O Chupacabra de D&D 5e: O Predador Sanguinário das Lendas Urbanas à Sua Mesa
Prepare sua mesa para a caçada definitiva: o Chupacabra, a fera faminta que espreita nas sombras de nossas lendas, agora adaptado para a 5ª ...
Prepare sua mesa para a caçada definitiva: o Chupacabra, a fera faminta que espreita nas sombras de nossas lendas, agora adaptado para a 5ª Edição.

Como mestres experientes, sabemos que a magia de D&D não reside apenas em dragões e demônios, mas também na capacidade de surpreender os jogadores com o inesperado. As lendas urbanas são um tesouro inesgotável de mistério e terror, perfeitas para injetar um toque de realismo sombrio e familiar nas suas campanhas. Criar monstros a partir dessas narrativas não só enriquece seu repertório, mas também engaja os jogadores de uma forma única, transformando histórias de fogueira em ameaças palpáveis.
Hoje, vamos mergulhar na figura aterrorizante do Chupacabra, uma criatura que transita entre o bestial e o selvagem, nascida do folclore moderno. Esqueça os monstros genéricos; o Chupacabra oferece uma experiência de combate visceral e temática, com um toque de horror que poucos monstros do Monster Manual conseguem replicar. Sua notoriedade global e seu método peculiar de caça o tornam um adversário memorável, capaz de aterrorizar vilarejos e até mesmo grandes cidades em sua busca insaciável por sangue.
CHUPACABRA
Monstruosidade Média, Caótico e Mau
- Classe de Armadura 14 (armadura natural)
- Pontos de Vida 58 (9d8 + 18)
- Velocidade 30 ft., escalar 30 ft.
FOR | DES | CON | INT | SAB | CAR |
---|---|---|---|---|---|
14 (+2) | 16 (+3) | 14 (+2) | 6 (-2) | 12 (+1) | 8 (-1) |
- Testes de Resistência Destreza +5, Constituição +4
- Perícias Furtividade +5, Percepção +3
- Sentidos Visão no Escuro 60 ft., Percepção Passiva 13
- Idiomas —
- Nível de Desafio 3 (700 XP)
Habilidades Especiais
Faro Aguçado. O chupacabra tem vantagem em testes de Sabedoria (Percepção) que dependem do olfato.
Salto Predatório. Como uma ação bônus, o chupacabra pode saltar até 20 pés sem provocar ataques de oportunidade.
Ações
Multiataque. O chupacabra realiza dois ataques: um com suas garras e um com sua Mordida Sifão.
Garra. Ataque Corpo a Corpo com Arma: +5 para atingir, alcance 5 ft., um alvo. Acerto: 7 (1d8 + 3) de dano cortante.
Mordida Sifão. Ataque Corpo a Corpo com Arma: +5 para atingir, alcance 5 ft., uma criatura. Acerto: 6 (1d6 + 3) de dano perfurante mais 7 (2d6) de dano necrótico. Se o alvo for uma criatura, ele deve ser bem-sucedido num teste de resistência de Constituição CD 13 ou seu máximo de pontos de vida é reduzido por uma quantidade igual ao dano necrótico recebido. Essa redução dura até o alvo terminar um descanso longo. O alvo morre se esse efeito reduzir seu máximo de pontos de vida a 0. O chupacabra recupera pontos de vida igual ao dano necrótico causado.
Comportamento e Táticas de Combate
O Chupacabra é um predador furtivo e oportunista. Ele prefere atacar alvos isolados ou o grupo distraído, utilizando seu Salto Predatório para fechar a distância ou escapar de uma situação desfavorável. Ele foca seu Multiataque para desferir a temida Mordida Sifão o mais rápido possível, visando reduzir a capacidade de combate de seus oponentes e recuperar seus próprios pontos de vida. Contra múltiplos inimigos, ele pode tentar incapacitar um alvo e então recuar ou mudar para outro, buscando sempre manter a iniciativa e evitar ser cercado. Sua inteligência limitada o leva a priorizar a presa mais vulnerável ou aquela que já estiver ferida.
Lore: O Pesadelo que Drena a Vida
Originário das zonas rurais da América Latina e do Caribe, o Chupacabra é uma monstruosidade noturna, com pele coriácea, olhos vermelhos brilhantes e uma espinha dorsal de espinhos. Seu nome, “sugador de cabras”, deriva de seu hábito de atacar gado, especialmente cabras, drenando seu sangue por meio de perfurações limpas e cirúrgicas. A criatura é solitária e territorial, espreitando em florestas densas, cavernas ou ruínas abandonadas, longe dos olhos curiosos, mas sempre perto de fontes de alimento. Sua presença é muitas vezes denunciada por carcaças de animais pálidas e secas, sem nenhum sinal visível de ferimento, exceto por duas pequenas marcas de perfuração no pescoço ou abdômen.
Sugestões para Mestres
O Chupacabra é perfeito para aventuras que exploram o horror rural ou urbano. Considere os seguintes ganchos:
- Mistério no Vilarejo: O gado está morrendo de forma inexplicável. Os habitantes culpam o Chupacabra, mas as autoridades locais desconfiam de um culto sombrio ou de um animal selvagem comum. Os PJs são chamados para investigar a verdade.
- Caçada nas Sombras: Um grupo de exploradores ou um fazendeiro contrata os PJs para caçar a criatura que está aterrorizando sua região. A busca levará a locais isolados e perigosos.
- Criptozoologia Urbana: Em uma grande cidade, moradores de rua e animais de estimação começam a desaparecer. Há rumores de uma criatura estranha espreitando becos escuros e esgotos. Os PJs descobrem que o Chupacabra se adaptou a um novo ambiente de caça.
Para aumentar o desafio, use mais de um Chupacabra ou combine-o com outras feras das sombras. Crie uma atmosfera de suspense com a descoberta gradual de suas vítimas e as lendas locais sobre a criatura, fazendo com que os jogadores sintam que estão perseguindo algo verdadeiramente alienígena e aterrorizante.