas quests, que são missões dos mais variados tipos e motivos que servem como força motriz para mover a história. O intuito de um MMORPG é de proporcionar a liberdade para o jogador ser/fazer o que desejar e isso é o que atrai milhões e milhões de jogadores para viverem nesses mundos fantásticos e mágicos. Na minha opinião essa é o gênero de RPG que mais cresce atualmente, contando com títulos como Anthem, Star Wars, Defiance e muitos outros.

MOBA

MOBA
MOBA
Hoje em dia, graças ao famoso League of Legends (LoL), os MOBAs ficaram super populares. No topo da árvore genealógica do gênero vem o DotA (Defense of the Ancients). Ele foi um mod de Warcraft 3 que se tornou o precursor de um gênero próprio, o Multiplayer Online Battle Arenas (MOBAs). Esses games usam características similares ao de RTS (já chegaremos nele), mas ao invés de cada jogador controlar um exército, eles são responsáveis por um um soldado em específico. O objetivo de cada time é destruir a base inimiga, sem deixar que a sua seja derrubada antes. Outros games populares do gênero são DotA 2, Smite e Heroes of the Storm.

RPG


RPG
RPG
RPG é provavelmente a sigla que você mais ouviu falar e a mais popular. Role Playing Games é traduzido do inglês como Jogos de Interpretação de Papel. Funciona como se o jogador fosse um personagem em uma peça de teatro, dando vida a um personagem.

Quando se fala apenas RPG, existem dois tipos: o RPG de mesa em que você joga com um grupo, sendo que uma das pessoas será o mestre, enquanto os demais serão os personagens. Geralmente são usados dados (que podem ser simulados em um app, por exemplo) para se fazer as rolagens e papel para anotações gerais. Hoje em dia o RPG de mesa também aderiu a internet, tendo sites especializados em criar sessões totalmente online.

Existe também o RPG eletrônico (games), que são aqueles em que você pode escolher o rumo que a história toma, selecionar as falas de seu personagem em um dialogo, decidir seu próprio caminho e missões, etc. Esses jogos também tem as suas variações, é claro, alguns permitem escolher os atributos e distribuir os pontos de experiência. Outros tem múltiplos finais que dependem das escolhas que você toma e outras nuances. Por isso, muitas vezes, se fala que um jogo tem “elementos de RPG”, o que quer dizer que ele tem certas características do gênero, mas isso sozinho não o torna um RPG, que parte da premissa de você interpretar o personagem e não ser um mero observador dele. Obviamente o RPG eletrônico é mais limitado que o RPG de mesa nesse sentido, mas ele é compensado pela parte visual e gameplay. Final Fantasy é o maior expoente do gênero, sendo mundialmente conhecido e aclamado. Porém a popularização da franquia acelerou a sua perda de essência, tendo títulos que são tudo, menos RPG. Hoje o termo RPG é bem diluído e cabe para praticamente qualquer jogo, mesmo não tendo as características básicas do gênero, infelizmente.

RTS

RTS
RTS 
O termo RTS é mais popular com os marmanjos, e têm sua comunidade dedicada. Esses jogos seguem estilos onde a câmera é posta acima do campo de batalha, e tudo fica pequeno. Os jogadores controlam exércitos enormes enquanto administram suas construções e e recursos. Jogos como Starcraft, Warcraft, Age of Empires e Total Annihilation se encaixam no gênero de Real Time Strategy, ou Estratégia em Tempo Real.

Essas são as siglas mais populares de jogos contemporâneos, mas não significa que só existam esses. Ainda existem subgêneros, tais como: Bullet Hell (Inferno de Balas) como Touhou, ou aqueles jogos de arcade nas festas em buffets com zilhões de tiros. Hack n’ Slash são os jogos onde você Bate e Corta, aniquilando dezenas senão centenas de inimigos em rápida sucessão, como nos Dynasty Warriors. Existem também os famosos Metroidvanias, que pegam os aspectos mais importantes da exploração, plataforma e combate das renomadas sagas Metroid e Castlevania.

Geradores de ficha, nomes, aventuras, tavernas, monstros, armas, itens mágicos aqui:https://utilitariosrpg.com.br/

Fonte: https://www.centralxbox.com.br/
Noticias Games 24189432983562444

Postar um comentário

emo-but-icon

Página inicial item

Translate

Publicidade

Top 10 da semana

Arquivos do Help RPG

Posts sorteados