Dica de mestre - adicionando coisas ao jogo | Help RPG
Carregando...

Dica de mestre - adicionando coisas ao jogo

Como Mestre, é sua prerrogativa criar suas próprias magias, itens mágicos, raças e monstros. Sua campanha pode realmente precisar de uma magia que transforme os inimigos em cristal ou de um monstro com dezenas de tentáculos que drenam o color dos seres vivos. 

Acrescentar novas raças, monstros e itens mágicos pode ser uma experiência divertida e gratificante. Por outro lado, esses acréscimos são capazes de destruir a estabilidade do jogo. Conforme discutido anteriormente, manter o equilíbrio da partida é uma responsabilidade importante do Mestre.

Dica de mestre - adicionando coisas ao jogo
Dica de mestre - adicionando coisas ao jogo

A maioria dos fatores destrutivos é, na verdade, uma consequência da criação precipitada e mal planejada. Tenha cuidado para não ser vítima dessa armadilha. A maneira mais fácil de analisar o equilíbrio de uma nova perícia, talento, magia ou outra característica é se perguntar:

“Caso a acrescente, será tão poderosa que todos a desejarão?” Ao mesmo tempo, indague-se “Será algo tão limitado que não interessará a ninguém?”. Lembre-se:

é muito mais fácil e tentador criar algo muito bom do que algo apenas medianamente bom. Esteja atento. Enganos Um item mágico que permite aos personagens atravessar paredes sem dificuldades, fornecendo acesso fácil a todos os tipos de lugares difíceis e vigiados (que deveriam exigir algum esforço) é um engano.

Uma magia de 4º nível capaz de matar diversos adversários, sem direito a um teste de resistência, é um engano. Uma raça sem ajuste de nível que tenha +4 de Força e +4 de Destreza certamente é um engano.

Geralmente, os erros que ameaçam uma campanha são aparentemente inofensivos o princípio. Uma magia de 1º nível capaz de criar uma rajada de vento e derrubar um adversário parecerá equilibrada — até um jogador esperto começar a usá-la para empurrar inimigos poderosos da beirada de precipícios. Por outro lado, será muito óbvio que não se deve colocar um cajado da desintegração de uso ilimitado ao alcance dos jogadores, nem jamais ter permitido que os jogadores o convencessem que o jogo ficaria mais divertido se o dano de todos os sucessos decisivos fosse multiplicado por cinco. 

Quando as coisas se desequilibrarem, será preciso consertá-las dentro e/ ou fora do jogo, dependendo da situação e da personalidade dos jogadores envolvidos. De preferência, tente resolver os problemas com as habilidades ou itens dos personagens dentro do jogo.

As mudanças nas regras só podem ser solucionadas fora do jogo. No entanto, muitas vezes é melhor admitir seu engano e consertá-lo para manter o jogo divertido, equilibrado e agradável. Quanto mais racional o Mestre for, maior será a chance dos jogadores serem compreensivos.

Livro do Mestre 5246983565280580949

Postar um comentário

emo-but-icon

Página inicial item

Translate

Publicidade

Top 10 da semana

Arquivos do Help RPG

Posts sorteados