Percebendo o Além: Como Incorporar Horrores Lovecraftianos em Tormenta 20 | Help RPG
Carregando...

Percebendo o Além: Como Incorporar Horrores Lovecraftianos em Tormenta 20

O véu entre as realidades é tênue para aqueles que ousam espiar; descubra como traduzir a insanidade cósmica para suas mesas de Tormenta 20....

O véu entre as realidades é tênue para aqueles que ousam espiar; descubra como traduzir a insanidade cósmica para suas mesas de Tormenta 20.

Percebendo o Além: Como Incorporar Horrores Lovecraftianos em Tormenta 20

Caros mestres e jogadores, a experiência de trazer o indizível e o cósmico para o universo de Arton pode ser um dos pontos altos de qualquer campanha. A estética de Lovecraft, com seus terrores existenciais e a insignificância da humanidade diante de forças maiores, encaixa-se surpreendentemente bem com certos aspectos da Tormenta e do Além. Não estamos falando apenas de monstros assustadores, mas de uma sensação de desespero e perda de sanidade que acompanha o conhecimento proibido. Este artigo explora como adaptar uma "percepção cósmica" para o sistema Tormenta 20, mantendo a integridade das regras e enriquecendo a narrativa.

VISÕES DO ALÉM

Adaptar a essência Lovecraftiana não é sobre criar novas regras de loucura do zero, mas sim sobre usar as ferramentas existentes de forma criativa. A habilidade que propomos aqui não é um Poder Concedido comum, mas uma anomalia psíquica, uma maldição do conhecimento que pode ser adquirida por personagens que ousam investigar demais ou se expõem a fontes de poder proibido.

Nome e Origem

Visões do Além é uma habilidade especial inspirada na percepção distorcida e aterrorizante que personagens nos contos de Lovecraft adquirem ao confrontar verdades cósmicas. É o resultado do contato com entidades extradimensionais, artefatos corrompidos, ou rituais de poder arcano inominável, que abrem a mente para aquilo que os mortais não deveriam ver ou compreender. Não vem de deuses, mas de abismos entre as dimensões.

Tradução Mecânica em Tormenta 20

Esta habilidade é tratada como uma Habilidade Especial que um personagem pode adquirir (ou ter imposta) pelo mestre em circunstâncias dramáticas. Ela interage diretamente com as perícias Percepção e Misticismo, e tem um custo mental significativo, utilizando as regras de Sanidade (presentes em suplementos como Jornada Heróica, ou adaptáveis como dano mental progressivo).

Detalhamento Técnico

  • Bônus da Percepção Distorcida: O personagem recebe +2 em testes de Percepção e Misticismo feitos para detectar, identificar ou compreender presenças extraplanares (como seres da Tormenta, do Além, ou outras entidades extradimensionais), ou para identificar magias e artefatos profanos. Este bônus é uma manifestação de uma sensibilidade sobrenatural que o mestre pode usar como um gatilho para dar dicas veladas ou para intensificar a ambientação.
  • O Preço da Verdade Indizível: Sempre que o personagem obtiver sucesso em um teste de Percepção ou Misticismo devido a Visões do Além (identificando algo realmente perturbador), ou sempre que for diretamente exposto à presença manifesta de uma entidade ou magia do Além (a critério do mestre), ele deve fazer um teste de Vontade (CD 15 + ND da criatura/nível da magia).
    • Sucesso: O personagem resiste ao impacto imediato. Contudo, o acúmulo de tais sucessos pode levar a uma penalidade cumulativa a longo prazo, sinalizando a erosão gradual da mente.
    • Falha: O personagem sofre 1d4 pontos de dano de Sanidade (ou 1d4 pontos de dano mental caso as regras de Sanidade não estejam em uso). Se a Sanidade cair a 0, ou se o dano mental for considerável, o personagem fica Abalado por 1 rodada e deve rolar na tabela de Desgostos do Abismo (JdA) ou sofrer um efeito de loucura temporária, como a condição Confuso, por 1d4 rodadas.
  • Distorção Social: O bombardeio constante de informações e visões que revelam a insignificância de Arton e de seus habitantes torna o personagem menos capaz de se relacionar com a realidade comum. Ele sofre –2 em testes de Diplomacia, Enganação e Intimidação, e –1 em testes de Vontade contra efeitos de Medo.

APLICAÇÃO NARRATIVA

Para o mestre, Visões do Além é uma ferramenta poderosa para aprofundar o horror e a imersão. Considere conceder esta habilidade após eventos traumáticos: a leitura de um tomo proibido, a sobrevivência a um encontro com um servo da Tormenta, ou uma experiência mística que vai além dos limites da compreensão. Um NPC com Visões do Além pode ser um oráculo enlouquecido, um herói trágico à beira do colapso, ou um vilão que busca o poder cósmico a qualquer custo. Use esta habilidade para introduzir elementos de mistério: sussurros incompreensíveis em línguas esquecidas, vislumbres de arquiteturas impossíveis em cidades distantes, ou a sensação de que algo "não está certo" em um local aparentemente comum.

CONSIDERAÇÕES DE BALANCEAMENTO

A chave para usar Visões do Além é o equilíbrio. Não sobrecarregue o jogador com penalidades incessantes, mas faça com que cada uso ou manifestação da habilidade tenha um peso dramático. A perda de Sanidade deve ser um temor constante, não um inconveniente trivial. O mestre deve ser o árbitro final de quando um "evento do Além" dispara um teste de Vontade, e pode ajustar a CD conforme a gravidade da ameaça. Se a campanha não usa Sanidade, o dano mental e as condições são substitutos viáveis para representar a quebra da mente. Esta habilidade não deve ser uma escolha de jogador na criação de personagem, mas um desenvolvimento orgânico da história, uma benção e maldição concedida pela narrativa.

Incorporar elementos Lovecraftianos em Tormenta 20 adiciona uma camada de horror existencial que pode transformar uma aventura comum em uma jornada inesquecível. Lembre-se, o maior terror não é o monstro visível, mas a ameaça à própria sanidade e compreensão da realidade. Que suas mesas sejam repletas de mistérios cósmicos e desespero sublime!

Tormenta 20 418940127380513761

Postar um comentário

emo-but-icon

Página inicial item

Livros para RPG

Dados para RPG

Miniaturas para RPG

Translate

Publicidade

Top 10 da semana

Arquivos do Help RPG

Posts sorteados