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Dica de Mestre - Como elaborar o mundo

Cada Mestre é o criador do mundo de sua própria campanha.

Dica de Mestre - Como elaborar o mundo
Dica de Mestre - Como elaborar o mundo
Mesmo se utilizar o cenário de Greyhawk (o cenário padrão das campanhas de D&D) ou outros publicados para o jogo, como o Cenário de Campanha Forgotten Realms, ainda assim ele será o seu mundo. O cenário não é somente o local onde as aventuras ocorrem, embora também seja isso.

Ele representa tudo no mundo de ficção (exceto os PJs e o enredo da aventura).

Um mundo bem elaborado e descrito envolverá os personagens, fazendo-os se sentir como uma parte dele, não como entidades separadas.

Apesar de os PJs serem poderosos e importantes, devem se sentir como habitantes de um mundo de fantasia que, acima de tudo, é muito maior do que eles. A consistência é a chave para um mundo fictício verossímil.

Quando voltarem para a cidade em busca de suprimentos, os PJs devem encontrar alguns PdMs conhecidos anteriormente.

Desse modo, eles saberão o nome do taverneiro — e ele também se lembrará deles.

Entretanto, uma vez alcançado este nível de consistência, o Mestre deve introduzir mudanças ocasionais.

Se os PJs voltarem para comprar mais cavalos no estábulo, podem descobrir que o homem encarregado pelo estabelecimento voltou para seu lar, numa grande cidade depois das colinas, e agora é seu sobrinho quem administra os negócios da família.

Esse tipo de mudança — relacionada apenas indiretamente aos PJs, mas facilmente percebida — fará os jogadores sentirem que estão percorrendo um mundo tão real quanto eles, não um cenário imutável que existe apenas para que eles explorem suas masmorras.

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Fonte: Livro do Mestre D&D 3.5 pág. 6
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