RPG melhora desempenho em sala de aula
https://www.helprpg.com.br/2018/04/rpg-melhora-desempenho-em-sala-de-aula.html?m=0
Após concluir sua formação em Física, o professor Ricardo Ribeiro do Amaral teve um “choque de realidade” durante as primeiras experiências dentro da sala de aula: a falta de uma metodologia atraente desempenhada pelos educadores refletia diretamente no desempenho e na interação dos estudantes com o conteúdo.
![]() |
RPG melhora desempenho em sala de aula |
Durante os três primeiros anos como professor do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco, Ricardo procurou “métodos alternativos” para atrair os alunos entre o 9° ano do Ensino Fundamental e o 2° ano do Ensino Médio.
Em 2005 encontrei o RPG. Vi sites que demonstravam o jogo aplicado na Geografia e na História e achei a proposta interessante. Percebi que havia potencial para o ensino de Física e comecei a me aprofundar mais no assunto”, afirma.
O papel de “mestre” é desempenhado por Ricardo, que há treze anos utiliza entre 4 e 6 horas-aula durante a semana para vivenciar a experiência com os estudantes.
“Eles são divididos em grupos e cada equipe representa um personagem na narrativa. À medida que a narrativa vai sendo desenvolvida, vou inserindo alguns desafios em que os estudantes precisem refletir e interagir com conhecimentos científicos para solucioná-los no decorrer do jogo”, conta.
No jogo “Colonizadores do Brasil”, Ricardo simula situações em que seus personagens estão perdidos em uma floresta, exatamente como os primeiros colonizadores das terras brasileiras. “Posso indagá-los como poderiam se orientar na mata, ou quem sabe como construir uma bússola rudimentar”, explica.
Fonte: www.gazetadopovo.com.br