Como usar bem a regra de ouro no seu RPG | Help RPG
Carregando...

Como usar bem a regra de ouro no seu RPG

Hoje vamos falar um pouco sobre como podemos usar bem a regra de ouro em nossas aventuras de RPG e também como não deveríamos usa-la. Se você tem dúvidas sobre como lidar com a regra de ouro no RPG, este artigo serve para você.

Como usar bem a regra de ouro no seu RPG
Como usar bem a regra de ouro no seu RPG

O que é regra de ouro?

Bem jovens, uma regra de ouro pode ser vista como uma exceção a regra partindo do pressuposto que que o mestre terá a liberdade de modificar alguns detalhes da regra conforme suas necessidades. Isso significa que através da regra de ouro mestres e jogadores envolvidos numa aventura não precisam seguir as regras aceitando tudo que está ali escrito como lei absoluta. Caso eles desejem alterar /estender alguma coisa eles poderão fazer isso através da regra de ouro. 

Apesar da regra de ouro já vir descrita na maioria dos PRGs por aí, eu imagino que qualquer tipo de mestre que tem características de ser desapegado as regras em si já teria feito modificações nas regras mesmo se não existisse nada falando a respeito da regra de ouro. Sabemos que podem existir mestres que evitam a todo custo tentar modificar alguns detalhes de uma regra base pensando que estariam fazendo algo de errado.

Entretanto devemos ter em mente que o objetivo principal de uma regra de ouro é a busca pelo divertimento em seu ponto exato. Independente do sistema de RPG que as pessoas estejam jogando, é bem provável que talvez algum detalhe da regra não te deixe satisfeito, seja na parte de criação de personagem, seja algum tipo de habilidade, alguma regra sobre o combate e etc. Quando este tipo de coisa acontecer os jogadores devem se sentir livres para usar a regra de ouro e modificarem certos detalhes que venham a encaixar num modo que seja capaz de deixar todo mundo feliz.

Como usar bem a regra de ouro?

Para usar bem o conceito de regra de ouro você tem que ter em mente que estará modificando ou adaptando certos detalhes da regra para ajustar as coisas num nível que deixe todos os jogadores satisfeitos. 

Um exemplo disso poderia ser:
Durante a criação de um personagem, um jogador criativo criou uma habilidade que ele julgou ser super interessante para o personagem. Ele disse que apesar de no livro existir diversas habilidades para escolher, nenhuma se encaixou no perfil do personagem que ele está montando. Você como mestre pode ter um espirito mais livre e desapegado das regras. Caso ache que a habilidade que o jogador criou seja bacana, equilibrada e muito boa para o jogo você poderia permiti-la mesmo sabendo que ela não existe nas "regras oficias". 

Na minha opinião esta é a base da essência de uma regra de ouro. Você está abrindo uma exceção as regras adicionando/modificando algo para maior divertimento dos jogadores. Este foi apenas um simples exemplo, mas já da para você ter uma ideia de que não tem nada demais em alterar ou adicionar coisas nas regras se o objetivo principal é para garantir maior divertimento no grupo.

Como não usar bem a regra de ouro?

Conforme eu disse sobre a regra de ouro, seu objetivo é para ajustar o divertimento de todos. JAMAIS tente fazer uso da regra de ouro para benefício próprio, prejudicar algum personagem, querer dar poderes surreais para seus NPCs e etc. Qualquer uma destas práticas provavelmente deixará os jogadores numa situação de desconforto e até irritação. Isso provavelmente comprometerá o divertimento da sua aventura e tudo irá por água abaixo.

O mestre deve ter em mente que ele não pode sair por aí abusando da regra de ouro, a regra de ouro deve estar sempre lado a lado com o BOM SENSO!

Quanto aos jogadores, cabem a eles também não serem demasiadamente pertinentes querendo sempre estar criando novas habilidades e pedindo ao mestre para adicionar a aventura. Estas exceções podem existir mas devem estar dentro dos limites que regem a diversão entre mestre e jogadores.

Desde de que mestres e jogadores usem a regra de ouro com o bom senso, acredito que tudo possa sair bem e super divertido. O que não pode acontecer é o uso inapropriado da regra de ouro visando o benefício próprio e entrando em conflito com os outros. Se vocês conseguem perceber isso e manter o equilíbrio é sinal de que sua aventura será tranquila.

Bem galera finalizo aqui por hoje, espero que as dicas sejam úteis.
Vlw, FUI!


Discussão 8446517597543725441

Postar um comentário

emo-but-icon

Página inicial item

Translate

Publicidade

Top 10 da semana

Arquivos do Help RPG

Posts sorteados