Dominando o Caos: Como Adaptar o Lorde do Fosso de Magic em D&D 3.5
Transformar criaturas icônicas de outros universos em ameaças tangíveis para suas mesas de D&D 3.5 é uma arte que eleva a imersão e desa...
Transformar criaturas icônicas de outros universos em ameaças tangíveis para suas mesas de D&D 3.5 é uma arte que eleva a imersão e desafia a criatividade, proporcionando encontros verdadeiramente memoráveis.

Como mestres experientes, sabemos que a originalidade é um tempero essencial para qualquer campanha. Mas e quando a inspiração vem de fontes inesperadas, como os jogos de tabuleiro e card games que tanto amamos? Adaptar um monstro lendário como o Lorde do Fosso de Magic: The Gathering para o D&D 3.5 não é apenas um exercício de conversão de regras; é uma oportunidade de infundir uma nova camada de estratégia e lore em seus jogos. É aqui que a mágica acontece, transformando uma carta em um adversário vivo e respirando no coração da sua narrativa.
Escolhemos o Lorde do Fosso, um demônio clássico de Magic, para ilustrar como pegar a essência de uma criatura – sua força, suas fraquezas e seu comportamento – e traduzi-la fielmente para as mecânicas robustas do D&D 3.5. Abaixo, você encontrará uma ficha de personagem detalhada, elaborada para ser diretamente aplicável em suas sessões, com o mesmo rigor e formato dos livros oficiais. Mas lembre-se, a ficha é apenas o ponto de partida; a verdadeira arte está em como você o utiliza para desafiar e surpreender seus jogadores.
Lorde do Fosso CR 19
Gigante, Extraplanar (Caótico, Demoníaco, Maligno, Extraplanar)
Iniciativa: +6; Sentidos: Ouvir +31, Observar +31; Visão no Escuro 120 ft., Visão da Verdade (Ex)
Aura: Medo (Raio de 30 ft., CD 26 Vontade, amedrontado por 1d6 rodadas)
DEFESAS
CA 31, toque 10, desprevenido 29 (–2 tamanho, +2 Des, +21 natural)
PV 360 (24d8+240)
Fort +24, Ref +16, Von +21
RD 15/bem e ferro frio; Imune eletricidade, veneno; Resist ácido 10, frio 10, fogo 10; RM 28
ATAQUE
Deslocamento 12 m (8 quadrados), voo 18 m (bom)
Corpo a Corpo 2 pancadas +34 (2d8+12 mais 1d6 profano) e mordida +29 (4d6+6 mais 1d6 profano)
Espaço 4,5 m; Alcance 4,5 m
Ataque Base +24; Agarrar +46
Ataques Especiais Ataque Sagrado, Demanda do Lorde (Sob), Convocar Demônio
Habilidades Similares à Magia (NC 18º)
À vontade—detectar o bem, detectar magia, profanar, teletransporte maior (apenas o usuário mais 25 kg de objetos)
3/dia—blasfêmia (CD 25), profanação
1/dia—convocar monstro IX (apenas demônios, 50% de chance de convocar um Balor ou 1d3 Mariliths)
ESTATÍSTICAS
For 34, Des 14, Con 30, Int 20, Sab 24, Car 24
Talentos Ataque Poderoso, Cleave, Iniciativa Aprimorada, Investida Voadora, Multiataque, Quebrar Resistência, Voo Estático, Foco em Arma (Pancada), Especialização em Arma (Pancada), Empurrão Aprimorado
Perícias Blefar +34, Concentração +37, Diplomacia +38, Disfarce +7 (+9 atuando), Intimidar +38, Conhecimento (arcana) +32, Conhecimento (planos) +32, Ouvir +31, Sentir Motivação +34, Observar +31
Idiomas Abissal, Celestial, Dracônico; Telepatia 30 m
Qualidades Especiais Traços de extraplanar, visão da verdade
ECOLOGIA
Ambiente O Abismo
Organização Solitário ou com 1-2 demônios convocados (Balors, Mariliths ou Glabrezu) e 2-8 cultistas.
Tesouro Triplo padrão
Tendência Caótico e Maligno
Progressão 25–36 DV (Gigante); 37–72 DV (Colossal)
HABILIDADES ESPECIAIS
Demanda do Lorde (Sob) O Lorde do Fosso existe em um estado de fome constante e insaciável por almas e poder. No início de seu turno, se não houver nenhuma criatura viva não-demônio sob o controle direto do Lorde do Fosso (e.g., enfeitiçada, dominada, escravizada) a até 18 metros, o Lorde do Fosso sofre 10d6 pontos de dano sem tipo, pois sua própria essência começa a devorá-lo. Esta habilidade o impulsiona a procurar novas vítimas e exigir sacrifícios regulares de seus seguidores.
Ataques Profanos (Sob) Qualquer ataque com arma natural feito pelo Lorde do Fosso causa 1d6 pontos adicionais de dano profano, que ignora toda redução de dano, exceto aquela que protege contra dano sem tipo.
Ataque Sagrado (Sob) Uma vez por dia, o Lorde do Fosso pode fazer um único ataque corpo a corpo com um bônus de +24 na jogada de ataque e um bônus de +19 na jogada de dano.
Convocar Demônio (SM) Uma vez por dia, o Lorde do Fosso pode tentar convocar 1 Balor ou 1d3 Mariliths com 50% de chance de sucesso. Esta habilidade é equivalente a uma magia de 9º nível.
Visão da Verdade (Ex) O Lorde do Fosso possui uma habilidade contínua de visão da verdade, como a magia (NC 18º).
Em combate, o Lorde do Fosso é a personificação da brutalidade e da astúcia demoníaca. Ele inicia confrontos com sua Aura de Medo para desorganizar e aterrorizar os oponentes, buscando capitalizar sobre personagens amedrontados. Seu foco primário é neutralizar curandeiros e conjuradores, utilizando Ataque Sagrado contra clérigos e paladinos e Blasfêmia para desorientar grupos grandes, enquanto suas múltiplas pancadas e mordidas destroçam guerreiros. Sua tática mais crucial é a busca incessante por vítimas para alimentar sua Demanda do Lorde; ele pode focar em capturar um NPC ou um PC enfraquecido, preferindo escravizá-los a matá-los instantaneamente. Se a batalha virar contra ele, o Lorde não hesitará em usar teletransporte maior para escapar e planejar sua vingança, garantindo que ele possa retornar como uma ameaça persistente.
O Lorde do Fosso é uma lenda viva do Abismo, uma entidade cuja mera existência é um paradoxo de poder e dependência. Contos antigos narram que ele foi um dos primeiros demônios a ascender à proeminência, mas sua arrogância o levou a desafiar uma divindade ou um arquidemônio ainda mais antigo, resultando em uma maldição que o condena a uma fome eterna. Sua Demanda do Lorde não é uma fraqueza, mas sim a manifestação física de seu tormento e ambição: ele precisa consumir a essência vital de outras criaturas para manter sua forma e poder, o que o torna um dos demônios mais perigosos e motivados a expandir seu domínio e cultos. Ele se deleita na manipulação e na corrupção, vendo mortais como meras peças em seu jogo cósmico por mais poder.
Incorporar o Lorde do Fosso em suas campanhas pode ser o ápice de uma saga de terror e ambição demoníaca. Aqui estão algumas sugestões para mestres:
- O Culto do Sangue: O Lorde do Fosso lidera um culto secreto em uma grande cidade, onde seus seguidores sequestram pessoas para sacrifícios rituais que alimentam o demônio. Os PCs podem ser contratados para investigar desaparecimentos misteriosos ou se deparar com os rituais horripilantes.
 - A Ameaça Recorrente: Graças à sua capacidade de teletransporte e sua necessidade de sacrifícios, o Lorde do Fosso pode ser um vilão recorrente. Ele aparece, causa estragos, talvez capture um aliado dos PCs, e desaparece, deixando um rastro de medo e fúria, forçando os jogadores a caçá-lo antes que ele se fortaleça ainda mais.
 - O Sacrifício do Poder: Um mago ambicioso ou um lorde maligno tenta invocar o Lorde do Fosso para obter poder, mas não compreende a verdadeira natureza da Demanda do Lorde. Os PCs podem ter que lidar com as consequências de uma invocação falha ou com o conjurador que está perdendo o controle sobre a criatura.
 - A Guerra dos Demônios: O Lorde do Fosso pode ser um general de destaque em uma invasão demoníaca, suas táticas focadas em desmoralizar exércitos através de sacrifícios públicos e aterrorizantes, forçando os PCs a enfrentá-lo em um campo de batalha desolado.