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Incorpore o Terror Etéreo: Adaptando Espíritos de Séries Sobrenaturais para Call of Cthulhu

Transforme o medo cativante das séries sobrenaturais em terror cósmico tangível para suas mesas de Call of Cthulhu, elevando a imersão e a l...

Transforme o medo cativante das séries sobrenaturais em terror cósmico tangível para suas mesas de Call of Cthulhu, elevando a imersão e a loucura a um novo patamar.

Incorpore o Terror Etéreo: Adaptando Espíritos de Séries Sobrenaturais para Call of Cthulhu

Como mestres, estamos sempre em busca de novas fontes de inspiração para manter nossas campanhas de RPG imersivas e inesquecíveis. As séries sobrenaturais são um tesouro de ideias para criaturas, ambientações e narrativas que, com um toque de gênio, podem ser perfeitamente adaptadas para o horror cósmico de Call of Cthulhu. A chave está em identificar a essência do medo que essas entidades evocam e traduzi-la para as regras e o estilo único do Mythos de Cthulhu.

Quando pensamos em adaptar seres fantasmagóricos ou espíritos de séries, não estamos apenas copiando. Estamos destilando o que os torna aterrorizantes – sua imprevisibilidade, sua capacidade de manipular a realidade e a mente, e a inevitabilidade de sua presença – e aplicando a lente da insanidade e da impotência humana que é o cerne de Call of Cthulhu. Um espírito vingativo de uma série pode se tornar uma manifestação perturbadora de uma tragédia cósmica ou um arauto involuntário de uma entidade maior.

Para exemplificar, escolhi um arquétipo clássico do horror sobrenatural televisivo: a mulher de branco, o espírito lamentoso, a banshee. Essa figura, com sua dor e fúria atemporais, oferece um terreno fértil para a exploração da fragilidade humana e da corrosão da sanidade. A seguir, apresento uma adaptação detalhada de tal entidade, “A Dama Pálida”, formatada para o sistema de Call of Cthulhu 7ª Edição, com todas as suas peculiaridades e perigos.

A Dama Pálida

Um lamento distante... um calafrio na espinha... e então, a visão: uma figura etérea, vestida de branco puído, cujos olhos vazios refletem uma dor de séculos. A Dama Pálida é o eco de uma tragédia, uma alma perdida que se recusa a seguir em frente, perpetuando sua dor e arrastando os vivos para seu abismo de desespero. Inspirada nos clássicos espíritos vingativos de séries sobrenaturais, ela representa o horror íntimo e psicológico, perfeito para campanhas de Call of Cthulhu que buscam explorar a fragilidade da mente humana diante de uma dor que transcende a morte.

ATRIBUTOS

  • FOR: 00
  • CON: 00
  • TAM: 65 (Média)
  • DES: 70
  • INT: 80
  • POD: 90
  • APA: 10
  • EDU: 75

PONTOS DERIVADOS

  • Pontos de Vida (PV): 7 (Não físico; representa sua coesão espectral)
  • Bônus de Dano (BD): -
  • Constituição (CONSTR): -1
  • Movimento (MOV): 10 (Flutuando) / 20 (Atravessando Paredes/Teleporte)
  • Perda de Sanidade: 1/1D6 (ao vê-la em sua forma plena e terrível)

DEFESAS E RESISTÊNCIAS

  • Esquiva: 35%
  • Armadura: Imune a todas as formas de dano físico mundano (armas de fogo, armas brancas, contusão). Recebe metade do dano de ataques mágicos, psíquicos ou de rituais de banimento/exorcismo.
  • Imunidades: Dor, veneno, doença, sangramento, efeitos de frio ou fogo naturais, medo (ela é a fonte do medo).
  • Vulnerabilidades: Objetos intimamente ligados ao seu passado ou à sua morte (ex: seu corpo original, um diário, o local de sua morte). A destruição ou purificação desses itens pode causar 1D6 de dano aos seus Pontos de Vida (coerência espectral) ou reduzir seu POD temporariamente. Rituais de banimento ou exorcismo bem-sucedidos podem bani-la permanentemente ou por um período prolongado.

HABILIDADES E PODERES ESPECIAIS

  • Incorpórea: A Dama Pálida pode atravessar objetos sólidos e criaturas. Ela ignora terreno difícil e não pode ser agarrada ou imobilizada por meios físicos. Ela pode desaparecer e reaparecer à vontade em seu campo de visão.
  • Manifestação Ilusória: Gastando 2 pontos de POD, a Dama Pálida pode criar ilusões visuais e auditivas complexas em uma área de 10 metros, durando 1D4 rodadas. Estas podem ser usadas para enganar, atrair vítimas ou criar cenários de terror (ex: aparições de entes queridos, eventos passados). Teste de INT (x5) para discernir a ilusão.
  • Telecinese (Poltergeist): Gastando 1 ponto de POD por rodada, a Dama Pálida pode mover objetos pequenos a médios (até 50 kg) com Força (FOR simulada de 60). Pode arremessar objetos, abrir/fechar portas, ligar/desligar luzes.
  • Visão de Desespero: Como uma ação, a Dama Pálida pode focar um investigador em seu campo de visão. O alvo deve passar em um teste de POD (x5) ou sofrer 1D3 perda de Sanidade e ver uma visão vívida de seu pior medo ou do passado trágico da Dama Pálida, ficando Desorientado (penalidade de -20% em todas as ações) na próxima rodada.

ATAQUES E AÇÕES

Ações por Rodada: 1 (mas pode usar habilidades passivas e reativas)

  • Toque Gélido (Manifestação Espectral): A Dama Pálida pode manifestar uma forma semissólida para atacar.
    • Chance de Acerto: 60% (Baseado em POD/DES)
    • Dano: 1D6 de dano de Frio. Além disso, o alvo perde 1 ponto temporário de POD e deve passar em um teste de CON (x5) ou fica Atordoado por 1 rodada.
  • Uivo Lamurioso (Ação Especial - Uma vez a cada 1D4 rodadas): A Dama Pálida libera um grito sobrenatural de pura angústia e fúria.
    • Alcance: Cone de 10 metros ou Raio de 5 metros ao seu redor.
    • Efeito: Todos os investigadores na área devem fazer um teste de SAN (x0). Falha = 1D4 perda de SAN. Sucesso = 1 SAN. Aqueles que falham por uma margem de 50% ou mais (falha crítica) ficam Apavorados e Atordoados por 1 rodada, além da perda de SAN.
  • Tentativa de Possessão (Ação Especial - Uma vez por encontro): Se um investigador estiver com sua Sanidade abaixo de 30, a Dama Pálida pode tentar possuí-lo temporariamente.
    • Efeito: O investigador e a Dama Pálida fazem um teste de POD oposto. Se a Dama Pálida vencer, ela possui o corpo do investigador por 1D4 rodadas, podendo usar suas perícias e atacar seus companheiros. O investigador sofre 1D6 perda de Sanidade ao final da possessão, e ao testemunhar seus próprios atos.

COMPORTAMENTO EM COMBATE E TÁTICAS

A Dama Pálida não busca um confronto físico direto, que é ineficaz contra ela. Sua tática é aterrorizar, desorientar e isolar suas vítimas. Ela prioriza investigadores com Sanidade já baixa ou aqueles que demonstram mais medo. Usará suas Manifestações Ilusórias para separar o grupo, seu Uivo Lamurioso para causar pânico e perda de SAN em massa, e então se focará em um alvo com Toques Gélidos, drenando sua vitalidade e POD. Ela evitará locais bem iluminados ou onde houverem símbolos religiosos poderosos (se aplicável na campanha), preferindo a escuridão e os ambientes decadentes. Seu objetivo é alimentar-se do desespero e da vitalidade, não simplesmente matar.

LORE RESUMIDO

A Dama Pálida é o resquício espectral de uma mulher que foi vítima de uma tragédia indizível, muitas vezes associada a traição, abandono ou a perda brutal de seus filhos. Sua alma, incapaz de encontrar a paz ou aceitar seu destino, se agarrou ao mundo dos vivos, transformando sua dor em uma fúria vingativa. Ela está aprisionada ao local de seu sofrimento ou a um objeto que a conecta à sua vida passada. Sua existência é um tormento perpétuo, e ela busca arrastar outros para sua espiral de desespero, reencenando sua tragédia ou infligindo sofrimento semelhante àqueles que ousam invadir seu domínio. Ela não é um ser do Mythos diretamente, mas seu sofrimento e natureza espectral podem ser explorados por cultistas ou atrair a atenção de entidades menores do panteão de Cthulhu.

SUGESTÕES PARA MESTRES

  • Início da Aventura: Use a Dama Pálida para investigar uma série de desaparecimentos misteriosos, mortes inexplicáveis por hipotermia, ou casos de loucura súbita em um local abandonado (uma casa antiga, um orfanato, um farol isolado).
  • Construindo o Medo: Comece com manifestações sutis: sussurros, visões periféricas, objetos se movendo, quedas de temperatura. Aumente gradualmente até a manifestação completa. O horror deve ser construído, não entregue de uma vez.
  • Combate vs. Solução: O objetivo principal não deve ser 'matar' a Dama Pálida, mas sim 'apaziguá-la' ou 'bani-la'. Isso requer pesquisa, testes de Conhecimento, História, Ocultismo, e a descoberta de seu passado e suas vulnerabilidades. O combate direto é uma solução de último recurso e muito perigosa.
  • Conexão com o Mythos: Para um toque mais Cthulhu, a Dama Pálida pode ser uma vítima inadvertida de um ritual sombrio, ou sua angústia pode estar atraindo a atenção de um shoggoth menor, um Mi-Go, ou um ser extradimensional que se alimenta de emoções. Talvez cultistas estejam tentando explorá-la ou até mesmo *invocá-la* de forma controlada.
  • Dilemas Morais: Os investigadores podem ter a opção de libertar sua alma (seja destruindo-a ou ajudando-a a encontrar a paz), ou usá-la contra outra ameaça.

A beleza de adaptar criaturas de séries sobrenaturais para Call of Cthulhu reside na sua capacidade de surpreender os jogadores. Eles podem reconhecer o arquétipo, mas nunca o terror cósmico que o espera. Use essas adaptações não apenas para introduzir um monstro, mas para explorar o impacto psicológico da dor e da perda, e como essas emoções podem ser distorcidas por forças além da compreensão humana. Que suas mesas sejam repletas de calafrios e investigações memoráveis!

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