Onryō: Transformando o Espírito Vingativo Mitológico em uma Ameaça Épica de D&D 3.5e
Prepare-se para mergulhar nas profundezas do folclore e emergir com uma criatura que transcende o simples combate, tornando-se um catalisado...
Prepare-se para mergulhar nas profundezas do folclore e emergir com uma criatura que transcende o simples combate, tornando-se um catalisador de horror e desespero em suas mesas de D&D 3.5e.

Como mestres experientes, sabemos que os maiores desafios não são apenas sobre números, mas sobre a narrativa e a imersão. Trazer entidades diretamente dos "Bestiários Mitológicos" adiciona uma camada de autenticidade e terror primário que os monstros padrão do D&D, por vezes, não conseguem replicar. Para este artigo, escolhemos o **Onryō**, o espírito vingativo japonês, uma figura de tormento inesgotável, perfeita para a Edição 3.5, conhecida por sua profundidade tática e mecânicas robustas para criaturas únicas.
A adaptação do Onryō para D&D 3.5e exige uma compreensão precisa das regras de mortos-vivos incorpóreos e a criação de habilidades que reflitam sua natureza maligna e persistente. Nosso objetivo é apresentar uma ameaça que não apenas desafie os personagens em combate, mas que também os force a investigar, desvendar mistérios e, talvez, até a confrontar os próprios demônios da alma da criatura.
Onryō, Espírito Vingativo
Morto-vivo (Incorpóreo) Médio
Dados de Vida: 20d12+160 (290 PV)
Iniciativa: +8
Velocidade: Voo 12 m (perfeita)
CA: 22 (+4 Des, +8 deflexão), toque 22, surpreso 18
Ataques Base/Agarrar: +10/—
Ataque: Toque Incorpóreo +14 (2d6 de dano de energia negativa mais 1 nível negativo)
Ataque Total: Toque Incorpóreo +14 (2d6 de dano de energia negativa mais 1 nível negativo, Fortitude CD 28 anula o nível negativo)
Espaço/Alcance: 1,5 m/1,5 m
Ataques Especiais: Níveis Negativos, Toque de Agonia, Grito da Vingança, Presença Pavorosa, Maldição do Onryō
Qualidades Especiais: Redução de Dano 15/Mágico, Imunidade a Ataques Físicos (50%), Imunidades de Morto-vivo, Incorpóreo, Visão no Escuro 18 m, Virar Mortos-vivos (20 DV), Aumento de Força da Vingança, Recuperação Rápida, Manifestação Completa
Testes de Resistência: Fort +8, Ref +10, Von +14
Atributos: For —, Des 18, Con —, Int 16, Sab 18, Car 26
Perícias: Esconder +27, Furtividade +27, Intimidar +31, Observar +27, Ouvir +27, Conhecimento (Arcano) +26, Conhecimento (Religião) +26, Sentir Motivação +27, Disfarce +8 (+10 agindo)
Talentos: Foco em Arma (Toque Incorpóreo), Iniciativa Aprimorada, Mobilidade, Desviar Flechas, Vontade de Ferro Aprimorada, Fortitude Aprimorada
Ambiente: Qualquer (preferencialmente locais de tragédia)
Organização: Solitário
Nível de Desafio: 18
Tesouro: Nenhum (objetos amaldiçoados de valor especial)
Tendência: Caótico e Maligno
Progressão: 21–30 DV (Grande); 31+ DV (Enorme)
Habilidades Especiais
Níveis Negativos (Sob): O toque incorpóreo do Onryō confere 1 nível negativo a uma criatura viva. O teste de Fortitude (CD 28) anula o nível negativo. Para cada nível negativo, o personagem sofre penalidade de -1 em ataques, testes de resistência, testes de perícia, testes de nível de conjurador e testes de Redução de Dano (se aplicável). A CD do teste de resistência é baseada em Carisma.
Toque de Agonia (Sob): Com um toque bem-sucedido, o Onryō drena 1d6 pontos de Força, 1d6 pontos de Destreza e 1d6 pontos de Constituição de uma criatura viva. O teste de Fortitude (CD 28) anula. Esta é uma habilidade de dreno de atributo.
Presença Pavorosa (Sob): Qualquer criatura viva a até 9 metros do Onryō deve fazer um teste de Vontade (CD 28) ou ficará abalada por 2d6 rodadas. Se já estiver abalada, ficará em pânico por 2d6 rodadas. A CD do teste de resistência é baseada em Carisma.
Grito da Vingança (Sob): Uma vez a cada 1d4 rodadas, o Onryō pode emitir um grito fantasmagórico. Todas as criaturas vivas em uma área de 18 metros devem fazer um teste de Vontade (CD 28) ou serão afetadas por um efeito de Pânico (como a magia) por 1d6 rodadas e 2d6 pontos de dano sônico. Se o teste de resistência for bem-sucedido, o alvo ainda fica abalado por 1 rodada. A CD do teste de resistência é baseada em Carisma.
Maldição do Onryō (Sob): Qualquer criatura que sofrer um nível negativo ou ponto de dreno de atributo do Onryō deve fazer um teste de Vontade (CD 28). Falha significa que a criatura fica amaldiçoada (como a magia *Maldição*), recebendo -4 em todos os testes de ataque, testes de resistência e testes de perícia por 24 horas, ou até ser removida por *Remover Maldição* (ND 20) ou magia mais poderosa. A CD do teste de resistência é baseada em Carisma.
Aumento de Força da Vingança (Ext): Para cada criatura amaldiçoada pela Maldição do Onryō em um raio de 90m, o Onryō ganha +1 de bônus de aprimoramento em sua CA de deflexão e nas rolagens de dano de seu Toque Incorpóreo (Máximo de +5).
Manifestação Completa (Ext): Em locais de grande sofrimento, trauma ou morte violenta, o Onryō pode manifestar-se mais plenamente, ganhando um bônus de +2 em todos os testes de ataque e CA, e seus níveis negativos/drenos de atributo tornam-se 2/round em vez de 1.
Recuperação Rápida (Sob): Se o Onryō for destruído em um local onde sua vingança ainda não foi cumprida (ou onde há vítimas recentes de tragédia ligadas à sua origem), ele se reformará em 1d4 dias no mesmo local, a menos que ritos específicos de purificação sejam realizados. Isso exige uma aventura à parte.
Comportamento em Combate e Táticas: O Onryō é uma entidade de pura vingança. Ele não busca confrontos diretos se puder atormentar e debilitar seus oponentes. Ele inicia o combate com sua Presença Pavorosa e Grito da Vingança para desorientar e aterrorizar os inimigos. Em seguida, foca em alvos que parecem mais vulneráveis magicamente ou fisicamente, usando seu Toque de Agonia para reduzir atributos e seu Toque Incorpóreo para aplicar níveis negativos e maldições, debilitando o grupo rapidamente. Prefere atacar alvos que estão focando em outros, aproveitando sua mobilidade de voo e incorporeidade. Se encurralado, ele pode usar sua capacidade de voo para se afastar temporariamente e aguardar uma oportunidade para contra-atacar. Seu objetivo final não é a morte imediata do grupo, mas o sofrimento prolongado e a disseminação de sua maldição.
Lore Resumido: O Onryō é o espírito de uma pessoa que morreu de forma violenta, injusta ou em extrema agonia, e cuja alma, corroída pela vingança, retornou para atormentar os vivos. Geralmente é uma mulher traída, assassinada ou que perdeu seus entes queridos de forma brutal. Eles são atraídos por locais de grande sofrimento, tragédia e injustiça, onde sua presença se manifesta com maior força. Sua vingança é muitas vezes irracional, abrangendo inocentes e culpados, pois sua percepção da realidade está distorcida pela dor e ódio. Um Onryō pode ser o fantasma de uma mãe que perdeu seus filhos tragicamentes, de uma nobre traída e assassinada, ou de um camponês massacrado injustamente.
Sugestões para Mestres: O Onryō funciona melhor como uma ameaça persistente do que como um único encontro de combate. Inicie as aventuras com eventos inexplicáveis: doenças súbitas, má sorte generalizada, pesadelos vívidos e gritos fantasmagóricos ecoando na noite. Deixe os jogadores investigarem e descobrirem a origem da maldição antes de confrontarem o Onryō diretamente. A “derrota” final pode não ser uma batalha até a morte, mas sim a resolução de sua tragédia original: encontrar seus restos mortais, vingar sua morte contra outros NPCs, ou realizar um ritual complexo de purificação do local onde ela sofreu. Esteja pronto para adaptar a dificuldade; em locais de Manifestação Completa, o Onryō será exponencialmente mais perigoso.
Utilizar seres mitológicos como o Onryō transforma um simples encontro em uma experiência inesquecível, adicionando profundidade cultural e um toque de horror genuíno à sua campanha de D&D 3.5e. Deixe a vingança do Onryō guiar seus jogadores por um caminho de mistério e desespero, onde apenas a sabedoria e a coragem poderão trazer a verdadeira paz.