Como mestrar e interpretar seu próprio personagem na aventura | Help RPG
Carregando...

Como mestrar e interpretar seu próprio personagem na aventura

Bem galera hoje eu vou tentar dar dicas de como você que é mestre pode também ser jogador em sua própria aventura e se divertir.

Como mestrar e interpretar seu próprio personagem na aventura
Como mestrar e interpretar seu próprio personagem na aventura.
Vamos!

Primeiro de tudo vou tentar deixar algumas coisas claras aqui que a principio será mais voltado para a galera iniciante no RPG. Vamos as seguintes perguntas/pontos de vista.

Posso ser mestre e jogador ao mesmo tempo?

Sim! Embora possa parecer meio estranho para alguns jogadores, uma pessoa pode mestrar uma aventura e ser um jogador nela mesma.

Mas isso é certo?

Bem, na minha visão, no RPG não existe o CERTO ou ERRADO para casos como este ou outros similares. Os envolvidos devem entender que o que prevalece é a diversão. Com isso eu diria que se o cara consegue mestrar e jogar ao mesmo tempo garantindo a DIVERSÃO dos jogadores, então não teria nada demais nisso.

Ha! Mas da muito trabalho ser mestre e jogador ao mesmo tempo. Prefiro ser jogador ou mestre!

Realmente para quem pensa por este ponto de vista, isso se faz sentido. Entretanto ao decidir encarar este dois papeis você começa a ganhar Xp porque vai lidar com situações inusitadas que vão exigir de você um bom senso nas tomadas de decisões durante o jogo.

Ser mestre e jogador é melhor do que ser apenas mestre?

Acredito que isso seja uma pergunta que tem mais haver com o perfil individual de cada pessoa. Já conheci pessoas que preferem ser um ou outro não misturando as coisas. Já eu por exemplo, na maioria das vezes sempre mestro e jogo com um personagem que crio. Em princípio, talvez você seja inclinado a pensar que ser apenas mestre seja melhror por causa da responsabilidade que é menor se comparada a posição de mestre/jogador.

Chega de perguntas e vamos as dicas

Todos sabemos que em princípio o fato de mestrar e ao mesmo tempo jogar um personagem seu pode transparecer aos demais jogadores que o seu personagem tenha uma "certa vantagem" com relação aos demais. Dessa forma se torna muito comum alguns jogadores já articularem teorias da conspiração contra você casa o seu personagem adquira alguma vantagem em jogo.

Este tipo de situação pode ser bem complicado caso você seja um mestre que não saiba diferenciar certos privilégios que você como mestre dispõe durante a sua aventura. Tais privilégios devem ser evitados para o seu personagem (Personagem do mestre) para evitar possíveis discussões com relação ao tema JUSTIÇA/INJUSTIÇA.

Listarei aqui certos tipos de comportamento que um personagem jogado pelo mestre deve evitar.
  1. Evite saber ou resolver os problemas que estarão por vir na aventura. Tenha o bom senso de não colocar problemas na aventura que possam ser resolvidos facilmente pelo seu personagem. Bote na sua cabeça que o seu personagem deve ser neutro na grande maioria dos casos.
  2. Evite dar palpites! Se por algum motivo o grupo esta pensando em como resolver algo, não será o seu personagem que abrirá a boca com uma dica para o problema.
  3. Não coloque inimigos que sejam facilmente derrotado pelo seu personagem. Isso seria uma grande falta de bom senso e os demais jogadores provavelmente ficariam revoltados com isso.
  4. Não tente se aproveitar da posição de mestre para beneficiar seu personagem em jogo. Por incrível que pareça já vi mestres manipulando o jogo para benefício próprio da moral do personagem.
Além do bom senso mediante os tipos de situações já citados o mestre deve ter em mente que o personagem dele deve ser sempre o último da fila para qualquer coisa que beneficie personagens jogadores. Uma outra dica é evitar a escolha direta do mestre, sempre que possível use um método de sorteio para decidir qual será o jogador escolhido. Dessa forma você evita estar parecendo que está dando algum tipo de preferência especial.

Quanto a interpretação o personagem do mestre pode ser bem participativo em ações simples que não resolvam problemas chave da aventura. Ações complexas que determinam o ponto chave da aventura devem ser tomadas apenas pelos personagens jogadores comuns, do contrário se você ficar resolvendo os problemas que aparecem, a aventura não será boa o suficiente para os jogadores porque você está fazendo tudo por eles.

Se você gosta de mestrar e jogar e tinha dúvidas sobre como lidar com suas atitudes durante a sua aventura, espero que este artigo sirva de grande ajuda para você.

Vlw galera, FUI!  


Discussão 9202342321699931731

Postar um comentário

emo-but-icon

Página inicial item

Translate

Publicidade

Top 10 da semana

Arquivos do Help RPG

Posts sorteados