Vale a pena orientar seus jogadores na aventura? | Help RPG
Carregando...

Vale a pena orientar seus jogadores na aventura?

O foco do tema de hoje é falar sobre até que ponto o mestre pode se intrometer nas ações dos jogadores partindo do princípio que o seu objetivo é apenas ajudar o jogador para que ele não cometa besteiras.

Vale a pena orientar seus jogadores na aventura?
Vale a pena orientar seus jogadores na aventura?
Se você é um mestre que já se deparou com uma situação onde um jogador está prestes a colocar tudo a perder fazendo com que o grupo pague por isso ou com que a aventura chegue ao fim. Certamente já sentiu vontade de intervir para que as coisas não terminem de forma ruim.

Algumas vezes você pensa numa intervenção leve, seja dando uma dica para o jogador (papo reto de mestre para jogador diretamente) ou dentro do contexto do jogo. Em outras situações o mestre pode achar que é necessário uma intervenção mais forte. Mas isso pode variar muito sobre que tipo de atitude tomar.

Alguns mestre podem achar um erro intervir, pois isso quebraria o fluxo natural das coisas.

Não quero intervir, qual o problema?  

Na minha opinião o fato de você não intervir em eventuais problemas pode acarretar no descontentamento de outros jogadores no grupo, pode também resultar numa aventura de final ruim, morte de um ou mais personagens... emfim, o grande problema disso é o seu grupo não gostar de como tudo isso pode terminar. Se por algum motivo o seu grupo não se importar com o resultado final das coisas, mesmo quando seja ruim a ponto de todos sofrerem as consequências. Então imagino que não intervir não seja um problema.

Você joga RPG de mesa? Conheça nossos utilitários: https://utilitariosrpg.com.br/

Quando devo intervir? 

Existem algumas situações onde vai ser claro para o mestre a necessidade de intervir. Serão situações onde você vê claramente que um jogador iniciante está cometendo um erro. Nesta ocasião eu aconselho ao mestre a orientar este jogador sobre os possíveis pontos negativos que podem ocorrer caso ele tome tal atitude. Isso seria uma maneira de alertar a este jogador para que ele aprenda a tomar decisões mais adequadas.

Mesmo quando não se tratar de um jogador iniciante que acabe tomando uma atitude extrema que vai jogar tudo abaixo, ainda assim aconselho a orienta-lo. Entretanto é evidente que você como mestre não se torne uma espécie de "babá dos jogadores" intervindo toda vez que um potencial problema vier a ocorrer.

Você deve fazer a sua parte ajudando os jogadores, mas entenda que isso tem um limite. Após sua ajuda você deve esperar que eles não voltem a cometer tais erros. Caso o cometam, deixem as coisas fluírem sem sua intervenção para que eles sintam na prática o resultado final de suas ações. Estes jogadores devem se conscientizar bem de suas ações para que evitem fazer besteiras.

Bem galera, este foi o assunto de hoje. Espero que sirva como dica.

Vlw, FUI!
Discussão 684854056806069877

Postar um comentário

emo-but-icon

Página inicial item

Translate

Publicidade

Top 10 da semana

Arquivos do Help RPG

Posts sorteados