D&D 5ª edição chega ao Brasil; veja como o RPG transformou os jogos | Help RPG
Carregando...

D&D 5ª edição chega ao Brasil; veja como o RPG transformou os jogos

Dungeons & Dragons, RPG de fantasia que se originou em livros, nasceu em 1974 e, de lá para cá, influenciou todo mundo que se envolveu com este universo. Nos games, as influências de D&D vão além da estética. Há jogos inspirados pelo RPG, como Neverwinter e Baldur's Gate, mas temos também vários exemplos de títulos que “beberam da fonte”, ainda que não diretamente. Mas como essa relação se deu, ao longo de todos estes anos? Tentamos explicar um pouco, também conversando com a Galápagos Jogos, editora do livro no Brasil, para saber mais a respeito.

Entendendo Dungeons & Dragons

Para entender a influência de D&D, é preciso entender, primeiro, o quão grande ele é. Estamos falando daquele que é considerado o primeiro RPG no formato como o conhecemos hoje. Desde 74, quando sua versão inicial foi criada, o D&D tem recebido diversas edições, inclusive a quinta, mais recente, que acabou de sair no Brasil. Ao longo de todo este período, são milhões de cópias vendidas – e não apenas de livros de regras, mas também de produtos relacionados, como games, acessórios, dados, livros literários, entre outros.

D&D 5ª edição chega ao Brasil; veja como o RPG transformou os jogos
D&D 5ª edição chega ao Brasil; veja como o RPG transformou os jogos
O ponto forte de D&D está em sua acessibilidade. Apesar de ser levemente complexo para o padrão atual de outros RPGs, ele nasceu de maneira bem simples, com regras básicas e de fácil entendimento. Hoje, se alguém for começar a jogar, ainda vai entender bem facilmente muitos de seus detalhes.

Persio Sposito, editor da Galápagos Jogos para o D&D, reforça este detalhe. “Dungeons & Dragons passa, atualmente, por um grande movimento de expansão global. Este fenômeno é reforçado pelas diversas celebridades que se declaram jogadoras de D&D. Mesmo com a tecnologia, existe esta imensa necessidade que temos de nos conectar cara-a-cara, criando memórias reais ao redor de uma mesa. D&D é o tipo de entretenimento perfeito para criar tais experiências”, disse.

A quinta edição do jogo acaba de sair no Brasil - com atraso, pois saiu lá fora em 2014 — Foto: Divulgação/Wizards
A quinta edição do jogo acaba de sair no Brasil - com atraso, pois saiu lá fora em 2014 — Foto: Divulgação/Wizards
E é justamente ao criar experiências que D&D não apenas influenciou outros jogadores a criarem seus próprios RPGs, como também influenciaram games eletrônicos a adotarem a estética de fantasia medieval para suas aventuras – com um pouquinho de ajuda também das criações de J.R.R. Tolkien, de O Senhor dos Anéis.

Fonte: https://www.techtudo.com.br/
Noticias Gerais 521204725112929528

Postar um comentário

emo-but-icon

Página inicial item

Translate

Publicidade

Top 10 da semana

Arquivos do Help RPG

Posts sorteados