A Evolução Selvagem: Como o Espírito dos Primeiros Campeonatos de D&D Moldou Savage Worlds
Você já parou para pensar na estranha, porém fascinante, linha do tempo que conecta os primórdios competitivos do RPG de mesa — como os prim...
Você já parou para pensar na estranha, porém fascinante, linha do tempo que conecta os primórdios competitivos do RPG de mesa — como os primeiros campeonatos mundiais de Dungeons & Dragons nos anos 70 — com a filosofia ágil e vibrante do Savage Worlds, um dos sistemas mais populares da atualidade? Embora não seja uma linha direta de descendência mecânica, o espírito de inovação, o foco na ação e a busca por uma experiência de jogo memorável que permeavam aqueles torneios pioneiros, ecoam de maneiras surpreendentes na jornada de criação e evolução de Savage Worlds. Prepare-se para uma viagem no tempo, onde a história do hobby se entrelaça com a genialidade de seus criadores.

Na era de ouro do RPG, nos anos 70 e início dos 80, D&D não era apenas um jogo, era uma febre cultural e um campo de testes para novas ideias. Os campeonatos de D&D em eventos como a Gen Con e a Origins, que culminaram no primeiro 'Campeonato Mundial' (muitas vezes debatido entre o Gen Con X em 1977 e a Origins 1978), eram intensos. Jogadores e Mestres, como o jovem e ambicioso Shane Lacy Hensley, criador de Savage Worlds, cresceram imersos nessa cultura. Embora ele possa não ter participado diretamente desses primeiros torneios específicos, a mentalidade de 'ação rápida e consequências dramáticas' que esses eventos cultivavam, além do desejo por sistemas que permitissem uma narrativa fluida e combates emocionantes, certamente permeou a formação de sua visão de design.
Antes de dar vida a Savage Worlds, Shane Lacy Hensley já havia deixado sua marca com o aclamado Deadlands, lançado pela Pinnacle Entertainment Group em 1996. Este RPG de faroeste estranho (Weird West) não só se tornou um fenômeno cult, mas também introduziu muitas das ideias que seriam aprimoradas em seu sucessor. Conceitos como o baralho de cartas de ação para iniciativa, os 'Bennies' (fichas de sorte) para dar agência aos jogadores e os dados 'explodindo' (Ace!) já faziam parte da mecânica central de Deadlands, mostrando a busca contínua por um sistema que fosse dinâmico e recompensador para a narrativa.
A necessidade de um sistema mais genérico e adaptável para expandir o universo de Deadlands e, futuramente, abraçar outros gêneros, levou Hensley a desenvolver Savage Worlds. Lançado em 2000, o objetivo era simples, mas ambicioso: criar um RPG 'Fast! Furious! Fun!' (Rápido! Furioso! Divertido!). A ideia era ter um conjunto de regras leve o suficiente para ser rapidamente aprendido e jogado, mas robusto o bastante para suportar qualquer tipo de cenário, desde fantasia medieval e ficção científica até horror gótico e super-heróis, mantendo a emoção e a ação no centro da experiência.
O que torna Savage Worlds tão eficaz? A combinação de dados de diferentes tipos para atributos e perícias (d4 a d12), onde um resultado máximo permite rolar novamente e somar (o famoso 'Ace!'), mantém a emoção em cada jogada. Os 'Bennies' oferecem aos jogadores um controle tático crucial, permitindo relançar dados, absorver dano ou remover condições negativas. A iniciativa com cartas de baralho adiciona um elemento estratégico e imprevisível aos combates, enquanto o sistema de 'Shaken' (abalado) e 'Wounds' (ferimentos) simplifica a gestão de dano, focando a atenção na narrativa e não em pontos de vida intermináveis. É um design elegante que prioriza o ritmo do jogo.
Ao longo dos anos, Savage Worlds passou por várias edições, cada uma refinando a experiência: da Explorer's Edition à Deluxe, culminando na aclamada Savage Worlds Adventure Edition (SWADE). Cada iteração consolidou a reputação do sistema como um coringa para mestres e jogadores. A vasta biblioteca de cenários oficiais, como o icônico Deadlands: The Weird West, Rippers, Lankhmar: City of Thieves e Necessary Evil, junto com inúmeros cenários de terceiros, demonstra a adaptabilidade e o enorme apoio de uma comunidade vibrante e criativa. É um testemunho da solidez de seu design.
Para Mestres, Savage Worlds é uma bênção. Sua preparação de aventura é rápida, permitindo focar na história em vez de complexidades de regras. Quer improvisar um one-shot? Savage Worlds entrega! Para jogadores, a agência dos Bennies e a adrenalina dos dados que 'explodem' tornam cada sessão emocionante. Se você busca um sistema para adaptar aquela sua série de TV favorita ou explorar um gênero inusitado, não procure mais. Recomendo fortemente explorar o SWADE Core Rulebook e, para começar, mergulhar em cenários como Deadlands: The Weird West (pela ambientação única) ou East Texas University (para algo mais moderno e divertido).
Hoje, Savage Worlds continua a prosperar. A Savage Worlds Adventure Edition (SWADE) é a versão mais polida e completa, com suporte robusto em plataformas digitais como Fantasy Grounds, Roll20 e Foundry VTT, tornando-o acessível para mesas online ao redor do mundo. A visão de Shane Lacy Hensley, moldada por anos de experiência e pela paixão que certamente foi inspirada pelos primórdios emocionantes do RPG, solidificou um sistema que não apenas resistiu ao teste do tempo, mas evoluiu para se tornar um pilar para muitos entusiastas. De um cenário de torneios competitivos de D&D a um sistema universal de sucesso, a jornada de Savage Worlds é uma prova do poder da inovação contínua no RPG de mesa.