Projeto voluntário estimula acessibilidade por meio do RPG | Help RPG
Carregando...

Projeto voluntário estimula acessibilidade por meio do RPG

Um projeto voluntário de um jovem de Praia Grande, no litoral de São Paulo, propõe um jeito criativo de promover inclusão e acessibilidade. 

João Lucas Resende da Silva, de 30 anos, aproveitou sua paixão por jogos de estratégia e passou a utilizar role-playing games (RPG), jogos de tabuleiro e wargames (jogos de guerra) para levar pessoas com necessidades especiais a mundos muito além de suas limitações, onde podem ser quem elas quiserem e fazer o que desejarem.

Pessoas com necessidades especiais são estimuladas por meio da imaginação e do lúdico promovido pelos jogos de estratégia.
Pessoas com necessidades especiais são estimuladas por meio da imaginação e do lúdico promovido pelos jogos de estratégia.

Você joga RPG de mesa? Conheça nossos utilitários: https://utilitariosrpg.com.br/

No R&B Para Todos, João Lucas desenvolveu jogabilidades diferentes, conforme o tipo de deficiência. “Pode ser física, mental ou intelectual. 

Para as pessoas com deficiência visual baixa ou total, proponho o uso de miniaturas de autorrelevo, para que seja possível passar a mão e sentir, ou até mesmo o uso do braile”, explica. Com isso, ele acredita que não há restrições para participar.


O projeto conta hoje com 15 voluntários no total, e por enquanto ainda não possui livros ou dados acessíveis. Recentemente, João Lucas descobriu um site que ensina a utilizar a tecnologia de impressão 3D para produzir impressões em braile. Para as pessoas com deficiência auditiva e vocal, é utilizada linguagem de sinais.

Matéria completa aqui: https://g1.globo.com
Noticias Gerais 7978039500003115885

Postar um comentário

emo-but-icon

Página inicial item

Translate

Publicidade

Top 10 da semana

Arquivos do Help RPG

Posts sorteados