Quando o mestre trava na narrativa - Como evitar isso? | Help RPG
Carregando...

Quando o mestre trava na narrativa - Como evitar isso?

O assunto de hoje traz dicas para ajudar o mestre que vira e mexe trava na narrativa. Este tipo de coisa é normal e pode acontecer com todo mundo que mestra, porém podemos seguir algumas dicas para tentar evitar este tipo de situação.

Quando o mestre trava na narrativa - Como evitar isso?
Quando o mestre trava na narrativa - Como evitar isso?
Antes de chegarmos nas dicas vamos ver alguns exemplos que podem fazer o mestre travar durante uma narrativa de RPG.

Bem, como principal fonte do problema, acredito que a falta de imaginação com relação a criação de enredo venha a ser um dos principais problemas que o mestre pode ter durante uma aventura. Algumas pessoas podem ter este tipo de problema apenas quando é exposto a situações que não foram planejadas por elas. Outros podem ter sérias dificuldades na construção de uma narrativa e isso também pode causar certas travadas durante o jogo. 

Um mestre que esteja desconfortável também pode sofrer este tipo de problema. Quando digo desconfortável eu quero dizer que existem situações onde o mestre não consegue ser natural como ele realmente é. Situações como essa poderiam ser oriundas de mesas com jogadores desconhecidos, por incrível que pareça tem mestres que só se sentem mais confortáveis quando estão mestrando para pessoas conhecidas como amigos por exemplo. Situações de conflito e discussão também podem em certas ocasiões deixar o mestre meio que desfocado do enredo e por conta disso acabar resultando em algumas travadas durante a aventura. Nervosismo, pode até parecer engraçado mas existem pessoas que ficam meio nervosas quando as coisas tendem a fugir do seu controle e isso as vezes pode resultar num colapso que por sua vez resulta numa travada.

Existem diversos motivos mas muitos deles dependem também do perfil do mestre como pessoa para saber como reagir as situações adversas. Agora que já temos uma noção base de possíveis problemas que podem fazer com que o mestre trave. Vamos ver o que podemos tentar fazer para evitar este tipo de problema.

Dicas

  1. Se você sofre de problemas de imaginação para o seu enredo, saiba que isso você irá desenvolvendo (acredito eu) na prática. Se ainda não é capaz de criar toda uma história, copiei uma de algum lugar ou pegue a história base e tente adapta-la.
  2. Para você nunca mais travar você deve se permitir a sempre estar exposto a mudanças de plano e improviso. Tente narrar aventuras com pessoas iniciantes sem ter uma história em mente e tente fazer com que as coisas fluam naturalmente (deixe claro para o jogadores que você está tentando se aperfeiçoar como mestre). Você pode até travar muito no início mas com o tempo isso tenderá a acabar. Lembre-se que a prática leva a perfeição.
  3. Uma outra dica que considero super bacana é a seguinte: Tente criar alguns npcs em sua aventura com uma forte descrição de personalidade e objetivos e tente sempre ser fiel a este perfil nas tomadas de decisões destes npcs. Quando eles interagirem com os personagens jogadores os seus objetivos poderão se cruzar e através disso uma história irá se desenrolar naturalmente.
  4. A prática de leitura de livros de fantasia, assistir filmes, seriados e coisas do gênero também podem te ajudar dando uma boa base de inspiração. Isso pode te fazer ter um extinto aguçado para reagir rápido quando as coisas parecerem começar a travar. 
  5. Caso você tenha muita dificuldade para tentar praticar o improviso com a dica 2, tente criar aventuras menores e mais curtas com um enredo super simples e aos poucos vá prolongando o tempo delas e sua complexidade.
  6. Sempre busque estar confortável com as pessoas. Certifique-se de ter a segurança de que os demais jogadores saberão relevar algumas falhas suas. Isso pode te deixar mais tranquilo e ajuda-lo para não travar.
Estes tópicos são dicas que acredito que podem ajudar aos mestres que costumam travar durante suas aventuras. Tente testar as dicas combinando-as para melhor resultados.

Bem pessoal espero que estas dicas tenham te ajudado em alguma coisa. Caso tenham dicas para complementar é so falar!

Vlw, FUI! 
Discussão 399881565896674072

Postar um comentário

emo-but-icon

Página inicial item

Translate

Publicidade

Top 10 da semana

Arquivos do Help RPG

Posts sorteados