Dica de mestre - Alterando o funcionamento do jogo
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Além de apenas arbitrar, muitas vezes o Mestre desejará fazer alterações nas regras. Não há problema nisso, mas essas modificações podem ser um desafio para os inexperientes.
Alterando o Funcionamento do Jogo Cada regra do Livro do Jogador foi escrita por uma razão. Isso não significa que o Mestre não possa alterá-las para a sua campanha. Talvez os participantes não gostem das regras de Iniciativa ou o Mestre considere o sistema de aprendizado de novas magias muito limitado.
As regras criadas exclusivamente para sua partida são chamadas de ‘regras da casa’. Considerando a criatividade dos jogadores, praticamente todas as campanhas desenvolvem regras internas. A habilidade de alterar a mecânica do jogo conforme sua vontade é um aspecto fundamental aos jogos de RPG, pois proporciona diretrizes para o Mestre e seus jogadores criarem uma campanha.
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Dica de mestre - alterando o funcionamento do jogo |
As regras criadas exclusivamente para sua partida são chamadas de ‘regras da casa’. Considerando a criatividade dos jogadores, praticamente todas as campanhas desenvolvem regras internas. A habilidade de alterar a mecânica do jogo conforme sua vontade é um aspecto fundamental aos jogos de RPG, pois proporciona diretrizes para o Mestre e seus jogadores criarem uma campanha.
Ainda assim, mudar o sistema de regras não deve ser tratado levianamente. Enquanto o Livro do Jogador apresenta as regras, o Livro do Mestre as discute e explica, demonstrando a razão de sua existência.
Leia atentamente essas explicações e considere as consequências das mudanças efetuadas. Considere as seguintes perguntas quando quiser alterar uma regra;
Leia atentamente essas explicações e considere as consequências das mudanças efetuadas. Considere as seguintes perguntas quando quiser alterar uma regra;
- Por que eu estou mudando essa regra?
- Estou realmente certo do funcionamento da regra que estou querendo alterar?
- Considerei a razão da existência da regra originalmente?
- Como a mudança vai se refletir nas outras regras e situações?
- A mudança vai beneficiar alguma classe, raça, perícia ou talento mais do que outra?
- Em geral, essa mudança vai agradar aos jogadores? (Se a resposta for “Sim”, assegure-se de que a mudança não vai causar desequilíbrios. Se for “não”, certifique-se de que vale a pena). Geralmente, os participantes gostam de ajudar a reformular as regras. Isso é bom, pois o jogo visa o divertimento de todos e os jogadores criativos podem auxiliar a aperfeiçoar a mecânica. Seja receptivo às suas preocupações sobre os mecanismos do sistema, mas ao mesmo tempo esteja alerta com as tentativas (intencionais ou não) de alterar as regras em benefício próprio.
O sistema D&D é flexível, mas também foi elaborado para ser um conjunto de regras equilibrado, os jogadores sempre desejarão que as regras funcionem a seu favor, mas se não houver nenhum desafio para os personagens, o jogo se tornará chato.
Resista à tentação de mudar alguma coisa somente para agradá-los e assegure-se que as mudanças trarão um aprimoramento genuíno para todos os participantes da campanha.