Jogadores "Chorão" como lidar com eles? | Help RPG
Carregando...

Jogadores "Chorão" como lidar com eles?

Você já mestrou em mesas onde teve de lidar com jogadores "chorões". Sabe aquele jogador que deseja obter vantagens em TUDO! Que sempre tenta convencer o mestre a voltar atrás quando algo de ruim acontece com o seu personagem. Bem, vamos trocar uma ideia sobre isso!

Jogadores "Chorão" como lidar com eles?
Jogadores "Chorão" como lidar com eles?
Infelizmente jogadores que se comportam desta maneira tendem a trazer o caos para a sua mesa de RPG. Pois supondo que você seja um mestre "bonzinho", flexível a ponto de deixar este tipo de jogador a te convencer no bate boca. Certamente haverá discussão entre os jogadores, afinal, todo mundo vai querer retrucar contra e mestre sempre que se sentir numa situação de desvantagem.

E quando isso acontecer e caso você negue? Pronto! já será um grande motivo para uma possível discussão pelo simples fato de você ter dado brecha para um jogador e não ter dado para outro.

Como podemos resolver isso? 

A principal resposta obviamente parece ser simples para isso. Mas antes de responde-la vamos analisar esta questão com mais cautela.

Você deve entender que a causa do problema parte da sensação individual de cada jogador em se sentir em desvantagem ou o fato de não saberem lidar com isso. Por conta de tal condição ele sempre tetará contornar o seu problema fazendo "pedidos" que são um tanto meio sem noção para o mestre.

Você como mestre deve entender que permitir tal pedido "sem noção" de um jogador estará dando o ponto de partida para os seus problemas. Portanto, como conselho, eu diria que você NUNCA deverá aceitar tal sugestão "sem noção" de um jogador que visa apenas se safar dos problemas.

Quando você como mestre se mantem inflexível, estará eliminado os problemas de discussão entre jogadores com relação a possíveis pedido que foram atendidos para uns e não para outros.

Ainda como sugestão eu penso que você não precisa ser 100% inflexível pelo simples fato de que certos pedido talvez possam fazer um certo sentido e até contribuírem para o desenvolvimento da aventura. Quando você se deparar com este tipo de situação caberá a você como mestre aceitar ou não tal sugestão. Entretanto para tomar tal decisão é bom você tome uma atitude que agrade não só ao jogador que fez tal pedido como também a todos os outros jogadores da mesa.

Com isso eles não sentirão a sensação de que você como mestre está dando corda para um jogador em específico pelo fato da decisão tomada estar sendo boa para todos.

E se o jogador é muito insistente?

Agora vamos supor que o tal jogador chorão é um cara MUITO insistente. Ele não se contenta a levar um não como resposta e fica sempre batendo na mesma tecla tentando te ganhar na insistência.

Se isso acontecer eu te dou duas alternativas:

  1. Você interrompe a aventura e esclarece de forma bem direta para este jogador que tal comportamento está atrapalhando MUITO a aventura e que se ele continuar, infelizmente será convidado a sair da mesa e deixar o jogo. Imagine que você jogou uma magia de banimento neste jogador. Caso este jogador acabe saindo do jogo eu aconselho a você a ter uma conversa com ele de boa em outra ocasião (num outro dia). Explique a ele que isso não é legal, faça com que ele entenda o quanto prejudicial isso fica para a aventura. Se ele prometer que vai melhorar, não custa nada você dar novas chances, afinal, todo mundo comete erros e através das chances é que podemos melhorar.
  2. Caso a insistência deste jogador não seja TÃO GRAVE a ponto de atrapalhar completamente a aventura. Eu te aconselho a trocar uma ideia com este jogador no final da aventura. Faça com que os outros jogadores participem desta discussão para orientar este jogador "chorão". Talvez trocando uma ideia com o grupo todo o faça enxergar o quanto está sendo chato o que ele está fazendo.
Lembre sempre da questão da inflexibilidade para pedidos que são totalmente fora do contexto e que atrapalhem o jogo. Foque sempre na diversão coletiva!


Uma partida de RPG é boa quando TODOS os jogadores conseguem se divertir e você como mestre, além de mestrar, deve assumir o papel de um mediador de satisfação garantido a diversão do seu grupo.

Bem, esta foi mais uma opinião de como eu lidaria com as coisas. Estou apenas compartilhando com vocês. Sintam-se livres para concordarem ou discordarem.

Bem galera vlw, por hoje é só. FUI!                  
Discussão 2553274704851102397

Postar um comentário

emo-but-icon

Página inicial item

Translate

Publicidade

Top 10 da semana

Arquivos do Help RPG

Posts sorteados